conecte-se conosco



Cuiabá

Relógio dos 300 anos é entregue à população nesta sexta-feira

Publicado

em

O emblemático relógio que marcará a contagem regressiva dos 300 anos da Capital será entregue à população nesta sexta-feira (03), às 20h. Localizado entre as Avenidas Mato Grosso e Ten. Cel. Duarte (Prainha), o novo monumento conta com uma estrutura moderna, com 15 metros de altura, 6 metros de largura e foi concebido com 100% de sua verba oriunda da iniciativa privada. A empresa Fort Atacadista, vencedora do Chamamento Público realizado pela Prefeitura de Cuiabá, desembolsou cerca de R$ 700 mil para a construção do equipamento, que traz uma tecnologia interativa e dinâmica.

A nova estrutura conta com um painel de alta resolução P10 em full HD, com 20 m² em cada face. Para garantir sua harmonização em meio às vias que cruzam o local onde o relógio se encontra, a empresa responsável pela construção, a OnWay Mídia, projetou um mapeamento de brilho e luminosidade da região, de acordo com o ambiente externo. Essa tecnologia permite que a intensidade da luz emitida pelos telões seja equilibrada de acordo com a claridade natural. Ao final da tarde, o brilho da tela é gradativamente reduzido, conferindo maior conforto para o olho nu, não comprometendo também a trafegabilidade no trânsito local. Ao longo do dia, o esplendor do sol se equipara ao painel, de maneira que sua visibilidade continue adequada, não atrapalhando o motorista.

“Com uma programação dinâmica, este relógio oferece ao condutores e pedestres a hora local, data e temperatura atual. Além disso, o monumento trará informações em tempo real do trânsito nas principais avenidas que cercam o painel, trazendo também notícias importantes, curiosidades da nossa Cuiabá, além de divulgações vinculadas à empresa vencedora do certame público”, concluiu o secretário municipal de Inovação e Comunicação, Júnior Leite.

 

Redação

 

Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Cuiabá

Prefeitura começa vacinação contra Covid-19 a partir de quarta-feira

Publicado

em

A vacinação contra a Covid-19, em Cuiabá, inicia nesta quarta-feira (20), às 10h, começando pelos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), enfermarias e pronto atendimento de unidades públicas e privadas de saúde. O anúncio foi feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, na tarde desta segunda-feira (18), em coletiva de imprensa que apresentou o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

A vacinação na primeira fase funcionará no Centro de Eventos do Pantanal, de domingo a domingo, das 7h às 22 horas, mediante agendamento por link que será divulgado pela Prefeitura e apresentação do cartão de vacinação com cadastro atualizado pelo aplicativo Conecte SUS ou em uma unidade de saúde.

A ideia é que a vacinação seja estendida para polos regionais, na segunda fase, e as unidades básicas de saúde, na terceira fase, conforme a quantidade de doses que forem enviadas pelo Ministério da Saúde. “Quem vai definir a velocidade e a dinâmica dos polos de vacina será a quantidade de doses que forem disponibilizadas para Cuiabá”, afirmou Pinheiro.

A logística da campanha de imunização da Covid-19 vai contar com 40 aplicadores da vacina, 20 auxiliares administrativos, 15 profissionais de apoio e acolhimento, oito enfermeiros supervisores, equipe de suporte avançado (ambulâncias), serviços de segurança, limpeza e transporte.

Ao apresentar o plano de vacinação, Emanuel Pinheiro destacou que o plano de imunização ainda não é suficiente para acabar com a pandemia e que a população precisa continuar mantendo os cuidados referentes à prevenção. Isso porque a vacina somente faz efeito no sistema imunológico do ser humano cerca de duas semanas após a aplicação da segunda dose.

“Não existe normalidade no momento. A vacina ainda leva certo tempo para fazer o efeito necessário. É necessário que as pessoas colaborem e continuem não se aglomerando, utilizando máscaras, pelo amor de Deus! Fazendo a higiene pessoal e familiar, lavando as mãos com água e sabão frequentemente”, alertou o prefeito.

O plano segue as diretrizes do Governo Federal. Na primeira fase, os grupos que serão vacinados serão os profissionais da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena. Na segunda fase, serão imunizadas pessoas de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e 60 a 64 anos. Na terceira fase, pessoas com comorbidades, como hipertensão, diabetes, doença pulmonar, doença renal, obesidade, entre outros.

A escolha do público alvo foi feita pelo Governo Federal, levando-se em conta a incidência da doença e da mortalidade nestas faixas etárias e nos grupos escolhidos. A vacina que será utilizada para a imunização em Cuiabá nesta primeira fase será a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. É produzida com o vírus inativado e deve ser tomada em 2 doses, com intervalo de 14 a 28 dias.

 

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana