conecte-se conosco



Cuiabá

Trincheira Jurumirim será parcialmente interditada nesta quarta e quinta-feira

Publicado

em

A parte interna da Trincheira Jurumirim, localizada Avenida Miguel Sutil, será parcialmente interditada entre os dias 11 e 12 de setembro para realização de levantamento técnico dos problemas existentes no pavimento ao longo da estrutura. Segundo a equipe de engenharia da Secretaria Adjunta de Obras Especiais, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), o serviço integra as ações iniciais que culminarão na retomada da obra e sua conclusão.

Os motoristas que costumam transitar pela região devem evitar o trajeto durante esta quarta (11.09) e quinta-feira (12.09). A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) dará apoio no controle do tráfego no local.

O superintendente de Obras Especiais da Sinfra, Edson Brasil, explicou que no decorrer dos próximos dois dias serão realizados os chamados ensaios, no quais são investigados e especificados a qualidade e os diversos tipos de materiais utilizados na construção da estrutura. Uma espécie de memorial da obra.

Segundo ele, nessa fase dos trabalhos estarão concentrados os ensaios de pavimento, que ocorrerão dos dois lados da pista. O inventário referente às paredes de contenção do complexo já foi realizado anteriormente, identificando problemas como infiltração, por exemplo.

“A partir do ensaio será elaborado um projeto para restauração dos pontos mais críticos na parte interna da trincheira. E posteriormente, faremos a licitação da empresa para finalizar a obra”, esclareceu ele.

A construção da Trincheira Jurumirim foi paralisada em 2014, com 97,84% de execução, e faz parte do pacote de obras idealizado para Copa do Mundo daquele ano. O contrato original de execução está judicializado.

“Essa é uma obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e precisamos termina-la para fazer a entrega a eles”, finalizou.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Trabalho na Orla do Porto II entra na etapa de construção do muro de gabião

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá segue avançando com a obra de requalificação da segunda etapa da Orla do Porto. Previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, o trabalho se encontra, neste momento, na etapa de construção do muro de gabião. No local, mais de 30 operários atuam diariamente na execução desta que é considerada a principal fase da obra, já que a estrutura é diretamente responsável pela estabilização do solo.

Conforme o cronograma da Secretaria de Obras Públicas, responsável pela coordenação das atividades, a previsão é de que esse serviço dure pelo menos mais 30 dias. Após a conclusão da edificação do muro, a equipe passa a operar no aterramento da área, seguindo para a construção do calçamento. A requalificação abrange o trecho, às margens do Rio Cuiabá, situado entre a Ponte Júlio Muller e o Cais do Porto.

“Essa é uma obra que, somado a recuperação e embelezamento da área, tem como grande objetivo tornar a orla do rio um local atrativo, potencializando o turismo natural. Para isso, estamos investindo um montante de aproximadamente R$ 3.7 milhões. Esse recurso é, em boa parte, oriundo do Ministério do Turismo, contando com uma contrapartida do Município”, explica o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

O projeto é conhecido como Orla do Porto II e foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), abrangendo a execução de uma série de atividades. A ideia é transforma o local em um novo ambiente de integração social, aproveitando-se da valorosa localização do espaço. Aliado a isso, a obra visa o fortalecimento do convívio da população com o Rio Cuiabá, considerado o maior patrimônio ambiental da cidade.

Ao longo de mais de 600 metros de extensão serão executados os trabalhos de implantação de calçadões para caminhada e contemplação, ciclovia, iluminação, arborização e adequação de acessibilidade. Além disso, o espaço contará com esculturas de personalidades regionais, área coberta por lonas tensionadas destinadas a feiras locais, espaço com aparelhos para atividades físicas ao ar livre e estacionamento.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana