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Várzea Grande

Monitoramento das ações do Planejamento Estratégico aponta avanços na Educação de VG

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Esta semana, alunos da rede pública de ensino de Várzea Grande, do 1º ao 9º ano, estão sendo avaliados por meio de uma prova aplicada pela Secretaria Municipal de Educação para testar os conhecimentos absorvidos nas áreas de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais. A rede municipal é composta de 81 unidades em que estão matriculados 27 mil alunos. A iniciativa foi testada pela primeira vez no ano passado e faz parte de uma das 63 metas para melhorar a qualidade do ensino público contidas no Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Várzea Grande.

Reunião com equipe de Planejamento Estratégico da Prefeitura de VG

Na segunda-feira (23/07), a ação foi relatada em reunião de monitoramento do cumprimento de metas do Planejamento Estratégico ocorrida entre os gestores e coordenadores do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso lotados na Prefeitura de Várzea Grande e TCE, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso. Segundo informou o secretário municipal de Educação, Sílvio Fidelis, os resultados da avaliação serão tabulados e, a partir de setembro deste ano, serão efetuadas reuniões devolutivas com os professores e diretores das escolas. “A avaliação demonstra onde estão os gargalos, as dificuldades de aprendizado e é neles que vamos intensificar as ações”, explicou.

Os avanços na área da Educação de Várzea Grande foram comprovados na 3º Etapa de Monitoramento do Projeto 1 (Planejamento Estratégico) do PDI, programa adotado pela Prefeitura Municipal desde 2012. O consultor da UFMT, Paulo Ramalho, mostrou no encontro com gestores de 10 secretarias municipais que as ações estão sendo encaminhadas, “demonstrando compromisso com o futuro da cidade”, disse. Ramalho apresentou os dados copilados através do sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), ferramenta que permite monitorar a execução do planejamento no município, e demonstrou que das 63 metas do Planejamento Estratégico de Várzea Grande, 38 foram atingidas, 15 estão em andamento, 6 não foram lançadas no GPE mas estão justificadas e 4 não foram iniciadas. “O que é estratégico para Várzea Grande já está em campo, é interessante”, concluiu.

Professora da rede municipal de ensino, Benedita Ponce e o secretário
de Educacao Cultura Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis
Várzea Grande está passando por um momento de crescimento, maturidade, tanto da gestão como dos servidores. Eles estão trabalhando pensando no futuro da cidade”
José Marcelo Peres
Coordenador do Projeto 1 do PDI


As etapas de monitoramento também servem para avaliar as metas e corrigir alguns conflitos ou impedimentos. O coordenador do Projeto 1 do PDI, José Marcelo Peres, participou da reunião e disse ter constatado avanços significativos nas ações voltadas para cumprimento das metas do Planejamento Estratégico. “Várzea Grande está passando por um momento de crescimento, maturidade, tanto da gestão como dos servidores. Eles estão trabalhando pensando no futuro da cidade”, analisou.

A 3º Etapa de Monitoramento realizada esta semana em Várzea Grande teve a participação dos gestores das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Administração, Controladoria, Planejamento, Viação, Obras e Serviços Públicos, DAE, Fazenda, Desenvolvimento Urbano. O Planejamento Estratégico do município que está sendo executado atualmente tem o prazo de 2014 a 2033.

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Várzea Grande

Decreto estabelece retomada de aulas nas unidades de ensino públicas e privadas em Várzea Grande

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A Prefeitura de Várzea Grande estuda a adoção de medidas mais endurecidas para conter o avanço dos casos da COVID 19, já que por estar localizada na região metropolitana, a cidade é constantemente procurada para atendimentos médicos e de exames especializados de pacientes de outras cidades, Estados e até mesmo países que fazem fronteira com o Brasil.  A cidade ultrapassou nos últimos meses o percentual de 50% dos atendimentos na Rede Pública Municipal de pacientes de outras localidades.

“Não precisamos de novas medidas burocráticas e sim fazer cumprir com aquelas que constam do último decreto publicado em 19 de janeiro. Estamos atrás de resultados, de efetividade e de conscientização de todos, população e governantes de que a COVID 19 está aí e temos que manter a mesma sob controle para podermos levar a vida dentro de uma nova realidade, uma nova normalidade”, disse o prefeito Kalil Baracat.

De acordo com o último decreto n° 06, de 19 de janeiro, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19, definiu novas estratégias de enfrentamento e prevenção à Covid-19 para o município e teve o cuidado de atender as demandas pela Educação Privada e Pública.

O novo  Decreto  permite à retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino privadas do município, no que se refere à educação infantil, observada 50% da capacidade máxima das salas de aula e respeitado o limite de até 15 alunos por turma. Nas demais modalidades de ensino privado: fundamental, médio e superior, fica autorizada a retomada, a partir de 01 de fevereiro, de forma remota, sendo que o ensino híbrido, deverá ser implantado a partir de 01 de março no ensino superior e demais modalidades a partir de 05 de abril. O ensino híbrido é composto por parte dos alunos presencialmente, parte acompanhado de forma virtual, em casa.

No que tange ao ensino nas unidades da Rede Pública Municipal, as aulas deverão ser iniciadas em 1 de março de forma remota e híbrida a partir de 5 de abril, respeitando os limites de alunos por sala de aula. “Após meses de paralisação por causa da pandemia de Covid-19, as escolas da rede privada de ensino estão autorizadas a retomarem as aulas e demais atividades presenciais do número de alunos matriculados. A autorização é válida para unidades educacionais de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior”, destaca o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis.

O texto do decreto estabelece que todas as instituições de ensino que retomarem as atividades presenciais terão como obrigação adotar os protocolos sanitários específicos para o setor de educação, aprovados pelo Ministério da Saúde.“Quando o município passar para a fase amarela, o limite de alunos nas salas de aula será ampliado para 70% do número de matriculados. O índice de 100% só será aceito com o município na fase verde”, explica Fidelis.

Os cursos de idiomas, oficinas, cursos de pós-graduação e aulas práticas de ensino superior e técnico, aulas nos cursos ou “cursinhos” preparatórios, estes só podem atuar com turmas de, no máximo, 50% da capacidade de alunos por sala de aula.

Conforme o secretário, ensino público municipal, será retomado, de forma remota, a partir de 01 de março, sendo que o ensino híbrido deverá ser implantado a partir de 05 de abril.  As datas, poderão ser reanalisadas de acordo com o controle ou a evolução do combate ao Covid-19.

“Depois de todo esse período atípico, a volta às aulas presenciais também representará outra grande mudança na vida das crianças e jovens. Portanto, uma readaptação à realidade com distanciamento social e outras orientações sanitárias será necessária para o convívio da comunidade escolar”, frisa o secretário.

O Ministério da Educação (MEC) elaborou protocolo de biossegurança que traz orientações sobre medidas de prevenção individual e coletiva, como aferição de temperatura, limpeza e ventilação de ambientes, uso de máscara, disponibilização de álcool gel 70% e respeito às regras de etiqueta respiratória e de distanciamento social. Também deve ser feito o escalonamento do acesso de estudantes a refeitórios e praças de alimentação.

Todas as novas diretrizes a serem seguidas no município estão disponíveis na íntegra no Boletim Oficial do Município – COVID – 19 -, publicado no site oficial da Prefeitura de Várzea Grande.

 

Da redação

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