conecte-se conosco



Cuiabá

Programação Natalina se encerra com as bençãos do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Publicado

em

Mais de duas mil passaram pela Praça Alencastro, neste domingo (23), para assistir à Missa Campal que marca o encerramento do Natal Iluminado da Prefeitura de Cuiabá. Em sua segunda edição a programação reforça o sentimento de fé, amor e união com a cerimônia eucarística a céu aberto reunindo milhares de fiéis e famílias da Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, acompanhados de suas mães, Maria Helena Pinheiro e Beatriz Kunn, fizeram uma procissão carregando o andor com a imagem do Senhor Bom Jesus (padroeiro de Cuiabá) até o altar, abençoando todas as famílias cuiabanas neste Natal e agradecendo pelas inúmeras bênçãos recebidas neste ano.

“Essa é mais uma demonstração de valorização da população cuiabana com a mensagem de levar essa gestão de humanização, amor, solidariedade, respeito e harmonia para todos os lares cuiabanos. Desde o primeiro ano de nosso mandato criamos o Natal Iluminado, no coração do Centro Histórico da cidade e que sempre foi um ponto de referência na união de convergências da sociedade no passado. Com o desenvolvimento e criação de muitos bairros, o centro e principalmente a Praça Alencastro deixou de ser ocupada e ficou abandonada. Por esse motivo revitalizamos, dando vida novamente a esse espaço com mais de 135 anos de história que representa o palco da história da nossa cuiabania devolvendo ao seu legítimo dono, que é o povo”, afirmou o prefeito.

Para o chefe do Executivo, a expectativa é de que a Praça Alencastro volte a ser aquele cantinho de encontro, com festas, quermesses, eventos. “O sucesso está tão grande que já para o ano que vem com orientação da primeira-dama, o Natal Iluminado que este ano durou 7 dias, no ano dos 300 Anos será ampliado para 10 dias e continuará encerrando no dia 23 de dezembro, com a santa Missa Campal da Catedral Metropolitana de Cuiabá às 19h transferida para a Praça Alencastro, criando assim uma tradição”, finalizou.

Toda a celebração foi conduzida pelo padre Edmilton Mota, e contou com a apresentação do coral infantojuvenil Arte Cidadã, formado por 46 membros, entrada do menino Jesus, ao som da canção Noite Feliz, entoada pela cantora cuiabana Áurea Maria.

“Para nós é muito importante estar envolvido nesta celebração porque a Igreja Católica faz parte da vida da cidade desde sua fundação. Então trazer a fé, a religiosidade para o meio do povo, é muito bom, é uma forma de evangelização”, explicou o padre.

O Natal Iluminado foi oficialmente aberto no dia 16 de dezembro (domingo) e seguiu durante toda a semana com diversas atrações voltadas para diferentes faixas etárias. Em sua programação, o evento contou com a tradicional Casa do Papai Noel e a presença do bom velhinho, presépio vivo – encenado pela companhia de teatro Cena Onze, praça de alimentação, além de um túnel de luz criado na Rua Pedro Celestino e a grande atração da projeção mapeada.

“Com muito carinho queremos agradecer a presença de todos. Para o ano que vem estamos nos preparando para uma linda festa de Natal que promete ficar na história do povo cuiabano”, disse a secretária extraordinária dos 300 Anos, Cely Almeida.

Neste ano, a tecnologia trouxe como novidade uma apresentação que une toda a magia específica da data com a característica alegria do personagem Mickey Mouse. A ideia foi, além de oferecer um momento de lazer e recreação, que o evento conseguisse também prestar uma homenagem ao desenho criado por Walt Disney, que completou 90 anos de história em 2018. O show de imagens em 3D, com duração de 30 minutos, foi apresentado todos os dias, às 20h30 e 21h.

O evento natalino é realizado a custo zero para a Prefeitura de Cuiabá, que conta com apoio dos seguintes patrocinadores: Energisa Mato Grosso, Águas Cuiabá, Puríssima Água Mineral, Café Brasileiro e Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD).

Fonte: ANDRESSA SALES -Assessoria

Cuiabá

Mato Grosso registra 207.747 casos e 4.954 óbitos por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (23.01), 207.747 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.954 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 980 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 207.747 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.593 estão em isolamento domiciliar e 193.143 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 285 internações em UTIs públicas e 316 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 70,93% para UTIs adulto e em 36% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (45.348), Várzea Grande (13.809), Rondonópolis (13.798), Sinop (10.964), Tangará da Serra (9.129), Sorriso (9.046), Lucas do Rio Verde (8.375), Primavera do Leste (6.345), Cáceres (4.836) e Nova Mutum (4.372).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 177.488 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 436 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última sexta-feira (22), o Governo Federal confirmou o total de 8.753.920 casos da Covid-19 no Brasil e 215.243 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 8.697.368 casos da Covid-19 no Brasil e 214.147 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de sábado (23).

Recomendações

Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

DOWNLOAD 

  • Painel Epidemiológico 321

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana