conecte-se conosco



Várzea Grande

Presidente do TJMT assina ordem de serviço para construção do novo Fórum de VG

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, assinou a ordem de serviço para a construção do novo Fórum de Várzea Grande nesta segunda-feira (8 de outubro). A estimativa da empresa vencedora do processo licitatório é iniciar a obra até o dia 5 de novembro.

 

A assinatura representa o pontapé inicial de contemplação a um anseio antigo da população várzea-grandense. De acordo com o contrato firmado entre o TJMT e a empresa mineira Alcance Engenharia e Construção, serão 30 meses de trabalho intenso para entregar a obra do novo fórum no dia 31 de março de 2021.

 

“É uma conquista realmente do Poder Judiciário e também uma conquista da Comarca de Várzea Grande, que hoje acomoda os serviços judiciários dentro de um fórum que não tem a menor possibilidade de utilização. Ele suporta ainda as condições por mais um tempo, tendo-se em vista as reformas e reparos que são feitos semanalmente, então a única solução que nós tínhamos era buscar outro lugar para conseguirmos dar a atenção necessária à Comarca de Várzea Grande”, afirmou o desembargador-presidente.

 

Conforme explica o engenheiro responsável pela obra, Luan Souza, a construtora já está mobilizada em Várzea Grande fazendo todo o networking necessário para contratação de fornecedores, prestadores de serviços e parceiros. Ele estima que serão empregados 200 profissionais no projeto, contribuindo também para a geração de empregos no município.

 

“Mais do que deixar uma edificação, queremos deixar um legado, transformar a vida das pessoas que irão se empenhar na construção do novo fórum. Já estamos buscando possíveis profissionais, conversando com moradores da região. Dentro do nosso programa, também prevemos a possibilidade do crescimento profissional, tornar a construção positiva em amplos sentidos”, assinalou o engenheiro.

 

O Tribunal de Justiça acompanhará toda a construção por meio da Diretoria de Obras, que já empenhou dois engenheiros – das áreas civil e elétrica – para monitorar diariamente o projeto.

 

“Nós temos hoje uma equipe que nos assessora na fiscalização de obras. Todas as necessidades dos jurisdicionados estão sendo contempladas nesse novo projeto. Acredito que a construção do novo fórum é de uma grande melhoria imensurável nesse momento”, diz Diogo Gonçalves, diretor de obras do TJMT.

 

Estrutura – O complexo judiciário será construído na região do Chapéu do Sol e terá 21.500 metros quadrados, incluindo três pavimentos com capacidade para abrigar 22 varas, Tribunal do Júri, 260 vagas de estacionamento, elevadores e rampas para garantir, sistema de reutilização de água e sistema de tratamento de esgoto próprio – conforme determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no que tange à acessibilidade e sustentabilidade.

 

Satisfação – O presidente Rui Ramos destacou ainda a satisfação em assinar a ordem de serviço ao final de sua gestão à frente da presidência – que se encerra em dezembro. “Eu me sinto extremamente satisfeito, extremamente recompensado pelo meu tempo de presidência em poder dar o star efetivo dessa obra. Era imprescindível uma revisão de processos, de metodologia e de perspectiva do nosso Plano de Obras. Tivemos uma união enorme com os servidores que propiciou dar o acolhimento a uma pretensão que já é um pouco antiga”, ressaltou.

 

Mylena Petrucelli/Fotos: Tony Ribeiro (F5)

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Várzea Grande entrega kits merenda escolar

Publicado

em

 

Seguindo determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus – COVID 19, Várzea Grande completou nesta sexta-feira, 27 de novembro, a entrega do quinto lote de Kits Merenda Escolar para os alunos da Rede Pública que estão inscritos nos programas sociais do Governo Federal. Essas cinco etapas somaram 62.500 mil entregas que são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
A distribuição dos produtos está sendo realizada desde o início da suspensão das atividades presenciais nas unidades escolares. Com a entrega deste lote a secretaria atingiu a marca de mais de 60 mil kits ofertados aos estudantes e seus familiares.
Como explica o titular da pasta, Sílvio Fidelis, o objetivo da ação foi o de manter o alto valor nutricional das crianças e adolescentes que frequentam a rede pública, durante todo esse período da pandemia, além de reforçar o ensino pedagógico através do estudo a distância.
“A nossa intenção foi o de garantir aos estudantes acesso à alimentação balanceada e adequada durante o ano letivo, ainda que estivessem em casa. Muitos alunos dependem da alimentação que é ofertada nas unidades de ensino público de Várzea Grande, e com essa ação, estamos fazendo nossa parte. Este foi mais um compromisso desta gestão no fortalecimento da Educação Pública de qualidade”, destacou o secretário.
Fidelis disse ainda que a secretaria de Educação publicou em Diário Oficial dos Municípios, Nota Técnica com orientações quanto à distribuição dos kits, que é de responsabilidade das Unidades Escolares, que fazem ainda a programação de distribuição, por meio de comunicado aos responsáveis, para não gerar tumulto ou filas Toda a distribuição deve ser registrada conforme protocolo entregue as unidades, no preenchimento de formulário, contendo o nome da unidade escolar, nome do aluno, nº do NIS (Número de Inscrição Social), ano, turno e assinatura por extenso dos pais ou responsáveis.
A Nutricionista e Coordenadora de Alimentação Escolar, Mônica Aparecida Gonçalves, disse que as cestas são confeccionadas com base em orientação nutricional e, as quantidades dos produtos são para 30 dias, conforme o planejamento do cardápio oferecido nas escolas. Os kits são distribuídos para alunos das unidades escolares, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e são para os estudantes de baixa renda e cadastrados no programa Bolsa Família.
O kit é composto por produtos básicos para alimentação, como arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, farinha de mandioca, leite e biscoito. No caso dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil, as antigas creches terão um complemento de 1 kg de carne (bovino ou suíno) ou frango.
O presidente do Conselho de Educação, Adão Eugênio da Silva acompanhou todo o processo de confecção e distribuição dos kits de alimentação dos cinco lotes, e disse que a Administração Municipal cumpriu com o compromisso em ofertar a merenda escolar aos alunos da Rede Pública Municipal, apesar dos contratempos ocorridos durante esse ano, por conta do coronavírus, e da suspensão das aulas presenciais.
“Sabemos que muitos alunos têm na merenda escolar uma refeição principal, por isso é gratificante ver que a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, conseguiu suprir essa necessidade, mantendo em dia essa tão importante alimentação. Todo o processo foi realizado de forma eficaz e transparente”, atestou o presidente.
A subsecretária Benedita Ponce esteve na unidade anexa da Secretaria de Educação para acompanhar in loco a separação dos kits alimentação e o carregamento dos produtos que já começam a ser destruídos nas unidades escolares a partir de amanhã.
As primeiras entregas foram nas escolas Júlio Domingos de Campos e Abdala José de Almeida, com maior número de crianças atendidas. As demais entregas serão feitas nas demais unidades escolares, seguindo um cronograma definido pela coordenadoria de alimentação escolar.
Benedita Ponce anunciou que neste último lote – que compreende 12.700 kits alimentação – os estudantes irão receber além dos produtos alimentícios um panetone, que simboliza o período natalino. “2020 foi um ano atípico e os estudantes tiveram mudanças significativas, por isso queremos que eles se sintam abraçados por todos nós, na esperança de que o ano que vem possamos estar todos juntos novamente, e em um ambiente mais acolhedor e no convívio com os colegas e professores”, pontuou.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana