conecte-se conosco



Cuiabá

“Qualifica Cuiabá” levará capacitação profissional para mais de mil pessoas

Publicado

em

Escolhendo como sede de lançamento o bairro Pedra 90, a Prefeitura de Cuiabá deu início, na noite dessa quinta-feira (24), a um grande programa de inclusão social, por meio da capacitação profissional do cidadão. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), o Município está implementando na Capital o projeto “Qualifica Cuiabá – 300 anos”, que irá gerar oportunidades de emprego e renda, em diferentes áreas, para milhares de famílias que residem nas comunidades mais carentes da cidade.

A iniciativa disponibilizará, neste primeiro momento, 1.100 vagas, com 48 turmas, para cursos profissionalizantes dos segmentos de alimento, construção civil, vestuário, informática e gestão. Os interessados em participar da capacitação devem fazer suas inscrições, a partir desta sexta-feira (24), nos 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atendem as quatro regiões de Cuiabá. De acordo com o cronograma, as aulas têm previsão para iniciarem no mês de setembro, com a conclusão e certificação sendo realizadas em dezembro.

“Geração de emprego e renda, cidadania e dignidade a milhares de pessoas. São essas oportunidades que estamos ofertando com a implantação de mais esta ação social. São jovens, pais e mães de famílias que ganharão uma melhor condição para se inserirem no mercado de trabalho da nossa Capital. Vamos fazer com que cada um dos Cras, que serão utilizados para ministrar os cursos, se tornem a casa da esperança para esses trabalhadores. Entendemos que a humanização deve ser uma marca da nossa cidade. Por isso, nossa meta é continuar direcionando nosso olhar de cuidado e carinho para aquelas pessoas que mais precisam do poder público”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Senai é fruto de um grande trabalho de articulação realizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro que, como madrinha da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, vem ajudando a transformar Cuiabá em uma cidade mais solidária, humana e igualitária para todos que aqui habitam. Para ela, a construção dessas parcerias é uma ferramenta encontrada pela Prefeitura para ampliar a atuação do poder público na cidade, conseguindo, da forma mais eficaz possível, facilitar o acesso das pessoas aos serviços ofertados pelo Executivo municipal.

“Essa é uma ação extremamente importante, pela qual vamos qualificar mais de mil jovens e adultos. Por meio dela, estamos dando a essas pessoas a chance de melhorar a renda familiar, aprender uma profissão e também criar uma expectativa de um futuro melhor. Temos um objetivo de levar nossa gestão humanizada para toda a cidade, fazendo com que essas ações sociais, realmente, cheguem aos cidadãos. O ‘Qualifica Cuiabá – 300 anos’ vem com a missão de somar com uma série de projetos que estamos desenvolvendo, desde o início da gestão, no intuito de melhorar a qualidade de vida de todos os cuiabanos”, explicou Márcia Pinheiro.

O gerente do Senai – Polo Cuiabá, Carlos Eduardo Braguini, destacou que o firmamento da parceria permitiu que o propósito de levar para as comunidades mais carentes a oportunidade de qualificação fosse cumprido, tanto pela instituição privada quanto pela Prefeitura. “Levamos à primeira-dama a ideia de qualificar as pessoas mais necessitadas e, de imediato, ela entendeu como algo extremamente importante. Com a iniciativa dela, o projeto ganhou vida e, rapidamente, se concretizou. Para o tricentenário de Cuiabá temos a possibilidade de avançar para 3 mil matrículas. Essa ampliação é um objetivo do Senai e estaremos sempre prontos para buscar meios de alcançá-lo”, salientou o gerente.

Também participaram do lançamento: o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, de Inovação e Comunicação, Júnior Leite, os diretores dos Cras de Cuiabá, o vereador Misael Galvão e lideranças comunitárias.

 

Fonte: Cuiabá

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá realizará gratuitamente testes rápidos de HIV

Publicado

em

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá irá promover os testes rápidos para diagnóstico de HIV, o exame oferecido é 100% gratuito e o resultado sigiloso. A ação será entre os dias 10 e 11 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Para participar do evento é necessário apenas comparecer ao hospital no horário, portando o cartão do SUS e um documento de identificação.

Essa atividade integra a campanha ‘Dezembro Vermelho’, que tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas vivendo com HIV.

Segundo a médica infectologista do Hospital Geral, Kadja Samara, para fazer o teste rápido basta uma gota de sangue para análise. “O diagnóstico no início é importante para o tratamento, já que a imunidade do organismo vai diminuindo com a evolução da doença, o que pode propiciar infecções oportunistas com complicações para o paciente”.

Kadja destaca que é importante que a pessoa que não tem conhecimento da sua sorologia que procure o serviço para testar, porque o quanto antes for diagnosticado o HIV com início precoce do tratamento, melhor será a qualidade de vida dessa pessoa.

De acordo com a enfermeira do setor de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HG, Alessandra da Sia, o hospital participa de todas as campanhas de conscientização que alertam a sociedade sobre os cuidados com a saúde. “As duas causas do mês de dezembro são extremamente importantes para a população. O Brasil é um país que registra muitos casos de câncer de pele e a utilização de proteção não é rotina. E, com a AIDS, precisamos de ações contínuas de prevenção, só assim evitaremos contaminações e diminuiremos a mortalidade”.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil pessoas possuem o HIV no Brasil. Desse número, 135 mil não sabem que estão infectadas. No mundo, a Organização das Nações Unidas estima que existem 1,7 milhão de pessoas com o vírus. Por isso, a Organização Mundial de Saúde orienta que os países busquem a meta 90-90-90. Isso é, o diagnóstico de 90% das pessoas infectadas. Dessas, que 90% tenham acesso ao tratamento. E, por fim, que 90% consiga reduzir o vírus a níveis indetectáveis.

É importante ressaltar que, hoje em dia, nem todo mundo que é portador do vírus HIV chega a adquirir Aids.

A transmissão do HIV se dá através da troca de fluidos corporais (sangue, leite materno e sêmen). Vale frisar que interações comuns como tocar, beijar, dividir objetos não transmite o vírus. Isso é importante para conscientizar a população a fim de diminuir a discriminação sofrida pelos portadores dessa doença.

Câncer de Pele

O câncer de pele é muito comum no Brasil (25% dos tumores malignos diagnosticados), ocorre por causa do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol.

Eles podem ser de vários tipos de câncer de pele. Os mais comuns são os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide) com incidência mais alta, porém menor gravidade, e os melanomas que, apesar de menos frequentes, são mais graves por causa do risco de metástases aumentado.

Pessoas com história familiar da doença, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas, as que se expõem ao sol e a agentes químicos excessivamente e têm muitas pintas constituem a população de maior risco para desenvolver a doença.

Segundo o Inca, para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil). O cálculo global corrigido para o sub-registro, aponta a ocorrência de 685 mil casos novos.

 

O Bom da Notícia

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana