conecte-se conosco



Eventos

UFMT homenageia personagens que construíram sua história

Publicado

em

No dia em que se celebra seus 49 anos de fundação, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio de seu Conselho Universitário (Consuni), homenageou, durante sessão pública solene, realizada nesta manhã, no foyer do Teatro Universitário, personagens que construíram sua história. Na oportunidade, o reitor fundador da Universidade, professor Gabriel Novis Neves, foi homenageado por seu trabalho frente a Instituição; o professor Paulo Speller, reitor entre 2000 e 2008, foi agraciado com o título de professor emérito; e Domingas Leonor da Silva, artesã e artista popular promotora da cultura ribeirinha recebeu o título de Doutora Honoris Causa.
“Hoje é um dia especial. Além dos 49 anos, estamos iniciando a comemoração do cinquentenário da Universidade e homenagear o professor Paulo Speller, a dona Domingas Leonor e o professor Gabriel Novis Neves, que é o nosso reitor fundador, é um reconhecimento da UFMT às gerações que ajudaram a construir esse sonho”, sintetizou a reitora, professora Myrian Serra.
Representado pela sua filha, Mônica Pia Padilha de Bourbon Neves, o professor Gabriel Novis Neves teve reconhecida sua dedicação pela UFMT que ultrapassou o seu tempo de gestão, entre 1971 e 1981. A homenagem da Instituição pelos serviços prestados foi simbolizada pela entrega de uma bilhaboneca, representação da dançarina de siriri em formato de moringa, umaherança cultural do povo bororo. A peça faz parte da identidade de Domingas Leonor como ceramista, atuação na qual também se destaca levando a cultura ribeirinha a partir do artesanato.
Emocionada durante seu discurso, a filha do professor Gabriel Novis Neves contou da dificuldade de falar sobre a relação da UFMT e de seu pai. “A UFMT é o meu pai e meu pai é a UFMT. É impossível não colocar essa relação. Lembro, de, quando criança, vir todos os finais de semana, acompanhando cada grama e cada tijolo desta Universidade. Esse sonho é realidade e transformou a vida de gerações como transformou a vida de meu pai, quando um dia ele pôde ir para uma universidade”, lembrou.

Doutora Honoris Causa
A outorga do título de Doutora Honoris Causa à Domingas Leonor foi concedida a partir da Resolução Consuni 21, de 13 de novembro e reconhece as ações de preservação e difusão do patrimônio cultural mato-grossense, a partir do seu trabalho como artista e fundadora do Grupo de Dança “Flor Ribeirinha”, que levou o siriri e o cururu, duas expressões culturais do Estado, mundo afora.
Primeira mulher a receber o título de Doutora Honoris Causa da UFMT, destacou que a homenagem foi uma surpresa muito grande. “Estou muito orgulhosa e muito feliz por receber esse título maravilhoso na minha vida, na vida da minha comunidade e da cultura mato-grossense e cuiabana. Não há dinheiro que pague essa emoção e alegria”, disse.
A sessão pública solene contou com a participação de integrantes do Consuni e dos Conselho Diretor e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e apresentações artísticas do Grupo Flor Ribeirinha, fundado pela Doutora Honoris Causa Domingas Leonor, e do maestro Fabrício Carvalho, acompanhando por Adonys Aguiar, do Coral da UFMT, na execução do Hino Nacional.

Professor Emérito
Ainda na mesma solenidade, o professor Paulo Speller foi agraciado com o título de ‘Professor Emérito’, honraria conferida pela Universidade aos seus professores aposentados que atingiram alto grau de projeção no exercício da atividade acadêmica. A outorga foi concedida a partir da Resolução Consuni 20, de 13 de novembro.
O professor Paulo Speller destacou que, mais que uma honra, é um privilégio receber o título de professor emérito. “É uma homenagem que quero dedicar à Universidade. [A homenagem] Não é pessoal, é todo um trabalho de quase 50 anos. Claro que há muita coisa a fazer, mas meu sentimento hoje é de gratidão à UFMT e a toda equipe”, pontuou.

Redação

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Eventos

Aniversário de Poconé tem show de Guilherme e Santiago neste sábado

Publicado

em

A famosa dupla sertaneja Guilherme & Santiago será a atração principal da noite deste sábado em Poconé, durante o segundo dia de festividades do aniversário de 239 anos da cidade Rosa.

 

A dupla sobe ao palco, a partir 22 horas, na Praça Frei Joaquim Tébar.

A extensa programação preparada pela prefeitura, sob comando do prefeito Tatá Amaral (PR), incluiu a entrega, do Posto de Saúde da Comunidade do Posto 120, que vai atender 17 comunidades rurais e a entrega da reforma da Escola Catarino José da Silva
Comunidade Laranjal.

A celebração do aniversário de Poconé terá duração de cinco dias e, além do show nacional, o evento contará com a inauguração de obras, atividades culturais, shows, prestação de contas, entrega de veículos, pactuação de recursos, solenidades cívicas, grande almoço popular com 12 bois no rolete e muito mais.

Confira a programação na íntegra:

 

15 e 16 (Quarta e quinta) – Ginásio Guido Silva 
19h00min – Torneio dos Servidores Municipais;

(17) Sexta-feira – Praça Frei Joaquim Tébar (Matriz) e Praça da Bandeira

08h00min – Parceria público-privada para abertura da gratuidade na inscrição para Universidade UNOPAR Poconé;

20h00min – Show Cristão (Gospel – Eclesial);

Show Local – Banda Nova Versão;
Show Regional – Banda Alto Astral;

(18) Sábado – Lançamento de Obras na Zona Rural:

08h00min – Entrega da reforma da Escola Catarino José da Silva (Comunidade Laranjal);
10h00min – Entrega do PSF (UBS) da região do KM 120 (Unidade Ricardo Elias);
12h00min – Almoço – Boi no Rolete para comunidade;

Praça Frei Joaquim Tébar (Matriz) e Praça da Bandeira
19h00min – Show Cultural (Apresentações diversas);
22h00min – Show Regional – Léo Henrique e Renan
Prestação de Contas e Fala das Autoridades;
Show Nacional – Dupla Guilherme e Santiago;
Show Local – Banda Vegas;

(19) Domingo – Praça Frei Joaquim Tébar e Praça da Bandeira

09h30min – Música ambiente – som mecânico;
Apresentação de Cururu e Dança de Siriri;
Show Local – Dupla Leonan e Renan;
12h00min – Almoço – Boi no Rolete;
Show Regional – Léo Henrique e Renan;
Show Local – SAMBADEÔ (Pagode);
Arena Neco Falcão
14h00min – Amistoso Feminino;
15h00min – Recopa Campeões: Zona Urbana x Zona Rural
Bate Forte x Comunidade Morrinho;
19h00min – Missa em Ação de Graças pelo Aniversário do Município – Igreja Nossa Senhora do Rosário (Matriz);
20h15min – Apresentação do Projeto de Reforma e Paisagismo da Praça Frei Joaquim Tébar;
Show Regional – Renata Prado;
Show Local – Banda Estrela Dalva;

(20) Segunda-feira – Lançamento de Obras na Zona Urbana

07h00min – Entrega da Reforma e Paisagismo da Praça do Rotary Clube na Entrada da Cidade (Parceria Público-privada);
08h00min – Lançamento da pavimentação asfáltica nas Ruas do Bairro Santa Tereza;
09h00min – Lançamento da pavimentação asfáltica nas Ruas do Bairro João Godofredo e Assinatura do Termo de Autorização para Abertura do Processo Licitatório para Reforma do PSF (UBS) do Bairro João Godofredo;

14h00min – Inauguração do Laboratório Municipal de Informática e Inauguração da Casa da Mulher – Para Cursos Profissionalizantes (Rua Joaquim Murtinho próximo a Escola Eucáris);
15h00min – Assinatura do Termo de Autorização para Abertura do Processo Licitatório para Reforma do Antigo PROPAS (Programa de Promoção e Assistência Social), que irá sediar o Projeto Sonho Meu;
17h00min – Entrega do Prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA – Jaime Veríssimo de Campos Júnior) do Bairro Santa Tereza;
19h00min – Reunião com a Sociedade e as Lideranças de Bairro –AABB (Associação Atlética Banco do Brasil);
– Assinatura de Termo Aditivo de Recursos destinados ao Hospital Geral de Poconé;
– Assinatura de convênio de Parceria Público-privada para obras em benefício dos Bairros de Poconé;
– Apresentação do resumo esclarecimento das parcerias entre Energisa e Prefeitura de Municipal de Poconé
21h00min – Show Nacional – Mayara Verissimo;
23h00min – Show Local – Jefferson da Banda Sol;

(21) Terça-feira

05h30min – Alvorada pelas ruas da cidade;
No Paço Municipal
07h00min – Culto Campal em Ação de Graças;
07h30min –  Hasteamento dos Pavilhões;
– Corrida Pantaneira;
– Corte do Bolo (Parabéns);
– Assinatura de Convênio Parceria Público-privada para implantação da UNOPAR (Polo Poconé);
– Garantia da gratuidade da primeira mensalidade para todos os candidatos aos cursos de graduação UNOPAR (Polo Poconé);
– Espaço Social e Cultural – Caminhão da Energisa;

Prefeitura Municipal de Poconé
“Crescendo com o Povo”

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana