Primavera do Leste
Primavera do Leste amplia oportunidades de graduação e pós-graduação por universidades federais
Primavera do Leste
Primavera do Leste está entre os municípios contemplados com novas oportunidades de formação superior por meio de cursos ofertados pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Ministério da Educação (MEC) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A oferta amplia as possibilidades de qualificação profissional para moradores do município, com cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas e modalidades. Parte das formações conta com atividades a distância e encontros presenciais no Polo UAB de Primavera do Leste.
Entre as oportunidades está o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, ofertado pela UFR/CAPES/UAB. Primavera do Leste está entre os municípios contemplados, ao lado de Aripuanã, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e Sapezal.
Para o curso, são disponibilizadas 30 vagas para o Polo de Primavera do Leste, com inscrições de 22 de setembro a 5 de outubro de 2026. A formação é gratuita e será realizada na modalidade de educação a distância, com encontros presenciais e provas no Polo UAB.
Também estão abertas oportunidades para o curso de Especialização em Design Educacional para a Produção de Material Didático em Mídia Digital, ofertado pela UFR. A formação é voltada à qualificação de profissionais para atuação na área de design educacional e produção de materiais didáticos em mídias digitais, acompanhando a crescente utilização de tecnologias e ferramentas digitais no ensino.
Para Primavera do Leste, são destinadas 30 vagas, com inscrições de 2 a 16 de outubro de 2026, também com taxa gratuita. O curso será ofertado na modalidade a distância, com atividades presenciais conforme previsto no edital.
Outra oportunidade é a Especialização em Comunicação, Marketing e Mídia Digital, também pela UFR/CAPES/UAB, com 30 vagas para o Polo de Primavera do Leste. As inscrições seguem de 22 de setembro a 6 de outubro de 2026, sem cobrança de taxa, e a seleção será realizada por análise de títulos.
A formação terá atividades a distância e encontros presenciais para a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso no Polo UAB. O curso tem como objetivo contribuir para a formação continuada de professores da Educação Básica, gestores educacionais e demais profissionais da área da educação.
Já a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com pré-inscrições previstas para o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, curso semipresencial que disponibilizará 50 vagas para o Polo de Primavera do Leste. O período informado para pré-inscrição é de 27 de outubro a 6 de novembro de 2026, com taxa de R$ 90.
As oportunidades representam uma ampliação do acesso à formação superior no município, permitindo que moradores possam buscar graduação e especialização sem a necessidade de deslocamento para outros centros para participar das atividades previstas no modelo de oferta.
Confira as oportunidades
UFR – Tecnologia em Gestão Ambiental
UFR – Especialização em Design Educacional para Produção de Material Didático em Mídia Digital
- Vagas: 30
- Inscrições: 2 a 16 de outubro de 2026
- Taxa: gratuita
- Modalidade: a distância
- Edital: UFR – Edital nº 353
UFR – Especialização em Comunicação, Marketing e Mídia Digital
- Vagas: 30
- Inscrições: 22 de setembro a 6 de outubro de 2026
- Taxa: gratuita
- Link: https://sgc.ufr.edu.br/edital/visualizar/350/
- Seleção: análise de títulos
- Modalidade: atividades a distância e encontros presenciais para defesa do TCC no Polo UAB
- Edital: UFR – Edital nº 350
UFMT – Bacharelado em Ciência e Tecnologia
A Prefeitura de Primavera do Leste reforça a importância da oferta de cursos superiores no município e destaca que a ampliação das oportunidades de graduação e pós-graduação contribui para a qualificação profissional, o acesso à educação e o desenvolvimento de novas competências para o mercado de trabalho e para a sociedade.
Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste realiza audiência pública para discutir alterações no zoneamento urbano
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Governo, realiza nesta sexta-feira (9), às 8h, no Auditório do Primacredi, uma Audiência Pública para discutir propostas de alteração da tabela de zoneamento urbano do município, estabelecida pela Lei nº 497/1998.
A audiência tem como objetivo apresentar e debater mudanças relacionadas às zonas mistas, contribuindo para a atualização das regras de uso e ocupação do solo e para o planejamento do desenvolvimento urbano de Primavera do Leste.
Durante o encontro, serão apresentadas as propostas de alteração e haverá espaço para esclarecimentos, manifestações e contribuições da população. A participação da comunidade é considerada importante para que as mudanças sejam discutidas de forma transparente, considerando as características e as necessidades do município.
O zoneamento urbano estabelece critérios para a utilização e ocupação das diferentes áreas da cidade. Nesse contexto, a discussão das zonas mistas busca avaliar as regras atualmente previstas na legislação e as adequações necessárias diante da dinâmica de crescimento e transformação urbana de Primavera do Leste.
A Prefeitura reforça o convite para que moradores, comerciantes, empresários, profissionais da área e demais interessados participem da audiência pública, contribuindo com sugestões e questionamentos sobre as alterações propostas.
Audiência Pública – Alteração do Zoneamento Urbano
Data: 9 de outubro
Horário: 8h
Local: Auditório do Primacredi
Tema: Alteração da tabela de zoneamento da Lei nº 497/1998, com foco nas zonas mistas.
-
Cuiabá5 dias atrásDebaixo de chuva, Faissal e Roveri arrastam multidão em última reunião no Residencial Coxipó
-
Rondonópolis2 dias atrásPrefeitura lamenta morte do empresário Marcos Paulo, da DVP, aos 37 anos
-
Política7 dias atrásMauro Mendes pede voto para Faissal em evento que reuniu multidão em VG
-
Política2 dias atrásFaissal é reeleito para o terceiro mandato com 41.039 votos e destaca trabalho por municípios e defesa do consumidor
-
Cuiabá5 dias atrásFaissal Calil cresce nas pesquisas para deputado estadual e reforça atuação em defesa do consumidor
-
Primavera do Leste4 dias atrásLei Seca terá horário definido em todo Mato Grosso durante o primeiro turno das eleições
-
Política4 dias atrásDilmar intensifica campanha com ato em Sinop e aposta em mais de 65 mil votos
-
Rondonópolis2 dias atrásPrefeitura de Rondonópolis manifesta pesar pelo falecimento de Elizeu Taxista
