Mato Grosso
ALMT homenageia apoiadores do II Congresso de Carreiras Jurídicas
Mato Grosso
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial, nesta quinta-feira (18), para a entrega de 21 Moção de Aplausos aos Apoiadores da II Edição do Congresso de Carreiras Jurídicas de Mato Grosso. A homenagens foram realizadas no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. A sessão foi requerida pelo por1º vice-presidente, deputado Júlio Campos (União),
O II Congresso de Carreiras Jurídicas de Mato Grosso, promovido pelo Instituto Brasileiro de Prática Jurídica – Inbrapjur, consolida-se como uma importante iniciativa voltada à promoção da educação, capacitação profissional e fortalecimento das carreiras jurídicas no Estado de Mato Grosso.
Júlio Campos destacou a importância da II edição do Congresso de Carreiras Jurídicas como uma iniciativa voltada à promoção da educação, da capacitação profissional e do fortalecimento das carreiras jurídicas no estado.
Segundo ele, o evento reuniu estudantes, bacharéis e profissionais da área jurídica, criando um ambiente propício para o aprendizado, a troca de experiências e a aproximação entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho. De acordo com o parlamentar, o congresso ampliou os debates para áreas como tecnologia da informação e gestão pública, além de democratizar o acesso ao conhecimento.
“A edição deste ano se destacou pela discussão de temas contemporâneos, como inovação, novas tecnologias e os impactos da inteligência artificial no Direito e na administração pública, preparando os profissionais para os desafios atuais e futuros da área jurídica”, disse.
A presidente do Instituto Brasileiro de Prática Jurídica (Inbrapjur), Lucilene Freire de Souza Macedo Samudio, disse que, apesar de ser uma instituição recente, o instituto nasceu com a missão de promover a capacitação e o aperfeiçoamento de estudantes, bacharéis e profissionais ligados ao universo jurídico.
Segundo ela, a proposta é inovadora no país ao priorizar a prática jurídica como ferramenta essencial para a formação profissional. “Não temos outro instituto como o nosso, voltado especificamente para a prática jurídica. Nesta segunda edição do congresso, reunimos mais de 650 pessoas para debater o Direito e as inovações que estão transformando a área”, afirmou.
Entre os principais temas discutidos durante o congresso esteve a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no sistema de Justiça. Samudio ressaltou a importância de inserir esse debate desde a formação acadêmica, preparando os futuros profissionais para uma realidade já presente no mercado de trabalho.
“Hoje, a inteligência artificial já é utilizada na análise de peças processuais e em diversas etapas do trabalho jurídico. Por isso, é fundamental que os estudantes saiam da faculdade preparados e conscientes de que essa tecnologia está cada vez mais presente na tomada de decisões e nas atividades do setor. Esse é um assunto que precisa ser introduzido e debatido dentro da formação jurídica”, defendeu Lucilene Samudio.
Os homenageados com Moções de Aplausos:
1 – Lucilene Freire de Souza Macedo Samudio – presidente do Instituto Brasileiro de Prática Jurídica (Inbrapjur).
2 – Bruno Nogueira Camelo – Advogado e Professor – UNIC Beira Rio.
3 – Carlos Eduardo de Moraes e Silva – Juiz na Comarca de Canarana.
4 – Caroline Góes Sanches – líder estudantil.
5 – Cleber Vasconcelos da Silva – Reitor da Faculdade Univest – Cuiabá.
6 – Felipe França Gonçalves -liderança jovem em Cuiabá e Várzea Grande.
7 – Fernando Henrique Caetano Peres dos Santos – coordenador do Curso de Direito da Faculdade Invest.
8 – Frederico Müller Coutinho – CEO do Grupo Folha do Estado.
9 – Giovana César Scherner – advogada, professora e conselheira estadual OAB/MT.
10 – Guilherme da Mata Pastorizza – líder estudantil.
11 – Gustavo Nahsan – advogado e professor de direito na Faculdade UNIC Beira Rio.
12 – Helton de Jesus Samudio – diretor do Instituto Brasileiro de Prática
Jurídica.
13 – Jessé Lucas Miranda Cunha.
14 – Joelmir Nunes Martins – advogado e professor de direito na Faculdade Unic Beira Rio.
15 – José Rodrigues da Silva – servidor público aposentado (Agente Fazendário – Sefaz).
16 – Kewry Santos Augusto – Jornalista.
17 – Letícia Tieme Isume Soares – advogada, secretária-geral adjunta da Comissão de Direito Tributário da OAB/MT e membro suplente do Conselho Administrativo de Recursos Tributários do Município de Cuiabá.
18 – Luciana de Souza Rodrigues – Assistente Social.
19 – Maria Eduarda de Sales Paiva- líder estudantil.
20 – Maria Luiza Freire de Souza – líder religiosa.
21 – Maryelen Rosa da Silva – líder estudantil.
Mato Grosso
Museu de História Natural promove oficina de pipas para pais e filhos domingo
O Dia dos Pais será celebrado com criatividade, aprendizado e muita diversão no Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT). Neste domingo (9), a 10ª edição da Feira Permanente promove a oficina “Pipas – Pais e Filhos”, conduzida pelo arte-educador Willian Rafael Bispo dos Santos, conhecido em todo o Estado como Gringo Pipas. A atividade convida pais e filhos a construírem suas próprias pipas e encerra a manhã com um festival que promete colorir o céu da histórica Casa Dom Aquino, proporcionando um domingo especial em meio à natureza, às margens do Rio Cuiabá, cercado por arte, cultura e história. As inscrições são limitadas.
A oficina começa às 9h30 com uma conversa sobre a origem da pipa, sua evolução ao longo da história e sua influência em importantes invenções da humanidade. Em seguida, os participantes aprendem técnicas de confecção, montagem e equilíbrio da pipa e, ao final, participam de um festival para colocar as criações no ar. Durante toda a atividade haverá brincadeiras, interação e sorteio de brindes.
“Mais do que ensinar a fazer uma pipa, queremos proporcionar um momento em família. Muitos pais brincavam de pipa quando eram crianças e agora terão a oportunidade de reviver essa lembrança ao lado dos filhos. A oficina resgata essa tradição, fortalece os vínculos familiares e mostra que a pipa também é cultura, educação e esporte”, destaca Gringo.
*O GRINGO DAS PIPAS*
Da infância humilde ao trabalho que transformou vidas, a história de Gringo Pipas começou quando ele tinha apenas quatro anos de idade. Fascinado pelas pipas, aprendeu cedo a confeccioná-las e, aos dez anos, já produzia modelos para vender de porta em porta. O que começou como uma brincadeira de infância logo se tornou seu principal lazer e sua fonte de renda.
Foi com a venda de pipas que conseguiu comprar seus próprios materiais, aperfeiçoar técnicas e transformar uma paixão em profissão. Hoje, além da produção artesanal, mantém um ateliê especializado, participa de eventos, festivais e campeonatos e ministra oficinas em diversas cidades de Mato Grosso e de outros Estados.
O trabalho social também nasceu dessa trajetória. Ao perceber o interesse das crianças que viviam nas periferias de Cuiabá, Gringo passou a realizar oficinas gratuitas em bairros populares e projetos sociais, ensinando não apenas a construir pipas, mas também valores como respeito, disciplina, convivência e responsabilidade. Muitas dessas crianças encontraram na atividade uma alternativa de lazer saudável e alguns jovens passaram, inclusive, a produzir pipas para complementar a renda familiar.
Formado em Educação Física, estudante de Psicologia e reconhecido com o título de Comendador pelo trabalho desenvolvido em comunidades, ele transformou a pipa em uma ferramenta pedagógica. Em suas oficinas, utiliza a atividade para ensinar conteúdos de História, Geografia, Matemática, Física, Arte e Educação Física, além de promover reflexões sobre bullying, preconceito, cidadania e inclusão social.
“A pipa mudou a minha vida. Foi meu brinquedo, meu lazer e também meu sustento. Hoje tenho a alegria de devolver isso para outras crianças, mostrando que elas podem aprender, sonhar e construir oportunidades por meio de uma brincadeira tão simples e tão rica culturalmente”, afirma o arte-educador que utiliza a rede social @grincopipascuiaba, no Instagram.
*DA BRINCADEIRA AO ESPORTE*
Além de símbolo da infância brasileira, a pipa também conquistou espaço como modalidade esportiva. Atualmente existem campeonatos municipais, estaduais, nacionais, sul-americanos e mundiais, reunindo atletas em disputas que avaliam técnica, criatividade, estabilidade de voo e desempenho.
Gringo é um dos principais incentivadores dessa modalidade em Mato Grosso. Presidente da Associação Mato-Grossense de Pipeiros, ele organiza festivais, competições e encontros que reúnem praticantes de diferentes idades.
Uma das maiores emoções de sua trajetória aconteceu neste ano. Em 2016, sua filha, de apenas seis anos, conquistou o título de campeã mato-grossense de pipa, reforçando que a paixão pela modalidade atravessa gerações.
“Nossa luta agora é para que Mato Grosso tenha um Pipódromo. Queremos um espaço seguro onde crianças, jovens e adultos possam praticar o esporte sem riscos, longe da rede elétrica e do trânsito. Também será um local para campeonatos, oficinas, festivais e ações educativas. Estados como São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro já contam com esses espaços e conseguiram reduzir acidentes. Mato Grosso também merece esse avanço”, defende.
Segundo ele, o Pipódromo vai além da prática esportiva. “Quando existe um espaço apropriado, conseguimos orientar sobre segurança, combater o uso de linhas perigosas, preservar essa tradição e fortalecer um esporte que cresce a cada ano. A pipa promove inclusão social, gera renda para muitas famílias e aproxima pais e filhos por meio de uma atividade saudável.”
*PROGRAMAÇÃO NO MUSEU*
O Museu oferece programação completa para toda a família. Além da oficina, quem visitar o Museu poderá aproveitar a Feira Permanente, realizada das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço reúne gastronomia regional, artesanato, produtores da economia criativa, bingo e atrações culturais em um ambiente integrado à natureza.
As crianças também poderão brincar no playground, participar das atividades de desenho e pintura junto ao painel “Traços do Tempo”, criado pelo artista Babu78 durante as comemorações dos 20 anos do Museu, além de explorar os jardins da histórica Casa Dom Aquino.
Os visitantes ainda podem conhecer a exposição permanente do Museu, formada por fósseis, vestígios arqueológicos e antropológicos que contam a formação natural e humana de Mato Grosso, além da cafeteria, loja de artesanato indígena, lago com carpas e visitas guiadas.
Gerido pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), o Museu desenvolve ações permanentes de pesquisa, educação patrimonial, preservação da memória e valorização da cultura mato-grossense, consolidando-se como um dos principais espaços culturais e ambientais do Estado.
*SERVIÇO*
A oficina “Pipas – Pais e Filhos” será realizada neste domingo (9), das 9h30 às 11h, no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Avenida Manoel José de Arruda, nº 2.000, em Cuiabá.
As inscrições custam R$ 35, são limitadas a 20 participantes e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfax8qXQkGLA4ub-2y8uAqP1fPy349EN5qZEH0RlB-m5Hmlg/viewform.
A Feira Permanente acontece das 9h às 17h, com entrada gratuita. O Museu funciona de terça a domingo, das 8h às 18h. Os ingressos para visitação custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia), com entrada gratuita aos domingos e feriados. Mais informações pelo telefone (65) 99686-7701 ou pelo Instagram @museuhistorianaturalmt.
-
Rondonópolis7 dias atrásEstudantes de Rondonópolis são premiados em concurso de desenho e redação
-
Poconé3 dias atrásGuaraná Pantaneiro: Tradição, energia e sabor de Poconé ganham destaque há quase 30 anos
-
Primavera do Leste6 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Rondonópolis3 dias atrásBrigadistas e equipamentos do Município atuam no combate a incêndio próximo ao centro
-
Sinop4 dias atrásSinop alcança 2º lugar em Mato Grosso e 25º no Brasil entre os maiores exportadores
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada na Praia do Cortado
-
Várzea Grande5 dias atrásreativação de poços vira propaganda; sem parte elétrica unidades não funcionam e Cristo Rei segue sem água — Câmara Municipal