Durante ação da Operação Flora , realizada na zona rural do distrito de Guatá, região de Três Fronteiras, no município de Colniza, a Polícia Militar apreendeu duas armas de fogo e prendeu dois homens por porte ilegal de armamento e cumprimento de mandado de prisão. A operação foi conduzida pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) com apoio do BOPE, nesta terça-feira (29).
A equipe realizava patrulhamento contra o desmatamento ilegal na região amazônica quando avistou um homem em atitude suspeita na frente de um estabelecimento comercial. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir, mas foi detido. Na revista pessoal, os policiais encontraram um revólver calibre .38 com seis munições, além de outras cinco munições no bolso. Ele não apresentou documentação do armamento e, ao consultar os sistemas, a equipe constatou um mandado de prisão em aberto por roubo qualificado, expedido pela Vara Única de Colniza.
Minutos depois, outra equipe do BOPE abordou um segundo indivíduo na parte externa do mesmo local. Durante a abordagem, foi encontrada com ele uma pistola Taurus G2C, calibre 9mm, municiada com 13 munições intactas. A arma também estava sem registro.
Segundo a PM, um dos conduzidos é conhecido pela alcunha de “Vulgo Amarelo”, com histórico de crimes graves como roubo, tentativa de latrocínio e extorsão. Ele também é apontado como participante de um ataque armado contra a base do INDEA, às margens da balsa do rio Roosevelt, em dezembro de 2024, que deixou um policial militar ferido.
Os dois suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Colniza.