conecte-se conosco



Interior

Secretário afirma que Cachoeira do Tombador continua fechada para visitação e faz alerta a turistas

Publicado

em

 

A cachoeira do Tombador é parte de uma reserva natural em Nobres (142 Km de Cuiabá) e foi tombada como Patrimônio Natural em dezembro de 2014 . A área é de propriedade da fábrica Votorantim Cimentos e será reaberta para atividades de educação ambiental, pesquisa científica e turismo sustentável, é o que afirmou ao Nobres Noticias, o Secretário Municipal de Turismo.
Preocupado com a visita de turistas antes da implantação da infraestrutura necessária para sua abertura definitiva, o secretário explicou que uma das determinações da administração do prefeito Leocir Hanel é regularizar todos os atrativos e dar segurança aos turistas que lotam pousadas, adquirem passeios durante o ano todo, principalmente em feriados prolongados e nas férias.
Apreensivo com a tragédia que vitimou um garoto de dez anos no último sábado (13), próximo à Cachoeira, Daniel alertou que moradores que conhecem o local insistem em visitá-lo, mesmo estando proibido.
“Algumas medidas estão endo adotadas, já existe um plano de manejo, para reabertura do Tombador, mas as pessoas precisam se conscientizar dos perigos ao adentrar uma propriedade particular sem autorização”, relatou.
Outro local que não está liberado e é muito visitado é a Cachoeira do Cabelo Duro, que também pertence a fábrica de Cimentos Votorantin.
Para Martins, é importante antes de decidir por um passeio, checar se ele está regularizado, se oferece condições seguras para exploração, evitando assim problemas e desconfortos desnecessários.

Cachoeira será reaberta após autorização

O objetivo da empresa é estruturar com o poder público municipal um planejamento para viabilizar o acesso direcionado, respeitando a biodiversidade local. A área da cachoeira, de propriedade da Votorantim Cimentos, possui 296 hectares e recebeu, em dezembro de 2014, recebeu o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), da Secretaria de Estado Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema).

 

Segundo o gerente da fábrica de cimentos da Votorantim Cimentos em Nobres, Orlando Araújo, como proprietária da área, a empresa já concluiu o Plano de Manejo que consiste em um documento técnico , baseado nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, estabelece seu zoneamento e as normas que devem regular o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estruturas físicas necessárias à gestão da RPPN.

Com a criação da RPPN, que inclui a área Cachoeira do Tombador, e da elaboração do Plano de Manejo, a Votorantim Cimentos busca contribuir para a conservação de uma importante área preservada no município, além de incentivar a arrecadação de ICMS ecológico.

Fonte: Elisângela Neponuceno-Nobres Noticias

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Interior

Indígena tem prisão cumprida por crime relacionado à cobrança de pedágio

Publicado

em

A Polícia Civil de Comodoro (644 km a oeste de Cuiabá) cumpriu o mandado de prisão em aberto contra um indígena, de 34 anos, na tarde de quarta-feira (02.12).

O indígena da etnia Halotesu estava com a ordem de prisão decretada pela Comarca de Comodoro por crime relacionado a cobrança irregular de pedágio na BR 364, no ano de 2018.

Assim que a expedição do mandado chegou ao conhecimento da equipe da Delegacia de Comodoro, o delegado Ricardo Marques Sarto determinou a realização de diligências para localização do suspeito que teve a ordem de prisão próximo ao Fórum da cidade.

 

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana