Polícia
Polícia Civil cumpre mandados contra investigados por tráfico de drogas e facção criminosa em Juara
Polícia
A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou na quarta-feira (4.11), a Operação Catena Imperii, para cumprimento de quatro ordens judiciais contra investigados pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa no município de Juara.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo de Juína, com base nas investigações conduzida pela Delegacia de Polícia de Juara.
As ordens judiciais de prisão preventiva e busca e apreensão foram cumpridas na cidade de Juara, e na a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, onde uma das investigadas encontrava-se recolhida.
A ação para cumprimento dos mandados na unidade prisional contou com apoio da equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) de Cuiabá.
Apuração
As investigações iniciaram após diligências realizadas pelos policiais civis no dia 2 de julho de 2026, em uma residência localizada no bairro Jardim América, em Juara.
Informações levantadas pela equipe indicavam que o imóvel era utilizado como ponto de apoio para armazenamento e distribuição de entorpecentes e possuía vínculo com integrantes de facção criminosa.
Na ocasião, um dos investigados fugiu do local. No imóvel, foram apreendidas porções de cocaína e pasta base de cocaína, balanças de precisão, materiais utilizados para embalar as drogas, valores em dinheiro e outros objetos relacionados à investigação.
Após a apreensão, as diligências prosseguiram e os investigadores conseguiram identificar os envolvidos que tiveram os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão representados pela Polícia Civil e decretados pela Justiça.
Com o cumprimento dos mandados, a Delegacia de Polícia de Juara dará continuidade para a conclusão das investigações e indiciamento dos suspeitos.
Nome da operação
Catena Imperii faz referência à expressão latina relacionada à ideia de uma “cadeia de comando”, em alusão à estrutura de atuação investigada e à ligação entre os envolvidos nas atividades criminosas.
A operação faz parte das ações da Polícia Civil para combater o tráfico de drogas e a atuação de facções criminosas em Juara
Polícia
Polícias Civil e Militar cumprem ordens judiciais em operação de combate ao tráfico em Jauru
A Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram, na manhã desta quinta-feira (5.11), a Operação Pax Civitatis, em Jauru, para cumprir ordens judiciais relacionadas ao combate ao tráfico de drogas e a outras práticas ilegais
Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias – Polo Cáceres, com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Jauru. As diligências resultaram na apreensão de entorpecentes e na prisão em flagrante de duas pessoas por tráfico de drogas.
Os mandados tinham como alvo endereços identificados em investigações da Polícia Civil como pontos de comércio de entorpecentes. Durante as buscas foram apreendidas porções de entorpecentes, aparelhos celulares e também cestas básicas, que possivelmente seriam utilizadas para assistencialismos de facções criminosas.
Diante das evidências, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Jauru, onde após serem interrogados pelo delegado Rômulo Schifer, foram autuados em flagrante, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Renorcrim
A operação faz parte das ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). A rede reúne delegados titulares das unidades especializadas e promotores públicos dos 26 estados e do Distrito Federal e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para traçar estratégias de inteligência e combate duradouro à criminalidade.
-
Justiça7 dias atrásFachin devolve relatoria do caso do INSS a Mendonça e mantém Master
-
Justiça6 dias atrásJustiça manda Meta excluir posts sobre demissão por voto político
-
Mato Grosso5 dias atrásInmet alerta para chuvas no Norte, Sudeste e Centro-Oeste
-
Justiça7 dias atrásVorcaro diz que não fez nada errado e pede voto de confiança
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil recupera veículo roubado e identifica autores do crime
-
Justiça7 dias atrásDPRJ pede R$ 50 milhões em reparação a moradores
-
Esportes5 dias atrásCorinthians encerra jejum com vitória sobre o Mirassol: 2 a 0
-
Política5 dias atrásVieira encontra Rubio nos EUA após vitória de Lula e fuga de Flávio
