Diamantino
Alunos da rede estadual de Diamantino participam de palestra com o tema “Gravidez na Adolescência”
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, via Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a OAB 4ª Subseção de Diamantino, realizou na terça-feira (19.05) uma palestra com o tema “Gravidez na Adolescência”.
De acordo com a secretaria, a iniciativa aconteceu na Escola Estadual João Batista de Almeida e foi direcionada aos alunos do 9º ano. A ação teve como objetivo orientar e conscientizar os adolescentes sobre prevenção, cuidados com a saúde e as consequências da gestação precoce, promovendo informação e diálogo em um ambiente educativo.
A Dra. Caroline Teixeira, membro da 4ª Subseção da OAB, e o presidente da OAB de Diamantino, Mateus Paese, abordaram temas como os direitos e deveres dos adolescentes em casos de gravidez, destacando aspectos legais, responsabilidades e a importância do amparo familiar e institucional.
Ao todo, participaram da atividade 30 estudantes. Além da palestra, foi realizada uma dinâmica com os alunos, com o intuito de reforçar, de forma prática e participativa, os conteúdos abordados, ampliando o engajamento e a compreensão dos adolescentes sobre o tema.
A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, pontuou a relevância de abrir espaços de diálogo com os adolescentes sobre temas importantes para o seu desenvolvimento.
“Levar informação de forma clara e acessível aos nossos adolescentes é fundamental para que eles possam fazer escolhas conscientes. Essa parceria entre a Assistência Social, Saúde e OAB fortalece o nosso compromisso com a proteção, orientação e desenvolvimento dos jovens de Diamantino.”
A atividade também contou com a participação da médica Dra. Anna Scardua, que abordou aspectos relacionados à saúde, prevenção e métodos contraceptivos, reforçando a importância do conhecimento e da responsabilidade nas decisões.
“A informação é uma das principais ferramentas de prevenção. Quando os adolescentes têm acesso ao conhecimento, eles conseguem fazer escolhas mais conscientes e seguras para o seu futuro.”
Diamantino
“Dia D” da Campanha Antirrábica vacina mais de 1 mil animais em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (15.08) o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 na área urbana do município. A ação aconteceu em cinco pontos do Diamantino Histórico e resultou na vacinação de 1.197 cães e gatos.
Com o objetivo de prevenir a raiva e proteger os animais e a população, a campanha é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade e foi realizada nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Bairro da Ponte, Buriti, Pedregal e Central, além da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Lucas Rosa, falou sobre o resultado da mobilização.
“Chegar a 1.197 animais vacinados em um único dia é um resultado importante para o município. Quanto maior o número de cães e gatos imunizados, menor é o risco de circulação da raiva. Por isso, é fundamental que os tutores continuem participando da campanha e mantenham a vacinação dos seus animais em dia.”
O morador do bairro Buriti, João Oliveira, falou sobre os benefícios de contar com diferentes pontos de vacinação durante a campanha.
“Todos os anos, conforme o calendário, a gente vem participando. É uma iniciativa muito boa, porque a vacinação vem para mais perto e facilita o acesso da população.”
Vacinação antirrábica passa a contar com ponto fixo
A partir desta segunda-feira (17.08), a população também contará com um ponto fixo de vacinação antirrábica no Posto Ambiental de Diamantino, localizado na Travessa Comendador Henrique, Centro. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, até o dia 31 de agosto.
A Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 continua no município com ações na zona rural e a realização do próximo “Dia D”, no dia 29 de agosto, na região do Novo Diamantino. A vacinação será realizada das 8h às 16h, sem pausa para o almoço, nas ESFs UniSaúde, Jardim Alvorada e Bom Jesus, além do bairro Altos da Serra e da Igreja São Cristóvão.
-
Rondonópolis7 dias atrásEstudantes de Rondonópolis são premiados em concurso de desenho e redação
-
Primavera do Leste6 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Poconé3 dias atrásGuaraná Pantaneiro: Tradição, energia e sabor de Poconé ganham destaque há quase 30 anos
-
Rondonópolis3 dias atrásBrigadistas e equipamentos do Município atuam no combate a incêndio próximo ao centro
-
Sinop4 dias atrásSinop alcança 2º lugar em Mato Grosso e 25º no Brasil entre os maiores exportadores
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada na Praia do Cortado
-
Várzea Grande5 dias atrásreativação de poços vira propaganda; sem parte elétrica unidades não funcionam e Cristo Rei segue sem água — Câmara Municipal