Primavera do Leste
Primavera do Leste participa da 5ª etapa do Fluxo Estadual de Cultura MT 2026
Primavera do Leste
Representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Primavera do Leste participaram nos dias 28 e 29 de maio, em Rondonópolis, da 5ª etapa do Fluxo Estadual de Cultura MT 2026.
O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Cultura e pela SECEL (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), reuniu gestores e agentes culturais de diversas cidades mato-grossenses para a construção coletiva do Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso.
A participação do município é considerada de extrema importância, já que o plano irá estabelecer as diretrizes e políticas públicas culturais do estado pelos próximos 10 anos, garantindo acesso a recursos, programas, projetos e ações voltadas ao fortalecimento da cultura nos municípios.
Durante o encontro, as discussões foram divididas em nove eixos temáticos:
- Gestão e Participação Social;
- Fomento à Cultura;
- Patrimônio e Memória;
- Formação Artística e Cultural;
- Infraestrutura, Equipamentos e Espaços Culturais;
- Economia Criativa, Trabalho e Proteção Social;
- Cultura, Bem Viver e Justiça Climática;
- Cultura Digital e Direitos Digitais;
- Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
O secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Leopoldino André, destacou que a participação de Primavera do Leste fortalece a presença do município nas decisões culturais do estado.
“É muito importante Primavera do Leste estar presente nesses debates, porque estamos falando do futuro da cultura de Mato Grosso pelos próximos dez anos. Participar desse processo garante que as necessidades do nosso município sejam ouvidas e também mostra a força cultural que Primavera tem hoje dentro do estado. Cultura se constrói com participação, diálogo e planejamento”, destacou.
A superintendente de Cultura, Fabiana Carvalho, também ressaltou a importância do encontro para fortalecer as políticas públicas culturais e ampliar oportunidades para os artistas e agentes culturais do município.
“Esse momento é fundamental para troca de experiências, aprendizado e construção coletiva. Participar dessas discussões nos permite pensar políticas públicas mais eficientes e alinhadas com a realidade cultural de Primavera do Leste. Além disso, fortalece ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão municipal no incentivo à cultura e aos nossos artistas”, afirmou.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a participação de Primavera do Leste nesse processo garante que as necessidades, demandas e potencialidades culturais do município sejam incluídas nas decisões que irão nortear a cultura de Mato Grosso na próxima década.
A gestão municipal segue trabalhando para fortalecer a cultura local, ampliar o acesso da população às políticas culturais e garantir que Primavera do Leste continue sendo referência no desenvolvimento artístico e cultural do estado.
Primavera do Leste
Expo Primavera terá espaço exclusivo e acessível para pessoas com deficiência
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está preparando uma estrutura especial para garantir acessibilidade, segurança e conforto às pessoas com deficiência durante a Expo Primavera.
O evento contará com um Espaço PCD, planejado para oferecer condições adequadas de acesso e permanência durante a programação. A iniciativa segue as diretrizes da Lei Municipal nº 2.421, de novembro de 2025, que determina a criação de espaços destinados às pessoas com deficiência em eventos públicos e privados de acesso coletivo realizados no município.
O espaço estará localizado em uma área estratégica da Expo Primavera, com rampas de acesso e vista privilegiada para o rodeio e o palco dos shows, permitindo que o público PCD acompanhe a programação com mais conforto e segurança.
A estrutura também contará com banheiros adaptados localizados a menos de 15 metros do espaço, além de cadeiras disponíveis para acompanhantes e para pessoas que necessitarem.
Segundo a coordenadora da área PCD, Laira Palu, a organização do espaço foi pensada para garantir uma experiência mais acessível durante o evento.
“O espaço destinado às pessoas com deficiência na Expo Primavera está estrategicamente localizado em uma área acessível, equipada com rampas e com vista privilegiada para o rodeio e o palco de shows. Disponibilizaremos cadeiras para os acompanhantes e para aqueles que necessitarem. Cada pessoa com deficiência terá direito a um acompanhante na área, sendo o acesso condicionado à apresentação de comprovante da condição”, explicou.
A legislação municipal estabelece que eventos de acesso coletivo devem garantir áreas reservadas e amplas para pessoas com deficiência, além de observar normas de acessibilidade, comunicação inclusiva e recursos de tecnologia assistiva.
Com a iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso de promover uma Expo Primavera mais inclusiva, garantindo que pessoas com deficiência também possam participar da programação cultural e de entretenimento do município com acessibilidade, autonomia e dignidade.
-
Rondonópolis6 dias atrásEstudantes de Rondonópolis são premiados em concurso de desenho e redação
-
Primavera do Leste6 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Sinop3 dias atrásSinop alcança 2º lugar em Mato Grosso e 25º no Brasil entre os maiores exportadores
-
Poconé3 dias atrásGuaraná Pantaneiro: Tradição, energia e sabor de Poconé ganham destaque há quase 30 anos
-
Rondonópolis3 dias atrásBrigadistas e equipamentos do Município atuam no combate a incêndio próximo ao centro
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada na Praia do Cortado
-
Várzea Grande4 dias atrásreativação de poços vira propaganda; sem parte elétrica unidades não funcionam e Cristo Rei segue sem água — Câmara Municipal