conecte-se conosco



Educação

Procon Municipal orienta sobre os itens das listas de materiais escolares

Publicado

em

À medida que se aproxima o retorno das aulas o movimento nos estabelecimentos que comercializam artigos escolares tende a aumentar. Diante deste fluxo, o Procon Municipal de Cuiabá orienta os pais ou responsáveis pela compras quanto aos cuidados necessários na hora de escolher o material das crianças. É importante que eles estejam cientes do valor cobrado nas listas das instituições e do tipo de produto que pode ser exigido.

As listas devem elencar apenas o que cada aluno irá utilizar, sendo proibido o pedido de Materiais de uso coletivo como álcool, algodão, balde de praia, balões, bolas, canetas para lousa, copos descartáveis esponjas para pratos, papel higiênico, tonner para impressora, pregador para roupas, tintas em geral, envelopes, durex, fantoches e fitas durex.

O secretário adjunto de Defesa do Consumidor Costa orienta que se porventura algum caso semelhante ocorrer, a pessoa deve imediatamente procurar o órgão de defesa do consumidor no município para que uma equipe de fiscalização vá ao local da denúncia para as devidas providências.

Na oportunidade Gustavo lembra que essas visitas in loco nas instituições foram realizadas no final do ano passado como forma de instruir as escolas sobre quais procedimentos são permitidos e condizentes com o que é estabelecido em lei. Além disso, orienta Costa, a pesquisa de preços, opções de marcas e a exigência da nota fiscal são fundamentais.

“O mais recomendável seria que as pessoas adquirissem os materiais com certa antecedência, pois com o aumento da demanda os comércios geralmente aumentam os valores cobrados. Sabemos que o abuso não é permitido, por isso o consumidor deve ficar atento e fazer sua denúncia se sentir lesado”, reforçou o secretário.

Segundo Gustavo, é proposta do Procon propagar cada vez mais o direito de informação para todos os consumidores, resguardado pelo Código de Defesa do Consumidor, além de realizar o trabalho educativo com escolas.

O Procon Municipal de Cuiabá informa que o horário de funcionamento do Órgão é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. A sede está localizada na Rua Joaquim Murtinho nº 554, bairro Centro. O telefone para contato e mais informações é o (65) 3641-6400.

 

Por Carolina Miranda

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

Educação

PM e Seduc fazem audiência pública para criação de Escola Tiradentes em Várzea Grande

Publicado

em

por SECOM-MT

 

 

 

Nesta quinta-feira (21.01), às 19h, será realizada a audiência pública de discussão para transformação da Escola Estadual Nadir de Oliveira em Escola Estadual Militar Tiradentes. Essa unidade escolar fica no bairro Jardim Glória, em Várzea Grande, mesmo local da audiência pública.

A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Ensino (Deip), e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), convidam a comunidade para conhecer e debater acerca do modelo de gestão militar e, principalmente, dos anseios da comunidade que já se utiliza da estrutura e os serviços da escola Nadir de Oliveira.

Em razão da pandemia da Covid-19, para participação no evento será exigida a adoção de medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso obrigatório de máscara facial, distanciamento social, a higienização sanitária, entre outras medidas.

Para aqueles que forem participar, os organizadores lembram a exigência da apresentação de comprovante de residência para participar e votar no pleito.

Ensino Militar

Atualmente, o Estado conta com sete unidades de Escolas Tiradentes que atendem cerca de 3.100 estudantes. Elas estão sediadas nas cidades de Cuiabá, Confresa, Rondonópolis, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.

As escolas militares mato-grossenses são destaque nos exames do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As notas referentes a 2019, apresentadas em 2020, superam a média da rede estadual.

Os alunos da Escola Tiradentes Cabo PM Israel Wesley Prado de Almeida, da cidade de Juara e a Escola Tiradentes Soldado PM Adriano Moraes Ramos, em Lucas do Rio Verde conquistaram as notas mais altas (7,1) das séries finais do ensino fundamental na avaliação do Ideb. Em Cuiabá, a Escola Tiradentes obteve o índice do Ideb de 6,4, o maior das escolas estaduais da baixada cuiabana.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana