Polícia
Polícia Civil apreende arma de fogo com suspeito de violência doméstica em Alta Araguaia
Polícia
A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou na manhã desta quarta-feira (17.6), a Operação Sete Placas, para cumprimento de ordens judiciais com foco ação no enfrentamento da violência doméstica e à repressão à posse ilegal de armas de fogo, no município de Alto Araguaia.
Na operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Alto Araguaia, em decorrência de investigações relacionadas a crimes de violência doméstica e posse irregular de armamentos. As ordens judiciais foram cumpridas em uma propriedade rural e em um imóvel localizado na região central do município.
Durante a ação, um homem de 70 anos foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse irregular acessório ou munição de uso permitido.
A operação foi deflagrada com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Alta Araguaia, iniciadas a partir da denúncia de uma vítima de 64 anos, que relatou um histórico de violência doméstica sofrida ao longo de décadas. Mesmo após 11 anos de separação, as ameaças continuavam, trazendo grande temor à vítima diante da informação de que o suspeito mantinha armas de fogo em sua posse.
Com base nas informações, foi representado pelas ordens judiciais de busca e apreensão que foram deferidas pela Justiça, sendo cumpridas nesta quarta-feira (17). As equipes conseguiram localizar e abordar o investigado no momento em que ele deixava a propriedade rural.
Durante as buscas no local, os policiais apreenderam uma carabina calibre.357, dezenas de munições de calibres 9mm, .38 e .357, uma maleta para pistola calibre 9 mm e dois carregadores municiados.
Diante da ausência de documentação que comprovasse a regularidade da posse dos armamentos e munições, o suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante. Após os procedimentos legais, ele foi colocado à disposição da Justiça.
Nome da operação
O nome da operação faz referência à região conhecida como “Sete Placas”, localizada na zona rural do município, onde reside o principal alvo da investigação.
Mulher Segura
A ação faz parte da Operação Mulher Segura, iniciativa desenvolvida nas esferas federal e estadual para ampliar o enfrentamento à violência contra a mulher. Entre as frentes prioritárias estão o cumprimento de mandados contra investigados e foragidos, o monitoramento das medidas protetivas, o acolhimento às vítimas e a integração das forças de segurança na prevenção e repressão aos crimes.
No Estado de Mato Grosso, a ação é coordenada pela Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis da Polícia Civil e tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança, reforçando a proteção às vítimas e o combate a todas as formas de violência de gênero.
Para o cumprimento dos mandados, foram mobilizados 14 policiais civis e cinco viaturas.
Polícia
Polícia Civil desarticula célula de facção criminosa que promovia treinamento armado para membros em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (15.10), a Operação Ruptura, com o objetivo de desarticular uma célula de facção criminosa responsável pelo tráfico de drogas e por promover treinamento de grupo armado para os seus integrantes.
Ao todo, são cumpridas 28 ordens judiciais, sendo oito mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e nove medidas cautelares diversas da prisão.
As ordens foram expedidas com base nas investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, autorizadas pela Justiça e cumpridas contra alvos nos municípios de Rondonópolis, Mirassol d’Oeste, Querência, Tangará da Serra, Jaciara, Colniza e Arenápolis.
Os suspeitos são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e integração de organização criminosa com atuação em diferentes regiões do estado.
Investigação
As diligências conduzidas pela Derf de Rondonópolis tiveram início em setembro de 2025, após uma abordagem realizada na BR-364, em Jaciara.
Na ocasião, os ocupantes de um veículo relataram que estavam a caminho de Rondonópolis para participar de um treinamento promovido pela facção criminosa, voltado à atuação violenta contra grupos rivais.
Diante das informações, foi autorizado judicialmente o compartilhamento de provas, além da análise de dados extraídos de celulares apreendidos.
Os procedimentos permitiram aprofundar as investigações e identificar uma rede de integrantes com funções distintas e atuação em diferentes municípios mato-grossenses.
Conforme a delegada Anna Paula Marien, a estrutura criminosa utilizava o município de Rondonópolis como ponto de apoio para suas atividades criminosas, inclusive para a realização de treinamentos. Os faccionados também mantinham conexões com um grupo criminoso atuante na região de Mirassol d’Oeste.
“As análises indicam a prática de comercialização e distribuição de entorpecentes, controle territorial de pontos de venda, divisão de valores arrecadados e cobrança de contribuições vinculadas ao grupo criminoso”, destacou a delegada.
A Polícia Civil também identificou conversas entre os envolvidos, registros de imagens, comprovantes de transferências eletrônicas e controles relacionados às atividades ilícitas, elementos que auxiliaram na reconstrução da dinâmica criminosa investigada.
Continuidade
A Operação Ruptura tem como objetivo interromper a atuação articulada do grupo criminoso, reduzir sua capacidade de distribuição de drogas e de mobilização de integrantes, além de ampliar a coleta de elementos informativos para dar continuidade às investigações.
Cooperação
O trabalho operacional coordenado pela Derf de Rondonópolis contou com apoio das delegacias regionais de Cáceres, Água Boa e Tangará da Serra, e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
-
Justiça7 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
Justiça7 dias atrásTSE adia julgamento sobre candidatura de Deltan Dallagnol ao Senado
-
Justiça6 dias atrásTRE-RJ suspende propaganda eleitoral gratuita no RJ até domingo
-
Política5 dias atrásAumentam agressões políticas em mês de luta contra violência à mulher
-
Justiça7 dias atrásMPE é favorável à desistência de recurso de Garotinho no TSE
-
Política5 dias atrásPF desmente Veja e Padilha aciona Justiça sobre fake news contra Lula
-
Justiça7 dias atrásPaes recorre ao STF para barrar anulação dos votos de Garotinho
-
Justiça7 dias atrásTSE julga recurso que pode definir eleições no Rio
