conecte-se conosco



Cultura

Smile Train lança livro 9 razões para sorrir

Publicado

em

Juntando-se ao movimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Cobertura Universal de Saúde, por meio da “Art Impact4Health”, uma série de programas para promover a arte como parte do bem-estar mental e social das crianças, a Smile Train lançou “9 Razões para Sorrir: Livro de Atividades Divertidas para a Família”.
Menotti Griggi, como Embaixador da Smile Train, já fez algumas ações aqui na cidade. A última foi a “Cuiabá Muitos Sorrisos”, que conseguiu arrecadar fundos para que os hospitais parceiros da instituição continuem oferecendo tratamento de excelência em fissura labiopalatina.
A Smile Train é uma instituição filantrópica internacional, líder mundial no tratamento de fissura labiopalatina que empodera profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para ajudar a fornecer cirurgia e tratamentos complementares de fissura labiopalatina gratuitos a crianças em todo o mundo. Pacientes com fissura labiopalatina têm dificuldades para respirar, comer e falar – o que os pode levar a ter problemas relacionados à autoestima, bullying, crises de ansiedade, só para citar alguns exemplos.
Sabendo disso, a Smile Train tem se esforçado para criar ferramentas e ampliar seus programas de tratamento multidisciplinar. Dessa vez, direcionado para a área de Psicologia, o livro de atividades “9 Razões para Sorrir” chega como uma ferramenta elaborada justamente para trabalhar a saúde mental e a felicidade dos pacientes e familiares afetados pela fissura.
Uma das maneiras pelas quais é possível cuidar da mente e suas emoções é através da arte. De forma lúdica, leve e divertida, o livro apresenta nove projetos – artes, artesanato e jogos – que podem ser realizados individualmente ou com sua família. O livro é muito envolvente e ajuda às crianças a explorar suas emoções, relacionamentos e proporcionar momentos de interação familiar.
Inclusive, as nove atividades propostas usam materiais simples, facilmente encontrados em casa. Além disso, o livro está disponível em formato digital (não é necessário imprimir para realizar as atividades) e pode ser usado em casa com ou sem acompanhamento de um profissional de psicologia. Tudo foi pensado para que ninguém fique de fora.
Devido à pandemia de COVID-19, surgiram diversos desafios com aulas, sessões de terapia e consultas interrompidas. No entanto, devido à necessidade e ao potencial que este livro pode ter sobre a saúde mental e psicológica da criança, a Smile Train promove agora a ampla divulgação do mesmo em língua portuguesa e o disponibilizará gratuitamente em uma plataforma digital, para que possa ser acessado pelo maior número de pessoas possível.
Embora o livro de atividades tenha sido desenvolvido pensando em crianças com fissuras, é perfeitamente aplicável para qualquer criança. O lançamento global on-line do livro ocorreu em 21 de julho e incluiu convidados especiais, como Isabelle Wachsmuth, da Organização Mundial da Saúde, que falou sobre a relação entre arte e saúde mental.
Aqui no Brasil, domingo, dia 26 de julho às 16h será realizada uma LIVE, transmitida no facebook.com/smiletrainbrasil, na qual membros da Smile Train, mães de crianças afetadas pela fissura e profissionais médicos de renome falarão sobre os desafios relacionados à autoestima enfrentada por crianças com fissuras e como o livro pode ajudar no tratamento.
Com moderação do ator, produtor e embaixador da Smile Train Eduardo Bodstein, participam da LIVE:
– Mariane Manfredini Goes – Diretora para América do Sul da Smile Train
– Mariani Ribas – Psicóloga do centro médico parceiro Smile Train HRAC-USP Centrinho Bauru.
– Raquel Alves – escritora/escritora, nascida com fissura labiopalatina e a quem seu pai, Rubem Alves, dedicou o livro “Como nasceu a alegria”.
– Prof. Dr. Cristiano Tonello – Cirurgião craniofacial e membro do Conselho Médico Consultivo da Smile Train Brasil.
– Dr. Álvaro Sá – Cirurgião plástico e membro do Conselho Médico Consultivo da Smile Train Brasil.
– Daniela e Tarantini – Pais de Benjamin, que nasceu com fissura labiopalatina e administradores do perfil @fissuradospelobenjamin no Instagram.
– Patrícia – Mãe do Lucas, nascido com fissura labiopalatina e que faz parte do Coral Smile Train.
– Camila – Nasceu com fissura labiopalatina e hoje é jornalista, redatora e administradora do perfil @fissuradapelavida no Instagram.
Serviço
9 Razões para Sorrir
26 de Julho, domingo
16h00
Livro de atividades
9 Razões para Sorrir – Livro de Atividades Divertidas para a Família
Disponível para download em:
Art Impact 4 Health
Sobre a Smile Train
A Smile Train empodera profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para ajudar a fornecer cirurgia e tratamentos complementares de fissura labiopalatina gratuitos a crianças em todo o mundo. Promovemos uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a capacidade de comer, respirar, falar e finalmente prosperar.
Para saber mais sobre a abordagem sustentável da Smile Train e como as doações têm um impacto imediato e a longo prazo no Brasil, visite smiletrainbrasil.com

 



 
Beatriz Saturnino – Jornalista e Assessora de Imprensa  DRT/MT 1332

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cultura

Projeto literário “Contos do Mato - Arena literária 300 anos” ganha versão virtual

Publicado

em

O 3º “Contos do Mato — Arena literária 300 anos” ganha versão virtual no período de 01 a 06 de setembro de 2020. O projeto aprovado em edital Municipal FUNDO/2019, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e foi adaptado em razão da pandemia do novo coronavírus e será transmitido por diferentes redes sociais.

Para a pedagoga e atriz Alicce Oliveira, que assina o projeto, os desafios surgem para serem superados. “Nos instiga e faz acreditar que é possível se superar. Como realizar um evento virtual? Não tinha a mínima ideia. Confesso que, diante de uma pandemia e uma crise sem precedentes, me senti meio impotente frente a situação. De que forma realizar este projeto em meio ao caos? Quantas incertezas”, desabafa.

O evento ocorreria no mês de março na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá, mas em respeito às normas de biossegurança no combate a COVID-19, ele passou por uma reestruturação, que contou com a aprovação do Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e do agora Conselho Municipal de Política Cultural.

“Essa avalanche de positividade, me fez enxergar uma luz de esperança, de união entre as pessoas, de apoio, de compreensão e pensar que sem essa equipe empenhada em realizar o evento, nada disso seria possível. Só tenho a agradecer, também, aos parceiros e ao público fiel que nos dá força, nos acompanham, nos motivam, acreditam e respeitam o nosso trabalho, esse evento é para vocês”, disse Alicce.

O projeto reúne artistas, escritores e editoras em um momento de fomento a literatura produzida no estado e no país, com programação que ocupará mais de 8 horas diárias. Segundo a organização, serão utilizadas as redes sociais facebook, instagram e youtube para a transmissão de contações de histórias, mesas redondas e shows.

A programação oficial começa no dia 01 de setembro com o lançamento do Projeto, com cerimônia de abertura e um show da Banda ¡Tchá Por dios!. No segundo dia, será a vez do Piquenique Literário com Natália Górtz e apresentações de Teatro Lambe-Lambe com o Coletivo Caixas no Caminho (MT). Essas atividades acontecem todos os dias nos períodos matutino e vespertino.

Os Espetáculos narrativos iniciam às 9h e seguem até o fim da tarde. No período noturno, a partir das 20h ocorre a Arena Literária, que reúne escritores e editores de Mato Grosso para dialogar sobre a cadeia do livro.

A Escritora carioca Ana Claudia Ramos, realiza uma palestra no dia 05 de setembro, trazendo ao público questões como: Qual a bagagem literária do escritor? O escritor é um leitor? Que caminhos um escritor precisa para publicar? Como se forma uma carreira e o que deseja um escritor ao ser publicado? Uma vez publicado, que trabalhos vêm depois? E como se tornar um mediador de leitura visando formar novos leitores? Uma palestra cheia de perguntas e muitas possibilidades. Quais serão os caminhos de cada um nesta formação?

No último dia, 06 de setembro, a Umanos editora oferece o curso Oficina Escrita Criativa das 8h às 12h. Já as às 17h, uma Batalha de Poesia realizada pelo Núcleo de Slam (MT) entra nas telas do expectador. Às 19h, uma Maratona de Histórias com Narradores Convidados encerra a programação.

Participam do 3º Contos do Mato: Mato Maurício Ricardo (MT), Cia Mapinguary (SP), Theatro Fúria (MT), Vinícius Rangel (MT), Cia Malas Portam (SP), Danilo Furlan (PR), O Tapete Voador (PE), Keydson Costa (PA), Jujuba E Ana (RJ), Natália Górtz (MT), Coletivo Caixas No Caminho (MT), os escritores Neusa Baptista, Lorenzo Falcão, Lucinda Persona, Lívia Bertges, Caio Ribeiro, Angela Coradini, Daniela Freire, Santiago Santos, Wuldson Marcelo, Aclyse de Mattos, Ivens Scaff, Niara Terena e; Rommel Kunze e Maria Teresa Carrión Carracedo, da Tanta Tinta e Entrelinhas respectivamente; Waldinéia Ribeiro pela SECEL/SEBPMT/BPEEM, Eliane Quinhone pela SME e Anna Claudia Ramos (RJ), além de outros convidados.

Evento virtualizado

As atividades tem data e horário para entrar nas redes sociais e ficarão disponíveis por tempo indeterminado no facebook, instagram e canal no youtube do evento. As mesas, palestras e shows acontecem ao vivo, com a possibilidade de interação do público através dos comentários e reações possíveis das redes sociais. Os alunos do curso “Seja um contador de histórias” também apresentarão o resultado final das aulas ministradas pela atriz e pedagoga Alicce Oliveira, proponente do projeto. Uma equipe de monitores, acompanhará toda a programação proporcionando a interação e o compartilhamento da programação.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana