Diamantino
Prefeitura de Diamantino inicia Campanha de Vacinação Antirrábica 2026
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia em julho a Campanha de Vacinação Antirrábica 2026. A ação tem como objetivo proteger cães e gatos contra a raiva, doença viral grave que pode ser transmitida aos seres humanos e que não possui cura após o aparecimento dos sintomas.
A vacinação é gratuita e destinada a cães e gatos com idade superior a três meses, inclusive aqueles que já receberam a vacina anteriormente, exceto fêmeas prenhas. A imunização deve ser realizada anualmente e é considerada a principal forma de prevenção da raiva, contribuindo para a proteção dos animais e da população.
Em 2025, a campanha alcançou a marca de 7.984 animais vacinados nas zonas urbana e rural do município. O resultado reforça a importância da participação dos tutores para manter a cobertura vacinal e prevenir a circulação do vírus da raiva em Diamantino.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Lucas Rosa, destacou a importância da campanha para a prevenção da doença no município.
“A raiva é uma doença viral que afeta mamíferos e pode ser transmitida por animais domésticos e silvestres, especialmente morcegos, cães e gatos. Por isso, a vacinação anual dos animais de estimação é fundamental para prevenir a circulação do vírus e proteger a população.”
Para vacinar o animal, é necessário apresentar o cartão de vacinação. Caso o tutor não possua o documento, um novo cartão será emitido pela equipe responsável no momento do atendimento.
Cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026
A vacinação na zona rural terá início no dia 04 de agosto, no Posto Gil. Ao longo da campanha, as equipes da Vigilância Ambiental percorrerão de forma itinerante localidades como Caeté, Córrego Grande, Bojuí, Piraputanga, Deciolândia, Gleba Buriti, Região da Usina, Estivado, Frei Manoel, Córrego Queimado, Saltinho, Rio Preto, além de chácaras, sítios, fazendas, agrovilas e assentamentos, levando a imunização aos animais em diferentes regiões do município.
Na área urbana, a vacinação será realizada por meio do Dia D, em duas etapas. No dia 15 de agosto, a ação acontecerá na ESF Bairro da Ponte, ESF Buriti, ESF Pedregal, Escola Municipal Castorina Sabo Mendes e ESF Central. Já no dia 29 de agosto, os atendimentos serão realizados na ESF UniSaúde, ESF Jardim Alvorada, bairro Altos da Serra, ESF Bom Jesus e Igreja São Cristóvão.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os locais de vacinação poderão sofrer alterações, conforme a necessidade da campanha.
Diamantino
NOTA OFICIAL- 05/10/2026
A Prefeitura Municipal de Diamantino informa que está adotando as providências cabíveis diante da interrupção no abastecimento de água que afeta o bairro Novo Diamantino desde quinta-feira, 1º de outubro, e demais situações que envolvem a concessionária.
O Município vem cobrando da concessionária Águas de Diamantino e da AGIRF providências para a regularização do serviço e, paralelamente, adotando medidas administrativas e judiciais cabíveis para buscar a responsabilização e a solução do problema.
A Prefeitura reforça que seguirá atuando dentro de suas competências para cobrar providências e garantir o atendimento adequado à população.
Aos moradores afetados, é fundamental registrar a ocorrência junto à Águas de Diamantino pelo 0800 647 6060 e guardar o protocolo. Em caso de não resolução, a reclamação deve ser encaminhada à Ouvidoria da AGIRF pelo (66) 99227-5868 ou pelo e-mail ouvidoriadia@agirf.com.br.
-
Cuiabá4 dias atrásDebaixo de chuva, Faissal e Roveri arrastam multidão em última reunião no Residencial Coxipó
-
Rondonópolis2 dias atrásPrefeitura lamenta morte do empresário Marcos Paulo, da DVP, aos 37 anos
-
Política6 dias atrásMauro Mendes pede voto para Faissal em evento que reuniu multidão em VG
-
Política1 dia atrásFaissal é reeleito para o terceiro mandato com 41.039 votos e destaca trabalho por municípios e defesa do consumidor
-
Cuiabá4 dias atrásFaissal Calil cresce nas pesquisas para deputado estadual e reforça atuação em defesa do consumidor
-
Política6 dias atrásFaissal destina R$ 27,7 milhões para Cuiabá e mostra compromisso com a capital
-
Primavera do Leste3 dias atrásLei Seca terá horário definido em todo Mato Grosso durante o primeiro turno das eleições
-
Política3 dias atrásDilmar intensifica campanha com ato em Sinop e aposta em mais de 65 mil votos
