Polícia
Polícia Civil deflagra operação para identificar quem ajudou alvos de investigação em Cuiabá
Polícia
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (7.7), a Operação Backchannel, destinada a apurar o vazamento de informações sobre diligências policiais realizadas em um condomínio residencial de Cuiabá, durante os trabalhos investigativos que apurava ações de uma organização criminosa.
Na operação são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias, em Cuiabá, com o objetivo de identificar e individualizar a conduta de quem acessou, registrou, transmitiu ou utilizou as informações sigilosas.
A investigação, desencadeada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), teve início após a constatação de que, menos de 24 horas depois de uma diligência sigilosa, pessoas ligadas aos investigados, ao ter conhecimento da presença da equipe policial no local, teriam informado aos alvos sobre a ação policial. Uma imagem de um policial civil, obtida a partir do sistema interno de videomonitoramento do condomínio, teria sido compartilhada em grupos de whatsapp.
Segundo as apurações, a informação teria sido repassada por funcionários e intermediários até chegar a familiares de pessoas investigadas em razão de possível vínculo com organização criminosa.
A investigação apurou ainda que, dias depois, durante a deflagração de outra operação policial, diversos alvos não foram localizados. A circunstância reforçou ainda mais a suspeita de que informações sobre a atuação da polícia teriam sido antecipadamente transmitidas, comprometendo o cumprimento das medidas judiciais.
O nome Backchannel, que significa “canal paralelo”, faz referência à rede informal, oculta e clandestina de comunicação que teria sido utilizada para alertar investigados sobre diligências policiais.
Polícia
HERÓIS DE FARDA Polícia Militar resgata bebê de oito meses engasgada em Alta Floresta
HERÓIS DE FARDA
Polícia Militar resgata bebê de oito meses engasgada em Alta Floresta
Vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada ao Hospital Regional
Policiais militares do 8º Batalhão salvaram uma bebê, de apenas oito meses, que estava engasgada, na noite deste domingo (26.7), no município de Alta Floresta (791 km de Cuiabá).
Por volta das 19h, os familiares da vítima chegaram ao quartel da unidade carregando a bebê, que apresentava um quadro de obstrução das vias aéreas com leite materno. Diante da urgência, a equipe policial realizou imediatamente as manobras de desobstrução, conseguindo restabelecer a respiração da vítima.
Após o atendimento inicial, o bebê foi levado ao Hospital Regional, acompanhado da mãe, onde permaneceu sob os cuidados da equipe médica. A bebê foi atendida pela pediatra de plantão, que deu continuidade às avaliações e aos procedimentos necessários.
-
Rondonópolis7 dias atrásEstudantes de Rondonópolis são premiados em concurso de desenho e redação
-
Primavera do Leste6 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Poconé3 dias atrásGuaraná Pantaneiro: Tradição, energia e sabor de Poconé ganham destaque há quase 30 anos
-
Rondonópolis3 dias atrásBrigadistas e equipamentos do Município atuam no combate a incêndio próximo ao centro
-
Sinop4 dias atrásSinop alcança 2º lugar em Mato Grosso e 25º no Brasil entre os maiores exportadores
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada na Praia do Cortado
-
Várzea Grande5 dias atrásreativação de poços vira propaganda; sem parte elétrica unidades não funcionam e Cristo Rei segue sem água — Câmara Municipal