conecte-se conosco



Educação

Vagas remanescentes para creches estaduais são preenchidas rapidamente

Publicado

em

Em menos de dois minutos, as vagas remanescentes das Creches Estaduais Maria Eunice Duarte de Barros e Nasla Joaquim Aschar foram preenchidas nesta terça-feira (21.01). A matrícula web para as unidades foi aberta pontualmente às 08h. Foram oferecidas 44 vagas para a Creche Nasla Aschar, que encerrou as matrículas um minuto e 35 segundos após a abertura do sistema e 27 na Creche Maria Eunice, preenchidas em 35 segundos. Quem não conseguiu as vagas, entrou no cadastro de reserva.

Para os pais ou responsáveis que não têm computadores em casa, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizou em seu auditório, oito terminais de acesso à internet para poder conectar-se ao sistema da matricula web.

Foi o caso de Jéssica Souza Dias, que conseguiu uma vaga na Creche Nasla para sua filha de quatro anos. Após a confirmação, ela não cabia de contentamento. “Nossa, que ótimo que consegui. No ano passado, também utilizei os computadores aqui da Seduc, mas o resultado não foi o esperado”, assinala.

Jéssica, que chegou, por volta das 7h30min, reside no bairro Despraiado. “Os computadores da Seduc são rápidos. Por isso a opção de vir aqui na Secretaria para tentar a matrícula. A creche é ótima e perto de minha casa. Melhor impossível”, comemora.

Segundo a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Rosângela Moreira, a próxima etapa para os pais que conseguiram as vagas é procurar as creches nesta quarta e quinta-feira (22 e 23.01) munidos da solicitação de matrícula e dos documentos exigidos, para a última etapa que é a confirmação da matrícula. O atendimento será a partir da 8h às 18h na unidade de opção.

“Os pais ou responsáveis que não conseguiram imprimir a solicitação de matrícula, poderão faze-la, nesta quarta e quinta-feira, pois estarão disponíveis no sistema”, destaca.

Cadastro de Reserva

A novidade deste ano, foi a criação do cadastro de reserva. Quem não obteve vaga para as duas creches, entrou automaticamente para o cadastro de reserva. Rosângela Moreira explica que, ao clicar na solicitação de vaga, aparece na tela do computador o comprovante da ordem do cadastro.

“No caso de abertura de vagas, a Seduc vai entrar em contato conforme as informações que constam no cadastro do usuário”, frisa.

Cronograma

A próxima etapa da matrícula web será no período de 03 a 09 de março para alunos novos ou transferidos das unidades escolares que iniciarão o ano letivo de 2020 no dia 23 de março.

 

Redação

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Educação

Inep publica cronograma do Enem

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (31) os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O período de inscrição será de 11 a 22 de maio. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

De acordo com o cronograma, o Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro. Os editais foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira e também estão disponíveis na página do Enem. Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro.

A autarquia vinculada ao Ministério da Educação também informou que, a partir do dia 6 de abril, os estudantes poderão fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem.

Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.

Pode solicitar a isenção da taxa quem está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, e quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o número de identificação social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020, devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Entre 27 de abril e 1º de maio será aberto prazo para apresentação de recursos e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.

O Inep ressalta que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame.

 

Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana