conecte-se conosco



Polícia

Profissionais do Sistema Penitenciário e Socioeducativo cobram inclusão na PEC da Previdência

Publicado

em

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 06/2020, conhecido como a PEC da Previdência dos servidores públicos do Estado, será votado em sessão ordinária na próxima semana.

 

Com a nova regra à aposentadoria, os titulares dos cargos efetivos e os membros dos Poderes e órgãos autônomos passam a aposentar: homens a partir dos 65 anos de idade, e mulheres a partir de 62 anos de idade. O PEC define ainda que a aposentadoria compulsória se dê aos 75 anos de idade. Os proventos serão pagos proporcionais ao tempo de contribuição.

 

Uma emenda do deputado estadual Sílvio Favero (PSL), determina que os servidores da polícia civil, agentes socioeducativos e agentes penitenciários, recebam o mesmo tratamento dos profissionais das forças de segurança, Polícia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, ocorre que quadro de servidores do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, conta com outros profissionais como médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, que pedem a inclusão no artigo.

Para modificar a propostas, os servidores pedem a alteração na redação do texto que será votado.

A redação diz que os agentes terão aposentadoria integral desde que tenham 50 anos de idade e pelo menos de 30 de contribuição, independentemente do sexo.

“MT é um dos poucos Estados que possuem equipe multiprofissional na carreira do Sistema Penitenciário, tem na equipe profissionais que trabalham na educação, saúde, reinserção social, socialização no atendimento e acolhimento das famílias, então esses profissionais não podem agora ser excluído dos seus direitos, inclusive na aposentadoria e pensão, pedimos que atendam ao nosso pleito pois também somos profissionais da Segurança Pública”, detalhou a psicóloga Eunice Teodora.

Para incluir os demais servidores, o deputado estadual Carlos Avalone apresentou emenda que incorpora os profissionais do Sistema Penitenciário e do Socieducativo.

Na tentativa de sensibilizar os deputados para aprovação da proposta, os servidores se mobilizaram e intensificaram o corpo-a-corpo, com cada representante do legislativo estadual.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Polícia

Policiais penais descobrem início de escavação de túnel em penitenciária

Publicado

em

Policiais penais da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop, descobriram o início de escavação de um túnel na cela 5 do raio Laranja, na manhã desta terça-feira (04.08). De acordo com as informações da direção da unidade, já havia a desconfiança da intenção dos recuperandos. Na cela havia 44 presos.

“Desde o fim de semana estávamos monitorando o raio que apresentava  atitude suspeita. Em revista foram encontrados pedaços de ferros que levavam a crer que estavam trabalhando num plano de fuga. Ontem no lixo retirado do interior da cela foi encontrado poeira e fragmentos de concreto. Nesta manhã em procedimento de revista geral no raio, logramos êxito na missão”, explicou o diretor da unidade Roni de Souza.

No dia 09 de janeiro deste ano, os policiais penais na unidade também conhecida como “Ferrugem” descobriram outro túnel também no raio laranja, contudo, na cela 3.

A direção da unidade registrou boletim de ocorrência sobre a escavação do túnel. E também será aberto procedimento administrativo disciplinar para apurar quais são os presos envolvidos na abertura do túnel.

 

Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana