Sinop
Festeja Sinop: confira toda a programação que será realizada na Praia do Cortado
Sinop
A Prefeitura de Sinop preparou uma programação especial na Praia do Cortado para integrar as comemorações dos 52 anos de fundação do município. Entre os dias 30 de agosto e 13 de setembro, o espaço, às margens do Rio Teles Pires, receberá atividades que vão reunir fé, esporte, lazer, inclusão, música e turismo dentro do Festeja Sinop 2026.
A programação começa no domingo, dia 30 de agosto, com a 3ª Romaria Náutica, que terá concentração na região da Barra do Rio Verde e seguirá pelas águas do Rio Teles Pires, até a Praia do Cortado. Após a chegada das embarcações, será realizada uma Santa Missa, às 9h, na supertenda montada no local.
Durante o lançamento da programação, o vice-prefeito Paulinho Abreu destacou a importância de reunir diferentes atividades na Praia do Cortado. “O Festival de Praia ainda melhor e maior, com cinco dias, unindo o Torneio de Pesca, Romaria Náutica, Jogos Olímpicos também lá na Praia com algumas etapas, shows. É um resgate do prefeito Roberto Dorner que vem agregar ainda mais nas festividades da nossa cidade”, destacou.
A programação esportiva e de lazer terá sequência no sábado, 5 de setembro, com o Torneio de Pesca – Categoria Caiaques, às 7h. No mesmo dia, às 8h, será realizado o Banho Assistido, ação voltada à inclusão e à garantia de acesso ao lazer para idosos e pessoas com deficiência. Às 9h, começa o Festival de Praia, com apresentações de artistas regionais.
No domingo, 6 de setembro, a programação começa novamente às 7h, desta vez com o Torneio de Pesca – Categoria Barcos. Às 9h, o público poderá acompanhar mais uma edição do Festival de Praia, com shows regionais.
Na segunda-feira, 7 de setembro, feriado nacional, a programação começa às 7h, com o Ciclo Festeja, passeio e competição ciclística com concentração na Estrada Nanci, no Residencial Paris, e destino à Praia do Cortado. Às 9h, o Festival de Praia terá continuidade com apresentações de artistas regionais.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que a programação foi pensada para contemplar diferentes públicos e integrar a Praia do Cortado às comemorações do aniversário de Sinop. “O Festeja cresceu e hoje é um dos maiores eventos da região Centro-Oeste. Trazemos uma diversidade de eventos: além dos shows, desfile cívico, jogos olímpicos e paralímpicos, com eventos na praia, nas ruas, nas pistas, nos campos. Teremos a novidade de um passeio ciclístico, levando o pessoal até o Festival de Praia. Será um grande evento, contemplando as diversas faixas etárias”, afirmou.
Último fim de semana terá shows nacionais
A Praia do Cortado volta a receber uma programação especial no sábado, 12 de setembro. A partir das 8h, será realizado o Festival de Praia. Na sequência, o público poderá acompanhar dois shows nacionais: Júnior Marra, às 13h, e Nilson Neto, às 15h.
No domingo, 13 de setembro, a programação começa às 8h, novamente com o Festival de Praia. Às 14h, o palco da Praia do Cortado recebe o show nacional de Xanddy Harmonia, encerrando a programação de atrações no local.
Além dos shows, a estrutura montada na Praia do Cortado será utilizada para atividades esportivas e de lazer ao longo dos dias de programação. De acordo com o planejamento apresentado pela Prefeitura, também haverá atividades dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no espaço. “Teremos recreação, competições dos Jogos Olímpicos, como beach tennis, vôlei de praia e várias outras atividades de lazer”, afirmou.
A organização também conta com a participação das forças de segurança. Segundo o secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, o planejamento busca garantir que moradores e visitantes possam aproveitar a programação com tranquilidade. “Desde o primeiro Torneio de Pesca e Festival de Praia, as regras, com a participação da Marinha, Bombeiros, todas as forças de segurança. A população vai observar que teremos o apoio do CIOPAER, com aeronaves sobrevoando durante as festividades. Também temos o sistema de comboios de retornos que acontecem no retorno do Festival de Praia. Pensar na população também é pensar na segurança”, reforçou.
Com a programação concentrada em diferentes datas, a Praia do Cortado se consolida como um dos principais pontos das comemorações dos 52 anos de Sinop, reunindo atividades gratuitas para diferentes públicos e fortalecendo o espaço como atrativo turístico e de lazer do município.
Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:
30 de agosto (domingo)
8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).
9h – Santa Missa – Praia do Cortado.
17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
O Festeja Sinop 2026 será realizado de 30 de agosto a 14 de setembro pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. Toda a programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.
Sinop
OUTUBRO VERDE – Prefeitura de Sinop reforça prevenção à sífilis com capacitações, testagem e atendimento especializado
O Serviço de Assistência Especializada (SAE), da Prefeitura de Sinop, abre o mês de outubro intensificando as ações da campanha nacional Outubro Verde, voltada à conscientização, prevenção e combate à sífilis e à sífilis congênita. Durante todo o mês, o SAE, em parceria com a Atenção Primária à Saúde (APS), promoverá uma série de ações para ampliar o acesso da população à informação, ao diagnóstico precoce e ao tratamento da doença.
Como parte da programação, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) participarão de capacitações para fortalecer as orientações prestadas à população durante os atendimentos. Além disso, todas as unidades de saúde do município disponibilizarão testes rápidos para sífilis, facilitando o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento quando necessário.
Os pacientes que tiverem resultado positivo serão encaminhados para acompanhamento médico e tratamento, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. O tratamento da sífilis é realizado, na maioria dos casos, com aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil), medicamento seguro e eficaz quando administrado corretamente. Já nos casos de sífilis congênita — quando a infecção é transmitida da gestante para o bebê durante a gestação, o tratamento do recém-nascido é realizado em ambiente hospitalar, conforme avaliação médica e protocolos específicos.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais sem preservativo, mas também pode acontecer da gestante para o bebê durante a gravidez ou no momento do parto, quando não há diagnóstico e tratamento adequados.
Entre os principais sinais da doença está o aparecimento de uma ferida, geralmente única e indolor, nos órgãos genitais, boca ou outras regiões do corpo. Em fases posteriores podem surgir manchas na pele, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés, além de febre, mal-estar, aumento dos gânglios e outros sintomas. Como muitas pessoas podem não apresentar sinais evidentes, a realização da testagem é fundamental para identificar a infecção precocemente.
A principal forma de prevenção é o uso de preservativos em todas as relações sexuais, aliado à realização periódica de testes rápidos, especialmente para pessoas com vida sexual ativa. No caso das gestantes, o diagnóstico precoce durante o pré-natal e o tratamento oportuno são essenciais para evitar a transmissão da doença ao bebê.
Em Sinop, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) é referência municipal para o acompanhamento de gestantes diagnosticadas com sífilis, oferecendo assistência especializada, monitoramento clínico e suporte para garantir o tratamento adequado da mãe e a prevenção da sífilis congênita.
A campanha Outubro Verde tem como objetivo ampliar o acesso da população a informações confiáveis sobre a doença, abordando formas de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção, importância da testagem e do acompanhamento dos casos, além de reforçar os cuidados durante o pré-natal.
Cenário em Sinop
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) mostram que, entre 2021 e 2026, o município registrou 2.456 casos de sífilis adquirida, 1.184 casos de sífilis em gestantes e 155 casos de sífilis congênita. Somente em 2026, até o momento, foram notificadas 438 ocorrências de sífilis adquirida, 184 em gestantes e 22 casos de sífilis congênita, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento oportuno.
-
Cuiabá4 dias atrásDebaixo de chuva, Faissal e Roveri arrastam multidão em última reunião no Residencial Coxipó
-
Rondonópolis2 dias atrásPrefeitura lamenta morte do empresário Marcos Paulo, da DVP, aos 37 anos
-
Política6 dias atrásMauro Mendes pede voto para Faissal em evento que reuniu multidão em VG
-
Política1 dia atrásFaissal é reeleito para o terceiro mandato com 41.039 votos e destaca trabalho por municípios e defesa do consumidor
-
Cuiabá4 dias atrásFaissal Calil cresce nas pesquisas para deputado estadual e reforça atuação em defesa do consumidor
-
Política6 dias atrásFaissal destina R$ 27,7 milhões para Cuiabá e mostra compromisso com a capital
-
Primavera do Leste3 dias atrásLei Seca terá horário definido em todo Mato Grosso durante o primeiro turno das eleições
-
Política3 dias atrásDilmar intensifica campanha com ato em Sinop e aposta em mais de 65 mil votos
