Primavera do Leste
Prefeitura garante transporte para estudantes de Primavera do Leste que estudam no IFMT São Vicente
Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Educação, passou a oferecer transporte aos estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente. A medida atende a uma antiga reivindicação das famílias e foi viabilizada a partir da Lei nº 2.560, aprovada pela Câmara Municipal em 1º de setembro de 2026.
A iniciativa teve origem em uma solicitação apresentada pela vereadora Gislaine Yamashita, com o apoio dos demais vereadores, e contou com o empenho da Administração Municipal para garantir uma solução às dificuldades enfrentadas pelos estudantes no deslocamento até a instituição.
O projeto também teve a participação de Anderson Silva, que, por meio de emenda parlamentar, viabilizou a doação de um ônibus adequado para o transporte dos alunos.
Para as famílias, a conquista representa o fim de uma rotina marcada pela dependência de caronas e pela preocupação com a segurança dos jovens durante o trajeto.
O prefeito Sérgio Machnic destacou o compromisso da gestão em atender a demanda e garantir melhores condições para que os estudantes possam continuar sua formação.
“Sabemos o quanto o trajeto era desafiador, forçando muitos jovens a dependerem de caronas, o que gerava grande preocupação e insegurança para as famílias. Agradeço ao Anderson Silva, à Flavinha, pelo empenho na viabilização deste veículo, e a todos que uniram forças em prol desse objetivo. O resultado desse trabalho coletivo é um transporte digno, que garante o direito fundamental ao estudo com tranquilidade. Seguimos em frente, trabalhando pelo desenvolvimento de nossa cidade.”
A secretária municipal de Educação, Kelly Joana, ressaltou que o transporte representa uma importante ferramenta para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência dos estudantes na educação.
“Para nós, enquanto Secretaria de Educação, é uma grande satisfação poder contribuir para que esses estudantes tenham acesso ao transporte com segurança, conforto e tranquilidade. Sabemos que muitos deles enfrentavam dificuldades diariamente para chegar ao IFMT São Vicente, e essa realidade também preocupava suas famílias. A educação precisa ser acompanhada de condições que permitam ao aluno permanecer estudando e aproveitar plenamente essa oportunidade. Essa conquista é resultado da união de esforços e representa mais um passo no compromisso de garantir acesso e permanência na educação aos nossos jovens.”
O estudante Kemuel Fernando, do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao curso técnico em Agropecuária, vivenciou durante três anos as dificuldades para chegar até o campus e destacou a importância da conquista.
“Ao longo desses três anos, enfrentei muitas dificuldades com o transporte, chegando a passar horas na estrada à espera de caronas ou tendo que atravessar a cidade de Campo Verde para conseguir deslocamento. Este ônibus facilitará imensamente o nosso acesso à educação. Agradeço ao prefeito de Primavera do Leste, à Flavinha e a todos os pais que se dedicaram incansavelmente para tornar essa conquista uma realidade. Agora, poderemos ir e voltar da escola com segurança e paz.”
A mãe do aluno Zaqueu de Oliveira, Francielle Pasquetti, também agradeceu pelo atendimento à demanda das famílias.
“Gostaria de expressar minha gratidão ao prefeito Sérgio Machnic pelo apoio constante aos nossos filhos. Lutamos muito por essa conquista e, hoje, celebramos a garantia de que nossos jovens possam frequentar a escola com a segurança necessária.”
A avó de um dos estudantes também destacou a importância da iniciativa e o empenho das famílias na busca por uma solução.
“Prefeito, o senhor ficará marcado na história de Primavera do Leste. Como moradora há mais de 30 anos, acompanhei a luta das famílias nos últimos dois anos em prol de uma solução para essa demanda. O senhor demonstrou um olhar humano e compromissado com o bem-estar da nossa população. Que Deus continue abençoando sua gestão à frente deste município.”
A partir de agora, o ônibus realizará o trajeto todas as segundas-feiras, levando os estudantes de Primavera do Leste ao IFMT São Vicente, e todas as sextas-feiras, fazendo o percurso de retorno.
A conquista reforça o compromisso da Administração Municipal com a educação e com a garantia de condições adequadas para que os jovens possam permanecer estudando. A iniciativa também demonstra a importância da união entre Executivo, Legislativo, famílias e comunidade para transformar demandas antigas em soluções concretas para a população.
Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste realiza audiência pública para discutir alterações no zoneamento urbano
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Governo, realiza nesta sexta-feira (9), às 8h, no Auditório do Primacredi, uma Audiência Pública para discutir propostas de alteração da tabela de zoneamento urbano do município, estabelecida pela Lei nº 497/1998.
A audiência tem como objetivo apresentar e debater mudanças relacionadas às zonas mistas, contribuindo para a atualização das regras de uso e ocupação do solo e para o planejamento do desenvolvimento urbano de Primavera do Leste.
Durante o encontro, serão apresentadas as propostas de alteração e haverá espaço para esclarecimentos, manifestações e contribuições da população. A participação da comunidade é considerada importante para que as mudanças sejam discutidas de forma transparente, considerando as características e as necessidades do município.
O zoneamento urbano estabelece critérios para a utilização e ocupação das diferentes áreas da cidade. Nesse contexto, a discussão das zonas mistas busca avaliar as regras atualmente previstas na legislação e as adequações necessárias diante da dinâmica de crescimento e transformação urbana de Primavera do Leste.
A Prefeitura reforça o convite para que moradores, comerciantes, empresários, profissionais da área e demais interessados participem da audiência pública, contribuindo com sugestões e questionamentos sobre as alterações propostas.
Audiência Pública – Alteração do Zoneamento Urbano
Data: 9 de outubro
Horário: 8h
Local: Auditório do Primacredi
Tema: Alteração da tabela de zoneamento da Lei nº 497/1998, com foco nas zonas mistas.
-
Cuiabá5 dias atrásDebaixo de chuva, Faissal e Roveri arrastam multidão em última reunião no Residencial Coxipó
-
Rondonópolis2 dias atrásPrefeitura lamenta morte do empresário Marcos Paulo, da DVP, aos 37 anos
-
Política7 dias atrásMauro Mendes pede voto para Faissal em evento que reuniu multidão em VG
-
Política2 dias atrásFaissal é reeleito para o terceiro mandato com 41.039 votos e destaca trabalho por municípios e defesa do consumidor
-
Cuiabá5 dias atrásFaissal Calil cresce nas pesquisas para deputado estadual e reforça atuação em defesa do consumidor
-
Primavera do Leste4 dias atrásLei Seca terá horário definido em todo Mato Grosso durante o primeiro turno das eleições
-
Política4 dias atrásDilmar intensifica campanha com ato em Sinop e aposta em mais de 65 mil votos
-
Rondonópolis2 dias atrásPrefeitura de Rondonópolis manifesta pesar pelo falecimento de Elizeu Taxista
