conecte-se conosco



Eventos

Shows, festas, eventos culturais, você confere aqui toda programação

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá destaca os principais eventos e atrações culturais deste final de semana (14, 15 e 16) para informar e oferecer opções à população, os servidores públicos e os turistas que estão conhecendo nossa região. A Secretaria de Inovação e Comunicação (SICOM) segue a proposta do prefeito Emanuel Pinheiro de valorização da cultura e dos eventos que acontecem na capital mato-grossense.

Shows, exposição, circuito cultural, poesia, teatro, festas entre outros vão acelerar o final de semana de Cuiabá e o que não falta são opções para todos os gostos e idades. A sexta-feira (14) já começa com a apresentação do grupo cuiabano ¡Tchá por Dios!, que promete dar uma cara nova em tudo que já foi visto, cantando musicas caribenhas e paraenses. No sábado (15) um dos maiores cantores de pagode e conhecido nacionalmente, Thiaguinho, faz o show “Tardezinha” cantando músicas autorais e de outros artistas ao ar livre. A banda Atitude 67, também se apresentara junto com o cantor. Outra festa que promete ser inesquecivel Festival Happy Holi Inspirada no festival indiano ‘Holi’, que se realiza anualmente na Primavera, a festa toca música eletrônica e, a cada 45 minutos, ocorrem os “colorblast’s”, momento em que todos jogam para o alto o pó colorido (zim) Para quem é fã de literatura e poesia, Manoel de Barros e outros seis artistas de MT serão homenageados no evento Master Literário. E pensa que acabou, campeonato de poesia, teatro, stand up, exposição. Isso é só um pouco do que vai acontecer aqui na cidade.

Confira a Programação:

  1. O que: Sunset – O Grande Encontro com Thiaguinho e Atitude 67-O show ‘Tardezinha’. O projeto traz o tradicional fim de tarde carioca, com muita alegria e samba. A festa é conhecida pelo palco 360 graus e por ser realizado sempre ao pôr do sol. Outro diferencial é o fato do show durar mais de 3 horas. No repertório, estão clássicos como ‘Deixa Acontecer’ (Exaltasamba), Me Faz Feliz (Jeito Moleque), Maravilha Te Amar e Tô Te Querendo (Os Travessos), Beijo Doce (Pixote), Não Pedi Pra Me Apaixonar (Boka Loka), dentre outras. Banda Atitude 67 deve cantar sua música mais famosa “Cerveja de Garrafa”, além de “Saideira” e “Casal do Ano”.

Quando: Sábado (15)

Onde: Musiva

  1. O que: Banda ¡Tchá por Dios!-A banda apresenta repertório de guitarrada, carimbó e cúmbia; DJ Renato Reis desembarca do Amapá e faz esquenta às 19h30. A banda irá apresentar canções das mais antigas de países do Caribe, como Cuba e República Dominicana, e canções brasileiras mais recentes, como Baiana System e Academia da Berlinda. Sem contar o vasto leque de canções paraenses, berço do idealizador do grupo, André Coruja.

Quando: Sexta-Feira (14)

Onde: Espaço Cuyaverá

  1. O que: Festival Happy Holi – Considerada uma das festas mais conceituais da Europa, a Happy Holi é sucesso de público e bilheteria no Brasil e em outros países. O festival já coloriu mais de 700.000 pessoas nas mais de 40 cidades brasileiras por onde passou. O maior festival de cores do mundo, e é indicado que as pessoas vão de branco para se juntar e, ao final, criar uma paleta humana de cores

Quando: Domingo (16)

Onde: Estacionamento Pantanal Shopping  a partir das 13h

Teatro e Orquestra

  1. O que: Espetáculos – Aldeia Guaná – Para Menores, com Elka Victorino (MT)-O ambiente de conflitos, a tensão de uma prática relacional produziram faíscas para a criação em dança. As práticas de jovens encarcerados foram fagocitadas, digeridas e transformadas em alimento para a produção de partituras coreográficas em “Para Menores”. As vivências, encarnadas em muitos contrastes, criaram um ambiente antropofágico, no qual a bailarina se alimentou da cultura dos corpos daqueles jovens, mudando para o lugar da cena, o que antes estava em jaula.

Quando: Sábado (15)

Onde: Sesc Arsenal- Teatro de Formas Animadas-  20h

  1. O que:Humorista Nando Viana- O artista se apresenta com stand up comedy, ‘A vida não tá nem ai pro teu planejamento’.Em seu segundo show solo, Nando mostra bem o que pensa sobre a vida. O gaúcho apresenta novas piadas e situações que retratam o momento atual que sua vida se encontra. Que se resume em tatuagens, filhos e Ursos Pandas. Mas quem é Nando Viana? Nando Viana, 35 anos, é um comediante stand-up, redator humorístico e um dos principais novos nomes do humor no Brasil. Foi responsável pelo primeiro grupo de stand-up comedy de Porto Alegre e hoje participa das maiores noites de humor e Festivais do Brasil.

Quando: Domingo (16)

Onde: Cine Teatro Cuiabá

  1. O que: Apresentação Quarteto de trombones e percussão-Entre as canções que serão interpretadas, os músicos prometem ir de Bach ao baião, passando por ‘Carinhoso’, ‘New York, New York’ e o tema da Pantera Cor-de-rosa. O quarteto de trombones tem a direção artística do Alaécio Martins. O grupo vai tocar um repertório eclético, desde música instrumental, música brasileira e música erudita.

Quando: Domingo (16)

Onde: Teatro da UFMT às 10h

Atrações Culturais

  1. O que: Batalha de poesias-O evento itinerante se configura como espaço para cultura independente, reunindo artistas de diversas vertentes artísticas. Nesta edição será definida a última vaga para a seletiva do Slam BR, o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada.

Quando: Sexta-Feira (14)

Onde: Praça do Beco do Candeeiro as 18h30

  1. O que: Homenagem à literatura de Mato Grosso-O escritor Manoel de Barros, falecido em 2014, será um dos homenageados da terceira edição do Master Literário. Além dele, o arquiteto José Afonso Portocarrero, o produtor cultural DJ Taba, a artista plástica Lua Brandão, a regente Dorit Kolling, o escritor Santiago Santos e o músico Billy Spíndola serão lembrados.

Quando: Sábado (15)

Onde: Colégio Master

  1. O que: Vivencias Grupo Flor Ribeirinha-O principal objetivo do evento é realizar ações de reconhecimento e valorização dos saberes e fazeres do modo de vida do ribeirinho e suas tradições culturais, os eventos terão aulas de dança de siriri, aulas de cerâmica e palestra sobre gastronomia local, com almoço incluso.

Quando: Sexta- Feira (14)

Onde: Comunidade de São Gonçalo Beira Rio

Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Eventos

População aprova instalação de Escola Militar Tiradentes em Várzea Grande

Publicado

em

Em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (21.01) pais, alunos, comunitárias e moradores aprovaram a transformação da Escola Estadual Nadir de Oliveira, localizada no Bairro Jardim Glória, em Várzea Grande, em Escola Estadual Militar Tiradentes.

Reunidos na quadra esportiva da unidade escolar por mais de três horas, a comunidade conheceu e debateu sobre o modelo de ensino, regulamento, resultados, entre outros detalhamentos do ensino militar, um modelo que já é aplicado em outras sete cidades mato-grossenses. Também foi apresentado e detalhado o ensino e as atividades atuais desenvolvidas na Escola Nadir de Oliveira.

A população compareceu, se cadastrou para votar e teve direito a voz. Dois representantes de cada segmento, professores, pais, alunos, comunidade, lideranças, entre outros tiveram espaço para se posicionarem contra e a favor. Ao final ocorreu votação que aprovou a mudança.

Essa será a primeira escola militar de Várzea Grande e a segunda da região metropolitana. Em Cuiabá está instalada a mais antiga unidade de ensino público militar. A Escola Tiradentes cuiabana existe há 35 anos e atualmente tem cerca de 1.200 alunos matriculados.

O coordenador de ensino na Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da Polícia Militar, tenente-coronel André William Dorileo, que fez a apresentação da escola militar, explicou que na nova escola será ofertado ensino a partir do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Dorileo também disse que, assim como as demais unidades militares, essa será uma escola pública da rede estadual de acesso gratuito e administração em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O tenente-coronel Dorileo também assegurou que os alunos que estão matriculados na escola terão garantia de vaga, exceto os que recusarem o ensino militar.

Também presente na audiência pública, o diretor da Deip-PMMT, coronel André Avelino Neto, avaliou a aprovação como uma grande vitória e oportunidade para comunidade várzea-grandense.

A partir de agora, informou Cel Neto, a Polícia Militar, por meio de sua Diretoria de Ensino e em parceria com a Seduc, dará início ao processo de transição para o ensino militar.

Atualmente, o Estado conta com sete unidades de Escolas Tiradentes que atendem cerca de 3.500 estudantes. Estão sediadas nas cidades de Cuiabá, Confresa, Rondonópolis, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.

As escolas militares mato-grossenses são destaque nos exames do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). As notas referentes a 2019, apresentadas em 2020, superam a média da rede estadual.

Os alunos da Escola Tiradentes Cabo PM Israel Wesley Prado de Almeida, da cidade de Juara e a Escola Tiradentes Soldado PM Adriano Moraes Ramos, em Lucas do Rio Verde conquistaram as notas mais altas (7,1) das séries finais do ensino fundamental na avaliação do Ideb. Em Cuiabá, a Escola Tiradentes obteve o índice do Ideb de 6,4, o maior das escolas estaduais da baixada cuiabana.

 

 

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana