Primavera do Leste
SEMMA e Sebrae promovem oficina de capacitação para recicladores em Primavera do Leste
Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com o Sebrae, realizou uma oficina de capacitação voltada aos recicladores do município. A iniciativa reuniu cerca de 40 participantes, entre trabalhadores organizados em associações, cooperativas e profissionais autônomos que atuam diretamente na coleta e comercialização de materiais recicláveis.
A ação teve como objetivo promover a qualificação dos trabalhadores, ampliar o conhecimento sobre a destinação correta dos resíduos e fortalecer a cadeia produtiva da reciclagem, atividade que desempenha papel fundamental na preservação ambiental e na geração de renda para diversas famílias.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, destacou a importância da capacitação e agradeceu o comprometimento dos participantes.
“Esses profissionais reservaram quatro horas do seu trabalho em uma sexta-feira para estarem aqui se capacitando. É um momento importante para atualizar conhecimentos, receber novas informações e reforçar a consciência ambiental. Eles já realizam um trabalho fundamental para a cidade, mas agora terão um acompanhamento mais técnico e mais didático sobre a importância da atividade que exercem. Essa é a primeira oficina de uma série de capacitações que acontecerão ao longo do ano em parceria com o Sebrae”, afirmou.
O secretário também ressaltou que os recicladores são peças fundamentais para o funcionamento da cadeia da reciclagem.
“É muito importante fortalecer essa cadeia produtiva que beneficia diretamente os trabalhadores que estão na linha de frente, lidando diariamente com os resíduos e materiais recicláveis da cidade. Agradecemos ao Sebrae pela parceria e esperamos realizar muitas outras ações como esta até o final do ano”, completou.
A coordenadora do Sebrae, Samantha Costa, explicou que a oficina busca orientar os trabalhadores sobre a correta identificação e destinação dos materiais recicláveis.
“A importância desse projeto é justamente fazer com que as pessoas que trabalham com a coleta reconheçam o que realmente é um resíduo reciclável, o que pode ser reaproveitado e o que deve ser descartado como rejeito. Além disso, buscamos orientar sobre a destinação correta desses materiais, fortalecendo o trabalho de quem já atua nessa área. A oficina é destinada a cooperativas, associações, catadores e todos que estão envolvidos com essa atividade no dia a dia”, destacou.
A capacitação integra as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade, a valorização dos recicladores e o fortalecimento das práticas de preservação ambiental em Primavera do Leste.
Primavera do Leste
Expo Primavera 2026 começa em grande estilo e reúne milhares de pessoas
A Expo Primavera 2026 começou em grande estilo e reuniu milhares de pessoas na primeira noite da programação. A edição deste ano traz uma novidade: a festa será realizada durante dois finais de semana, ampliando a programação e as opções de entretenimento para a população.
A abertura contou com uma noite de rodeio em touros, marcada pela emoção e pela disputa entre os competidores. Um dos destaques foi o peão Tomaz Salomão, de Pedra Preta, que encerrou a noite com 89,10 pontos.
Além do rodeio, o público acompanhou os shows de Simone Mendes e Hugo & Guilherme, que levaram sucessos da música sertaneja ao palco e movimentaram a primeira noite da Expo Primavera.
Durante a abertura oficial, o prefeito Sérgio Machnic destacou a importância de proporcionar momentos de lazer e entretenimento para a população.
“O povo de Primavera do Leste merece um evento como esse. É um povo trabalhador, que trabalha debaixo de chuva e debaixo de sol, e isso aqui é um momento deles se divertir e se distrair”, destacou.
O secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, também acompanhou a abertura da programação, que reúne cultura, música, rodeio e entretenimento para toda a comunidade.
“A Expo Primavera é uma celebração da nossa cultura, das nossas tradições e, principalmente, da nossa população. Preparamos uma programação diversificada para que as famílias possam aproveitar esse momento de lazer e confraternização. Neste ano, com dois finais de semana de festa, queremos proporcionar ainda mais experiências e valorizar os artistas, a cultura e as tradições que fazem parte da história de Primavera do Leste”, destacou o secretário de
E a programação continua neste sábado (22), com os shows de Rio Negro & Solimões e Jads & Jadson, além das atrações do rodeio.
Com dois finais de semana de programação, a Expo Primavera 2026 promete continuar movimentando a cidade e reunindo famílias e visitantes em uma das principais festas do calendário de Primavera do Leste.
-
Política14 horas atrásSargento Jucá aposta em força do Novo para ampliar bancada na Assembleia Legislativa
-
Poconé4 dias atrásGuaraná Pantaneiro: Tradição, energia e sabor de Poconé ganham destaque há quase 30 anos
-
Sinop5 dias atrásSinop alcança 2º lugar em Mato Grosso e 25º no Brasil entre os maiores exportadores
-
Rondonópolis4 dias atrásBrigadistas e equipamentos do Município atuam no combate a incêndio próximo ao centro
-
Primavera do Leste7 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada na Praia do Cortado
-
Várzea Grande6 dias atrásreativação de poços vira propaganda; sem parte elétrica unidades não funcionam e Cristo Rei segue sem água — Câmara Municipal