Sinop
Prefeitura de Sinop registra 1,6 mil atendimentos no “Saúde no Seu Bairro” da EMEB Ivete Dorner
Sinop
A Prefeitura de Sinop realizou, no último sábado (27), mais uma edição do “Saúde no Seu Bairro”, desta vez na EMEB de Tempo Integral Ivete Maria Crotti Dorner, localizada no Residencial Sabrina. Ao todo foram registrados 1.069 atendimentos, sendo 930 procedimentos práticos e 739 orientações e similares.
A ação levou serviços de atenção primária, de média e de alta complexidade, contemplando atendimentos especializados, vacinação, exames, orientações preventivas e atividades desenvolvidas em parceria com instituições de ensino e demais órgãos públicos.
O secretário de Saúde, Érico Stevan, destacou que a iniciativa atende à determinação da gestão municipal de levar os serviços públicos para mais perto da população. “Aqui nós estamos atendendo um pedido do prefeito Roberto Dorner e do vice Paulinho, que é justamente de estar próximo da população, de vir ao encontro do nosso paciente, fazendo a busca ativa e trazendo o atendimento para a população. Já é a quinta edição do Saúde no Seu Bairro neste ano, inclusive com uma edição realizada na zona rural”, ressaltou.
Entre os serviços ofertados pela Secretaria de Saúde estiveram consultas médicas, planejamento familiar, inserção de implantes contraceptivos (Implanon), vacinação, testes rápidos, coleta de preventivos, retinografia, auriculoterapia, orientações nutricionais, combate ao tabagismo, avaliação para hanseníase, aferição de pressão arterial e glicemia, além da pesagem do Bolsa Família.
Ao todo foram aplicadas 158 doses de vacinas, realizadas 90 sessões de auriculoterapia, 68 testes rápidos, 68 vacinações antirrábicas em cães e gatos, 40 consultas de planejamento familiar, 36 inserções de Implanon, 34 retinografias e 28 consultas médicas, além de dezenas de outros atendimentos voltados à promoção e prevenção da saúde.
O coordenador de Imunização, João Breganó, destacou que a vacinação foi um dos principais serviços oferecidos e reforçou que a campanha contra a Influenza segue disponível para toda a população. “Trouxemos todas as vacinas do calendário para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Estamos em plena campanha contra a Gripe Influenza e, agora, a vacina está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. A campanha continua a partir de segunda-feira (29) em todas as Unidades Básicas de Saúde e também nos CIA’s Jacarandás e André Maggi”, explicou.
O morador do Residencial Sabrina, Pablo Bueno, aproveitou a ação para atualizar a carteira de vacinação. “A gente viu na televisão que teria vacinação aqui no bairro e aproveitou para trazer a nenenzinha e também atualizar minhas vacinas. Esse tipo de ação é indispensável, porque às vezes a gente acaba esquecendo que precisa tomar as vacinas. Trazer esse serviço para perto da população é muito importante”, avaliou.
Paulinho Abreu, vice-prefeito, marcou presença, realizou alguns dos serviços ofertados e reforçou a importância da ação. “Essa é uma determinação nossa e do prefeito Roberto Dorner: fazer com que a saúde venha até os bairros, aproximando o serviço público da população. Hoje estamos ofertando diversos atendimentos, principalmente na área da prevenção, vacinação, consultas, serviços oftalmológicos e outras ações importantes para atender essa região tão populosa”, destacou.
A ação na região dos Vilas atendeu uma solicitação apresentada pelo vereador Celsinho do Sopão. “Essa é uma ação de grande importância para essa região, onde muitas famílias têm dificuldade de acesso aos serviços. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura, trouxe um atendimento completo para perto da população, beneficiando toda a região dos Vilas. Ficamos muito felizes em ver essa iniciativa acontecendo aqui”, comentou.
Além dos atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde, a programação contou com orientações sobre primeiros socorros, fisioterapia, tipagem sanguínea, sinais vitais, prevenção à dengue, sapataria ortopédica, orientação sobre uso correto de medicamentos, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), ações de cidadania, educação alimentar, distribuição de frutas, atividades motivacionais e divulgação de serviços da Procuradoria da Mulher, desenvolvidos em parceria com instituições como Unifasipe, Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) da UFMT, Projeto Help, Instituto Técnico Rui Barbosa e Câmara Municipal.
Sinop
Prefeitura de Sinop realiza visita técnica na Praia do Cortado para planejamento do Festeja Sinop
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que o encontro marca o início da organização do evento. “Hoje é o pontapé inicial da organização da estrutura aqui do Festival de Praia. Todos os envolvidos, Corpo de Bombeiros, Marinha, instituições e as secretarias estão organizando como vai ser feito, para realizar um grande evento, como sempre foi, cada vez melhor, cada vez mais organizado e com mais estrutura para o nosso público aproveitar a nossa praia, o Festival de Praia, o Festival de Pesca e também a Romaria Náutica”, afirmou.
Klayton Gonçalves, secretário de Governo e Planejamento Estratégico, ressaltou que o planejamento zela pela segurança e a organização. “Estamos aqui por determinação do nosso prefeito Roberto Dorner, acompanhando todas as forças de segurança e as secretarias envolvidas, para que a gente consiga, tecnicamente, atender a população e garantir que o Festival de Praia e o nosso Torneio de Pesca tenham muita segurança. Estamos pensando no layout, no desenvolvimento, na segurança das pessoas, para que o Festeja Sinop continue sendo um grande exemplo e um grande modelo tanto em torneio de pesca quanto em festival de praia”, destacou.
O respeito e a preservação do meio ambiente também é uma prioridade das autoridades. “Vale reforçar que estamos em uma área de preservação ambiental. Tudo o que vamos fazer será respeitando o meio ambiente, mantendo essa beleza como grande atrativo para os nossos eventos. Sinop tem uma belíssima praia, um turismo muito forte, e a Prefeitura, por meio de suas ações, aproxima a população da natureza, promove o turismo e também o desenvolvimento econômico por meio da Economia Azul, com eventos organizados à beira do rio”, acrescentou Gonçalves.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, reforçou o convite para que a população participe, mas ajudando com a preservação do local. “Para nós, da Secretaria de Meio Ambiente, é um momento muito especial podermos conviver com esse espaço de natureza, extremamente preservado. Fazemos o convite para que a população participe do Festival de Praia, mas com essa ideia da preservação e do cuidado, cuidando do meio ambiente e dos resíduos, para que a gente mantenha esse local preservado como de fato está e todos possam contemplar essa natureza com responsabilidade”, disse.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que, após a visita técnica, a estruturação do espaço será iniciada para receber as atividades previstas. “O Festeja está chegando. Estamos aqui na Praia do Cortado para iniciar essa grande festa. Agora começa a parte da estrutura, das limpezas, e teremos recreação, competições dos Jogos Olímpicos, como beat tênis, vôlei de praia e várias outras atividades de lazer. Será uma grande festa para comemorar os 52 anos de Sinop”, afirmou.
A visita contou ainda com a participação da Agência Fluvial de Sinop, da Marinha do Brasil. O capitão-tenente Wagner da Silva explicou que o objetivo é alinhar os procedimentos de segurança para todos os eventos previstos. “A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Sinop, veio nesta visita técnica junto à Prefeitura e aos órgãos de segurança para alinhar os procedimentos que serão realizados no Festival de Pesca e na Romaria Náutica. Nossa missão é cuidar da segurança da navegação, da segurança das pessoas e verificar questões relacionadas à poluição hídrica, fazendo as orientações que entendemos pertinentes para que tudo ocorra com tranquilidade e segurança”, ressaltou.
O Corpo de Bombeiros Militar também atuará tanto na análise técnica da estrutura quanto na prevenção aquática durante toda a programação. “Inicialmente, o Corpo de Bombeiros trabalha na análise do projeto do evento e na vistoria técnica da estrutura. Em um segundo momento, atuamos na prevenção aquática, com embarcações durante o Torneio de Pesca, a Romaria Náutica e o período de banho na praia. Teremos guarda-vidas, materiais específicos para salvamento e embarcações durante todo o evento para garantir a segurança da população”, explicou o major Anderson Amaral.
O major ainda orientou os visitantes a respeitarem a área destinada ao banho. “As pessoas podem aproveitar com tranquilidade, cada um com a sua responsabilidade. Pedimos que respeitem a delimitação da área de banho, porque existem bolsões e poços de água que oferecem risco. O Corpo de Bombeiros estará presente para garantir a segurança de todos”, concluiu.
-
Economia1 dia atrásTotal de trabalhadores brasileiros que estudam bate recorde
-
Várzea Grande13 horas atrásCâmara aprova mais de R$ 41 milhões para obras, cultura, esporte e lazer — Câmara Municipal
-
Polícia16 horas atrásPolícia Militar apreende armas de fogo e 47 porções de drogas em Sorriso
-
Polícia15 horas atrásPolícia Civil prende homem por estupro de vulnerável contra a enteada em Barra do Garças
-
Economia1 dia atrásPlanejamento ainda compromete a gestão de resíduos no Brasil
-
Rondonópolis16 horas atrásPrefeitura presta condolências à família de pioneira do comércio de Rondonópolis
-
Economia16 horas atrásReceita Federal e Banco Central são autorizados a realizar concursos
-
Primavera do Leste17 horas atrásPrimavera do Leste lança projeto piloto “Férias Sem Fome” em parceria entre Legislativo e Executivo