Search
Close this search box.
Cuiabá - MT
∨ --° ∧ --°
--°C
carregando...

Diamantino

Urgência e emergência de Diamantino passa a funcionar dentro do Hospital Municipal

Publicado em

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os atendimentos de urgência e emergência passam a funcionar dentro do fluxo hospitalar do Hospital Municipal São João Batista, localizado na Avenida Municipal Dr. Marzavão de Siqueira, no Centro. A mudança amplia a estrutura destinada ao atendimento dos pacientes e proporciona mais agilidade, segurança e eficiência nos serviços prestados à população.

Com a alteração, os pacientes que procurarem atendimento de urgência e emergência deverão acessar a recepção principal do Hospital Municipal, onde serão realizados o acolhimento, a classificação de risco e o atendimento médico.

O prefeito Chico Mendes ressaltou que a mudança consolida a integração da urgência e emergência ao Hospital Municipal e adequa o serviço ao modelo hospitalar.

“Quando assumimos a gestão, a urgência e emergência funcionavam em uma estrutura separada do hospital, o que, nos casos que exigiam exames de imagem ou internação, gerava deslocamentos que poderiam ser evitados e comprometiam a agilidade no atendimento aos pacientes.”

O prefeito acrescentou: “Ao longo desse período, trabalhamos para integrar o serviço à estrutura hospitalar e adequar os atendimentos ao modelo adotado nos hospitais. Agora concluímos esse processo, garantindo que a urgência e emergência funcione efetivamente dentro do Hospital Municipal, o que proporciona mais qualidade, segurança e eficiência no atendimento à população.”

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, a área localizada na lateral do Hospital Municipal, onde anteriormente funcionava o atendimento de urgência e emergência, deixará de receber a demanda espontânea de pacientes.

“A entrada principal passa a ser destinada aos pacientes que procuram atendimento e que podem passar normalmente pelo acolhimento, classificação de risco e avaliação médica.”

Ainda segundo a secretária, o local continuará realizando exames de tomografia e raio-X, além de concentrar atendimentos ambulatoriais de pediatria e ortopedia, encaminhados pela Central de Regulação. A estrutura também passará a abrigar parte dos serviços administrativos da unidade.

COMENTE ABAIXO:

Diamantino

Campanha de doação de sangue em Diamantino arrecada 147 bolsas

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Biomed Laboratório de Análises Clínicas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso (MT Hemocentro) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus de Diamantino, realizou nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro uma campanha de doação de sangue que resultou na coleta de 147 bolsas.

A ação teve como objetivo incentivar a doação voluntária, ampliar a participação da população e contribuir com o abastecimento dos estoques de sangue utilizados no atendimento de pacientes que necessitam de transfusões e outros procedimentos de saúde.

A coordenadora da Atenção Especializada, Adelita Aguiar, explicou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde durante a campanha.

“A Secretaria de Saúde foi parceira durante toda a ação. Nossa equipe de profissionais atuou no suporte aos atendimentos e também contribuímos com equipamentos necessários para a realização da campanha.”  

A representante da Biomed, Eduarda Correia, destacou a mobilização e agradeceu a participação dos envolvidos na campanha.

“Para nós, do Laboratório Biomed, essa campanha foi muito mais do que uma ação. Foi um exercício de solidariedade e união. Agradecemos a cada pessoa que participou, doou, divulgou e incentivou alguém a fazer parte dessa corrente, além dos nossos parceiros, UNEMAT, MT Hemocentro e Secretaria Municipal de Saúde, que abraçaram a proposta e trabalharam conosco para que ela acontecesse.”

Ela completou: “O resultado de 147 bolsas arrecadadas mostra a força dessa mobilização e o quanto a união entre comunidade e instituições pode fazer a diferença.”

A enfermeira Rosineide Silva, representante do MT Hemocentro, falou sobre a importância da campanha para os estoques de sangue. 

“Precisamos de todos os tipos sanguíneos, mas o “O negativo” merece uma atenção especial porque os nossos estoques estão baixos. Uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Por isso, é importante que as pessoas participem e incentivem também seus familiares a doar.”

Ela complementou: “Após a triagem clínica, a pessoa considerada apta realiza a doação. O sangue coletado é armazenado e transportado até o Hemocentro, onde passa por todos os processos e cuidados necessários até chegar ao paciente que vai recebê-lo.”

Entre os participantes, a estudante de Direito Beatriz Garcia Marinho, contou que doa sangue desde os 16 e compartilhou sua experiência com a doação. 

“Eu acho muito importante porque é uma coisa rápida e prática, mas que pode ajudar muita gente. Minha irmã, quando nasceu, precisou de sangue e não tinha bolsa disponível no hospital. Na época, todo mundo teve que se mobilizar para doar. Então, para mim, isso tem um significado muito grande.”

A moradora, Meirielly Silva, realizou a doação pela primeira vez e contou que já tinha vontade de participar há algum tempo.

“Eu já vinha pensando em doar há alguns anos, mas sempre surgia alguma coisa que me impedia. Desta vez, decidi que queria participar e fiz o possível para estar aqui. Fico muito feliz de poder contribuir e também quero incentivar outras pessoas a virem doar.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA