Search
Close this search box.
Cuiabá - MT
--° --°
--°C
carregando...

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que utilizava mulheres para o transporte interestadual de drogas

Publicado em

Polícia

A Polícia Civil, deflagrou na manhã desta quinta-feira (11.6) a Operação Valquíria, com objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico interestadual de drogas e a utilização de mulheres na logística de transporte de entorpecentes entre estados e para o interior do sistema prisional.

Ao todo, estão sendo cumpridos 27 ordens judiciais, sendo nove mandados de prisão preventiva, nove mandados de busca e apreensão domiciliar e nove ordens de bloqueio de contas bancárias, limitadas ao valor de R$ 500 mil por investigado.

As medidas cautelares foram deferidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), com parecer favorável do Ministério Público, diante dos robustos elementos de prova reunidos ao longo da investigação.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

As ordens judiciais são cumpridas simultaneamente nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Campo Novo do Parecis, além de unidades do sistema prisional mato-grossense, onde parte dos investigados se encontra custodiada e, mesmo encarcerada, continuava exercendo funções de comando e coordenação das atividades criminosas.

As investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) apontaram a existência de uma estrutura criminosa organizada voltada ao tráfico de drogas, cuja logística era operacionalizada por mulheres recrutadas para realizar viagens interestaduais transportando substâncias entorpecentes.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Além disso, as investigações identificaram que o grupo era responsável por  promover o ingresso de drogas em estabelecimentos prisionais e realizar a comunicação entre integrantes presos e membros que atuavam em liberdade.

Conforme apurado, lideranças da facção criminosa determinavam e coordenavam as ações ilícitas a partir do interior das unidades prisionais, utilizando aparelhos telefônicos e terceiros para manter a cadeia de comando ativa. 

As mulheres investigadas desempenhavam papel fundamental na engrenagem criminosa, atuando no transporte de drogas, repasse de valores, recrutamento de novas integrantes e execução de tarefas logísticas indispensáveis à manutenção do tráfico.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Valquíria

O nome da operação faz referência às Valquírias da mitologia nórdica, figuras femininas encarregadas de cumprir missões e realizar a ligação entre diferentes mundos. De forma análoga, a investigação identificou que mulheres eram utilizadas pela organização criminosa para conectar integrantes presos e em liberdade, transportando drogas, valores e informações necessárias à continuidade das atividades ilícitas.

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.



COMENTE ABAIXO:

Polícia

Polícia Militar prende cinco pessoas por tráfico de drogas em Campo Novo do Parecis

Publicados

em

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu três homens e duas mulheres por tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma de fogo, na noite desta segunda-feira (6.7), em Campo Novo do Parecis. Nas ações, foram apreendidas mais de 100 porções de diversos tipos de entorpecentes, um revólver e 130 munições.

O primeiro suspeito, de 25 anos, foi encontrado após denúncias sobre um ponto de venda de drogas, em uma quitinete nas proximidades de uma escola. A equipe da Força Tática do 7º Comando Regional foi ao endereço e sentiu forte odor de droga. Ao entrarem na área da casa, flagraram o criminoso manipulando porções de entorpecentes.

Ele foi abordado e detido rapidamente. Nas buscas pela quitinete, os militares encontraram 93 porções de cocaína, 10 porções de pasta base de cocaína e 11 porções de maconha, além de uma balança de precisão. O suspeito recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia da cidade.

Os demais suspeitos foram presos em uma ação da Cavalaria, que realizava patrulhamento no bairro Jardim das Palmeiras e identificou dois homens em suspeita, dentro de um Gol prata. Os suspeitos, de 25 e 19 anos, foram abordados e, em verificação ao carro, a PM encontrou porções de pasta base e cocaína.

Um dos homens afirmou que morava em uma residência próxima, onde havia mais materiais ilícitos guardados. Os policiais seguiram ao endereço e encontraram dentro da casa as duas suspeitas, de 22 e 20 anos, que seriam esposas dos criminosos detidos.

Com a chegada da PM, as mulheres tentaram fugir e derrubaram objetos pela casa, revelando a presença de um revólver de calibre .357 e munições. Também foram encontrados e apreendidas mais porções de drogas. As suspeitas também foram detidas após a tentativa de fuga.

Os quatro suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados para a delegacia de Tangará da Serra para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA