Search
Close this search box.
Cuiabá - MT
--° --°
--°C
carregando...

Primavera do Leste

Primavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua

Publicado em

Primavera do Leste

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (19) uma ação especial de acolhimento, cidadania e acesso a serviços essenciais para pessoas em situação de rua. A iniciativa ocorreu na sede do Centro de Abordagem Social e marcou o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.


A data, instituída em 2004, reforça a importância da garantia de direitos, proteção e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Primavera do Leste, a programação reuniu diferentes profissionais e serviços da rede de proteção para ampliar o atendimento e aproximar as pessoas em situação de rua das políticas públicas disponíveis no município.


Durante a ação, a equipe da Assistência Social realizou cadastros, triagens, atualizações do CadÚnico e emissão de carteiras do idoso. A psicóloga conduziu atendimentos e realizou o levantamento de vínculos familiares, enquanto o assistente social ficou responsável pelos encaminhamentos necessários para a concessão de benefícios.


Segundo a coordenadora do Serviço de Abordagem Social, Natieli Machado, a mobilização alcançou resultados expressivos.


“Durante a atividade, atendemos cerca de 40 pessoas em situação de rua, totalizando mais de 17 tipos de serviços prestados, abrangendo as áreas de assistência social e saúde. Contamos com o apoio fundamental da Defensoria Pública, que auxiliou na emissão de documentos. A logística do evento incluiu o fornecimento de café da manhã e almoço no local, e realizamos o encaminhamento de 32 pessoas para o acolhimento no Albergue Santa Úrsula”, destacou.


A área da saúde também participou da programação, com a presença do CAPS, que promoveu oficinas, e da equipe do eMulti, responsável pela realização de sessões de auriculoterapia. A ação contou ainda com atendimento de dois médicos e um dentista, ampliando o acesso aos cuidados de saúde.


Além dos serviços técnicos, a programação contou com momentos de integração cultural, incluindo apresentações musicais, proporcionando um ambiente de convivência e acolhimento aos participantes.


Somando as diferentes frentes de atendimento, incluindo alimentação, distribuição de kits de higiene, atendimentos técnicos e demais serviços disponibilizados, a estimativa é de que a ação tenha alcançado mais de 300 atendimentos individuais. Os registros dos procedimentos realizados estão sendo inseridos no sistema da rede municipal.


A iniciativa reforça o compromisso do município com uma política de assistência social baseada no acolhimento, na garantia de direitos e na construção de caminhos para que as pessoas em situação de rua tenham acesso aos serviços públicos e às oportunidades de superação da vulnerabilidade social.

COMENTE ABAIXO:

Primavera do Leste

SINE de Primavera do Leste informa atualização no sistema de atendimento

Publicados

em

O SINE de Primavera do Leste informa que o sistema do Sistema Nacional de Emprego (SINE), em todo o Brasil, está passando por uma atualização relacionada à implantação do CNPJ Alfanumérico.


Durante o período de transição, poderão ocorrer inconsistências e informações temporariamente desatualizadas em alguns atendimentos e serviços oferecidos pelo sistema.


A previsão é de que o funcionamento seja normalizado até 30 de agosto, com expectativa de atualização completa a partir do dia 31 de agosto.


O SINE orienta os usuários a terem compreensão durante o período de adequação e reforça que a atualização faz parte do processo de modernização do sistema.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA