ESPORTE ESCOLAR
Jogos Estudantis Cuiabanos 2026 começam com disputas de futsal e vôlei nesta terça
Competição reúne cerca de 2,6 mil atletas e movimenta escolas de diversas regiões da capital.
Esportes
Os Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 iniciam oficialmente nesta terça-feira, 26/05, as primeiras disputas esportivas da competição em Cuiabá. As modalidades de futsal e vôlei abrem a programação com partidas a partir das 8h.
As disputas de futsal serão realizadas no Ginásio Dom Aquino, enquanto os jogos de vôlei acontecem no Ginásio Verdinho.
A programação esportiva segue no dia 01/06 com o início das competições de basquetebol e handebol. As partidas de basquete serão disputadas no Ginásio da Lixeira e o handebol ocorrerá novamente no Dom Aquino.
A etapa esportiva dá continuidade ao clima de integração promovido durante a abertura oficial da 49ª edição dos JECs, realizada no último sábado, 23/05. O evento reuniu cerca de 3,5 mil pessoas e contou com desfile das delegações escolares, apresentações culturais, homenagens esportivas e participação de estudantes, familiares e professores.
Durante a solenidade, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou a importância do esporte na formação dos jovens e anunciou que a edição de 2027, quando os jogos completarão 50 anos, contará com premiação financeira para as escolas mais bem colocadas.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, afirmou que o aumento no número de participantes demonstra o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte escolar. Segundo ele, a edição deste ano reúne aproximadamente 2,6 mil atletas.
Além da disputa por medalhas e títulos, os Jogos Estudantis Cuiabanos promovem integração entre escolas de diferentes regiões da cidade e incentivam experiências de convivência, disciplina e participação entre crianças e adolescentes.
SERVIÇO
Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026
26/05
Futsal | Ginásio Dom Aquino | 8h
Vôlei | Ginásio Verdinho | 8h
01/06
Basquetebol | Ginásio da Lixeira | 8h
Handebol | Ginásio Dom Aquino | 8h
Esportes
Esporte e Solidariedade: Copa Maria Avallone movimenta Cuiabá com torneio e ação social
Evento acontece neste fim de semana (25 e 26) no Complexo Dom Aquino, unindo disputas de voleibol e arrecadação de alimentos para a Associação Coração Valente.
Cuiabá, 25 de julho de 2026 – O esporte e a responsabilidade social caminham lado a lado neste sábado e domingo durante a realização da Copa Maria Avallone de Voleibol 2026. O torneio, que ocorre no Complexo Poliesportivo Dom Aquino, em Cuiabá, contará com a participação de 12 equipes e tem como um de seus pilares o auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade.
Competição e Confraternização
A abertura oficial do evento está programada para este sábado, às 8h. Ao todo, 12 times — seis em cada categoria — disputarão o título, reforçando o fomento ao voleibol na capital mato-grossense e promovendo a integração entre atletas e a comunidade.
Confira as equipes participantes:
Feminino: Nippon, Start, Husky, Turuna, Protos e Vôlei UFMT.
Masculino: USBC, Protos, Shanis, V.V.C., A.A.A. Compila e Phoenix.
Além da estrutura oficial, com arbitragem dedicada e premiações aos destaques do torneio, a organização destaca o caráter inclusivo da iniciativa.
Impacto Social
O diferencial desta edição é o engajamento solidário: os times participantes realizarão a entrega de alimentos não perecíveis. Todo o montante arrecadado será destinado à Associação Coração Valente, entidade que atua no suporte direto a famílias carentes da região.
“O objetivo é utilizar o vôlei como ferramenta de transformação e cidadania, unindo a energia das quadras a uma causa nobre de auxílio ao próximo”, destacam os organizadores.
Realização e Apoio
O evento é organizado pela vereadora Maria Avallone, com o apoio do deputado estadual Carlos Avallone. A viabilização da competição conta com uma equipe de apoio composta por Maria Martha M. Regis, Amanda de Souza Pinheiro, Marcus Vinícius Rondon de Amorim, Yasmim Souza de Arruda, Julia Herminia de Almeida, Nathaniel de Deus Vieira Mendes e Dyego Ramos da Silva.
-
Rondonópolis6 dias atrásEstudantes de Rondonópolis são premiados em concurso de desenho e redação
-
Primavera do Leste6 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Sinop3 dias atrásSinop alcança 2º lugar em Mato Grosso e 25º no Brasil entre os maiores exportadores
-
Poconé3 dias atrásGuaraná Pantaneiro: Tradição, energia e sabor de Poconé ganham destaque há quase 30 anos
-
Rondonópolis3 dias atrásBrigadistas e equipamentos do Município atuam no combate a incêndio próximo ao centro
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: confira toda a programação que será realizada na Praia do Cortado
-
Várzea Grande4 dias atrásreativação de poços vira propaganda; sem parte elétrica unidades não funcionam e Cristo Rei segue sem água — Câmara Municipal