Primavera do Leste
Primavera do Leste leva experiência do Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas a congresso nacional de enfermagem
Primavera do Leste
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste estará representada no 16º Congresso Nursing, considerado um dos maiores eventos de enfermagem do Brasil, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto de 2026, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. O congresso reunirá profissionais, estudantes e especialistas de diferentes regiões do país para a troca de experiências e a apresentação de práticas inovadoras na área da enfermagem.
Durante o evento, os enfermeiros Eliana Hinterholz Mello, técnica do Setor de Planejamento e Orçamento, e Antonio Marcos Moreira Aguilar, coordenador da Educação Permanente em Saúde, apresentarão o trabalho intitulado “Implantação de um Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas em um município da Meso Região Sul-Mato-Grossense”.
O estudo foi desenvolvido a partir da experiência de implantação do Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Primavera do Leste. A iniciativa foi estruturada de forma integrada pelo Setor de Educação Permanente em Saúde e pelo Setor de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação da gestão municipal, da Faculdade Anhanguera e do Conselho Municipal de Saúde.
O trabalho apresenta as etapas necessárias para a estruturação do serviço, desde a elaboração do projeto técnico de viabilidade até a definição dos processos assistenciais e administrativos. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde por meio da Resolução nº 246/2024/CMS/PVA/SUS, e sua operacionalização ocorreu mediante Termo de Compromisso firmado entre a Gestão Municipal e a Faculdade Anhanguera.
O Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas iniciou suas atividades em 12 de junho de 2026 e funciona em parceria com a Faculdade Anhanguera, sendo também caracterizado como uma unidade-escola. O serviço conta com equipe multiprofissional e atua de maneira integrada com a Atenção Primária à Saúde, oferecendo acompanhamento especializado a pacientes com feridas de difícil cicatrização.
A apresentação no 16º Congresso Nursing representa o reconhecimento do trabalho técnico desenvolvido no município e evidencia a capacidade de Primavera do Leste de transformar planejamento, conhecimento científico e articulação institucional em serviços que contribuem diretamente para a melhoria da assistência prestada à população pelo SUS.
Além de Eliana Hinterholz Mello e Antonio Marcos Moreira Aguilar, o trabalho tem como autoras Laura Leandra Moraes Portela de Queiroz, secretária municipal de Saúde, e Elis Ediela Delani Schlickman, diretora da Faculdade Anhanguera – Campus Primavera do Leste.
A participação no congresso permitirá compartilhar a experiência desenvolvida no município com profissionais de diferentes regiões do país, contribuindo para a disseminação de práticas inovadoras, o fortalecimento da enfermagem e o aprimoramento contínuo da assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde.
Primavera do Leste
Primavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio do Núcleo Gestor do Plano Primavera, realizou nesta quinta-feira (17) a primeira reunião de trabalho do grupo responsável por acompanhar o processo de revisão do Plano Diretor Municipal. O encontro marca mais uma etapa na construção do planejamento que irá orientar o desenvolvimento do município.
Com a participação de representantes de mais de 20 entidades e diferentes segmentos da sociedade, a reunião teve como objetivo promover o alinhamento inicial dos integrantes, apresentar a estrutura e as principais etapas do Plano Primavera e compartilhar o cronograma prévio das atividades que serão desenvolvidas ao longo do processo.
Durante o encontro, os participantes conheceram a organização dos trabalhos e o papel que será desempenhado pelo Núcleo Gestor no acompanhamento da revisão. A participação de diferentes setores busca ampliar o diálogo e garantir que as discussões considerem diferentes perspectivas sobre o crescimento e as necessidades de Primavera do Leste.
O Núcleo Gestor terá papel fundamental na construção coletiva do processo, contribuindo com o acompanhamento das etapas e com a participação dos diferentes segmentos representados no grupo. A proposta é que o novo Plano Diretor esteja alinhado às necessidades atuais do município e às perspectivas de desenvolvimento futuro.
A revisão do Plano Diretor representa um processo de planejamento que envolve a participação da sociedade e busca estabelecer diretrizes para a organização territorial e o desenvolvimento de Primavera do Leste. Com o início dos trabalhos do Núcleo Gestor, o município avança para uma nova fase de diálogo e construção coletiva sobre o futuro da cidade.
-
Sinop4 dias atrás52 anos de história: Sinop celebra uma trajetória de coragem, planejamento e desenvolvimento
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste moderniza compras públicas com novo sistema para fornecedores
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Gigante do Norte recebe Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e gravação de DVD de Wesley & Conrado na segunda-feira (14)
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia tem entrada gratuita e show nacional de Xanddy Harmonia neste domingo (13)
-
Primavera do Leste6 dias atrás
Prefeitura de Primavera do Leste esclarece informações sobre atendimento realizado na UPA
-
Sinop5 dias atrásFestival de Praia reúne famílias, atrai turistas e encerra quatro dias de programação com show de Xanddy Harmonia
-
Política4 dias atrásFaissal percorre região Oeste e reúne multidão em Cáceres
-
Diamantino4 dias atrásConfira a programação da semana em comemoração aos 298 anos de Diamantino
