O Programa TCEstudantil recebeu, nesta terça-feira (21/08), alunos de duas escolas de Várzea Grande. As turmas, formadas cada uma por cerca de 90 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, são das Escolas Estaduais de Ensino Médio Professora Maria da Cunha Bruno, localizada no bairro Cohab Primavera, e Professora Vanil Stabilito, do bairro Cohab Nossa Senhora da Guia.
Os estudantes da E.E.E.M. “Profª Maria da Cunha Bruno” foram os primeiros a visitarem o Tribunal de Contas no período matutino. O grupo, coordenado pelos professores Hallison Vieira Mello, Walquiria Adriana R. de Dalloglio e Cleber Alves Pereira Júnior, além de conhecer as dependências do TCE, acompanhou parte da sessão ordinária do Tribunal Pleno e pode ver de perto como são realizados os julgamentos de contas públicas.
 |
Alunos assistem atentamente a análise de contas na sessão plenária do TCE-MT |
No Pleno, os alunos foram recepcionados pelo conselheiro interino Moises Maciel, que explicou um pouco da história do controle externo e buscou sensibilizar os jovens estudantes, futuros gestores do município ou Estado, sobre a importância do controle social. No intervalo da sessão, os jovens fizeram uma foto com o presidente do TCE-MT, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, várzea-grandense de nascimento e de coração.
No período vespertino, foi a vez dos alunos da E.E.E.M. “Profª Vanil Stabilito” conhecerem como funciona e qual a missão institucional do TCE-MT. Sob a coordenação dos professores Advanir Aparecido Pereira, Heleno Brás Nascimento, Edir Ângela da Costa, Paulo Deimison B. Dos Santos e César Maso, os estudantes foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania.
A secretária-geral do Tribunal Pleno, Lígia Maria Ghayva Abdallah, explicou ao grupo detalhes do funcionamento do Pleno durante os julgamentos, sua composição atual, a sua hierarquia, bem como sobre as várias unidades auxiliares dos conselheiros que o integram e que compõem as duas outras Câmaras de Julgamentos do TCE mato-grossense.
Os estudantes das duas turmas participaram de palestras sobre cidadania, controle externo e uma roda de bate papo sobre o papel e a participação do cidadão no controle social dos órgãos do Poder Público em Mato Grosso.
“Fascinada”
 |
Amanda Silva
Aluna 3º ano da Escola Maria da Cunha Bruno |
“Gostei muito dessa visita e fiquei fascinada com tudo que vi, porque o que eu vi aqui não tem nada a ver com o que ouvia das pessoas, que têm uma visão errada do que acontece no plenário do Tribunal. Agora vou levar para casa algo verdadeiro, algo que eu realmente não conhecia” |
Para a aluna 3º ano da Escola Maria da Cunha Bruno, Amanda Silva, a visita ao TCE foi uma oportunidade para conhecer mais sobre o trabalho que é feito pelo Tribunal e sobre como a sociedade tem um papel importante no controle dos gastos públicos e na fiscalização dos governos municipais e do Estado. “Gostei muito dessa visita e fiquei fascinada com tudo que vi, porque o que eu vi aqui não tem nada a ver com o que ouvia das pessoas, que têm uma visão errada do que acontece no plenário do Tribunal. Agora vou levar para casa algo verdadeiro, algo que eu realmente não conhecia”, revelou a estudante após a sua primeira participação no TCEstudantil.
Por sua vez, o estudante Willian Bezerra de Arruda, 18 anos, que cursa o 3º ano na Escola Vanil Stabilito, também se surpreendeu com as informações que recebeu durante a visita ao Tribunal de Contas, que desmontaram por completo a visão negativa e distorcida que tinha sobre a instituição.
“Por incrível que pareça, eu não tinha ideia de que o trabalho do TCE fosse tão sério e importante. Eu achava que era um local onde os políticos só se reuniam e hoje eu descobri que política aqui não tem nada a ver, e sim que aqui é que se faz o controle externo do dinheiro gasto nas obras e serviços públicos e da qualidade da gestão dos municípios e do Estado. Conhecer o Tribunal será muito importante e útil para mim de agora em diante, porque já sei que posso ajudar a fiscalizar a aplicação dos recursos dos nossos impostos, já sei onde e como posso denunciar obras paradas, por exemplo”, destacou o estudante.