conecte-se conosco



Cuiabá

Rally Ecológico renova parceria com Secretaria de Educação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação renovou a parceria com o Rally Ecológico a campanha para arrecadar livros infantis entre os competidores e o público geral até a data do evento. O material que será doado pelos participantes do rally e pela população em geral, será destinado aos alunos da rede pública de ensino. O principal objetivo é agregar ações sociais ao evento automobilístico, contribuindo com o incentivo a cultura e educação. Como parte da programação, 301 mudas de árvores serão plantadas incentivando a preservação do Meio Ambiente. O Rally Ecológico tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

“No ano passado 5 mil exemplares de literatura infantil foram distribuídos aos alunos como parte do projeto das Bibliotecas Saber com Sabor. Agora, pretendemos arrecadar novos exemplares para equiparem as novas unidades. Estamos juntos com essa bela iniciativa do Rally Ecológico”, destacou o secretário de educação, Alex Vieira. À frente do projeto está a professora Edvair Pereira Alves, que coordena as Bibliotecas Saber com Sabor.

A campanha de arrecadação será conjunta entre Prefeitura e organização do evento. O próximo passo será definir os locais para receber os livros e a data do lançamento da campanha. “Nossa ideia é firmar uma parceria com uma livraria. No momento em que os pais vão comprar o material escolar dos filhos, já podem adquirir um exemplar de literatura infantil, que não custa mais de R$ 5 e já garantir a doação”, destacou Luiz Galvan, diretor geral do Ecológico. Segundo ele, os livros também poderão ser doados no brieffing da prova, no dia 3 de abril, na Via Láctea Veículos, que fica na avenida Fernando Correa, em Cuiabá.

Além da doação, serão plantadas 301 mudas de árvores em parceria com o Juvam e a Secretaria de Serviços Urbanos e serão realizadas uma série de atividades para preparar os competidores para a prova.

O Rally Ecológico é composto pelas categorias Carros 4×4 (Master, Turismo e Expedition) e Motos (Master, Turismo e Over 40), e este ano receberá a Big Trail – destinada às motos com mais potência e peso. Devido a essa novidade, em março, haverá uma aula de pilotagem para os pilotos que ingressarem nesta nova categoria, ministrada pelo diretor de prova e veterano piloto, Haroldo Pires, com a participação do campeão Douglas Braz.

“As big trails exigem uma técnica diferente de pilotagem. Por isso, faremos um ‘Day-Trail’, para uma aula técnica. Será muito importante que todos os inscritos e ainda não inscritos participem”, disse Galvan. A data do Day Trail será confirmada nos próximos dias.

Ainda em março, no dia 26, às 19 horas, todos os pilotos da categoria motos participarão do curso de navegação, na Munique Motors BMW, que fica na avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá. “Nesse curso serão explicados todos os detalhes sobre como navegar com a planilha e o percurso. A presença dos novatos é obrigatória”, alertou Pires.

Já no dia 2 de abril, será a vez dos pilotos das categorias 4×4, 4×2, UTV e Toyota, participarem do curso de navegação na Orion Veículos Toyota, em Várzea Grande. No dia 3 de abril, serão distribuídos os kits com planilha, adesivos e camisetas aos participantes, na concessionária Via Láctea Toyota, em Cuiabá, a partir das 18 horas. A largada do Rally Ecológico será no dia 04, no Parque Tia Nair, às 7 horas, com destino à Marina do Altayr, no Lago de Manso. As inscrições estão abertas pelo site www.cronorally.com.br.

O Rally Ecológico Cuiabá 2020 é uma realização da Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio das secretarias de Cultura e Esporte, Sports Motor Clube, Cronorally. Tem apoio das secretarias de Turismo e de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Saúde e Educação, Projeto Verde Novo – Juvam, PM, Ciopaer, Reolon Corretora de Seguros, D’ Rent a Car, Elitte Multiserviços, Tonon, Fórmula Lubrificantes, Postos Morada, Shell, Toyota, Via Láctea, Orion Veículos, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura e Esportes, Secretaria de Educação, Munique Motors BMW, CDL Cuiabá, Sindipetróleo, Sena Pneus, Bridgestone, Águia Sul Transportes, Skivo e Louvada. A supervisão é da Faemt e CBA.

Redação

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Tempo de integração do transporte coletivo passa a ser de duas horas a partir desta quarta-feira (01)

Publicado

em

Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que a partir desta quarta-feira, 1º de abril, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro na busca de soluções efetivas no enfrentamento ao coronavírus e tendo como premissa evitar prejudicar à população, que o tempo de integração dos usuários do transporte coletivo, passa a e a ser de duas horas, um acréscimo de 30 minutos por viagem. Por meio de decreto, a gestão municipal deliberou pelo veo ao transporte público, no período de 23 de março a 5 de abril, em decorrência do risco de disseminação do novocoronavírus. No entanto, medidas judiciais determinaram que o atendimento fosse garantido com 30% da frota em atividade.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, após a decisão judicial, ficou estabelecido o serviço seria retomado. Hoje, temos 110 veículos circulando e a nossa equipe de fiscalização não conseegue atender a toda demanda. Por isso, nós estamos atuando em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública no que diz respeito à fiscalização.

Ele pondera ainda que outro fator que deve ser considerado é o fato de que “Cuiabá está com 30% da frota em circulação, enquanto Várzea Grande com 50%, o que ocasiona essa superlotação, principalmente nos horários de pico, que precisam fazer a integração. Acredito que com esse aumento do tempo, esse problema será solucionado”, pontuou Antenor.

O secretário fez questão de pontuar um grande avanço já alcançado pela Prefeitura. Segundo levantamento, a Capital foi o único município que conseguiu atingir 92% de desistência dos usuários do transporte coletivo. Em dias normais, eram transportados 240 mil usuários, nesse momento já transportamos no máximo 18 mil usuários.

“O prefeito  Emanuel Pinheiro sempre reitera que  nesse momento de crise, temos de seguir medidas drásticas, para  garantia da vida, da saúde. Ficar em casa, manter o isolamento social é muito importante”, pontuou.

Com relação a orientação voltada especialmente para os idosos, é que eles continuem ficando em casa, sendo essa a melhor forma de prevenção. Apesar da gratuidade oferecida para esse público do transporte coletivo, sendo necessária apenas a apresentação do documento de identificação para comprovação da idade, fica difícil impedir que esse público faça uso do transporte.

“Nesse sentido, estaremos apresentando ao prefeito um plano de ação para colocar um agente em cada veículo, tanto da Semob como da Ordem Pública. Estamos trabalhando diuturnamente para garantir a saúde de todos. Vamos sair dessa tempestade com resultados exitosos. A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando e pede a colaboração e compreensão de toda sociedade”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana