conecte-se conosco



Várzea Grande

Prefeitura inicia retomada de obras de Unidades Básicas de Saúde

Publicado

em

A Prefeitura de Várzea Grande iniciou a ação de retomada de obras de Unidades Básicas de Saúde. De 15 obras paralisadas- em gestões anteriores- estão sendo retomadas 8 que possuem a anuência dos órgãos fiscalizadores, Ministério da Saúde e Conselho Municipal de Saúde.  A prefeitura iniciou processo de licitação, e foi autorizada a dar iniciar a obra da UBS localizada no bairro Aurília Salles Curvo.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, assinou na manhã desta terça-feira (25), ordem de serviço para que a empresa vencedora da licitação e responsável por finalizar os serviços em um prazo de 120 dias, inicie imediatamente a obra. O investimento é de aproximadamente R$ 600 mil entre recursos do Ministério da Saúde e próprios do município.

“Estamos retomando essa importante obra para melhorarmos o atendimento da saúde na cidade. Vamos intensificar a fiscalização para que o cronograma seja cumprido e em breve o equipamento público possa ser utilizado pela população. Infelizmente deixaram este grande gargalo para a nossa Gestão, o que já estamos resolvendo, porém só vamos fazer dentro da ordem jurídica e o que os órgãos de controle determinarem. O que estamos fazendo é recuperando a cada dia nossa saúde pública, com obras, reformas, aquisição de medicamentos e insumos hospitalares. A Rede do  Sistema Único de Várzea Grande está fortalecida, e abastecida. Temos equipes de  Recursos Humanos fortes e acima de tudo bem qualificadas para bem atender a nossa população” , disse a prefeita.

Segundo o secretário Municipal de Saúde Diógenes Marcondes, destas 8 unidades que o município está retomando as obras , uma do Ouro Verde já está em pleno funcionamento. Agora é seguir com os processos licitatórios e gradativamente retomando obras autorizadas. “ Esta Unidade vai atender em sua abrangência os bairros Aurília Salles Curvo, Vila União, Flôr do Ipê e Cohab Jayme Campos, o que corresponde a mais de 6 mil famílias morando nestas comunidades.Vamos desativar, quando esta obra ficar pronta ,a UBS do Jardim União, porque esta nova unidade vai  absorver toda a demanda.A unidade do União será desativada por problemas de comprometimento na  infraestrutura do prédio. Por enquanto a UBS do União está funcionando em um prédio alugado, para não deixar a população desassistida,localizado no loteamento Hélio Ponce, na Avenida das Graças, lote 04 e 05, no Cristo Rei. A retomada de obras de UBS de Várzea Grande faz parte do programa de valorização da saúde do  município e representa todo o esforço feito pela atual gestão para proporcionar à população uma saúde de alta qualidade, garantindo mais eficiência aos serviços prestados”,reafirmou Diógenes Marcondes.

O gestor lembrou, ainda, que, em paralelo às obras da UBS, se encontram em andamento os serviços de conclusão de reforma do Hospital e Pronto Socorro e construção de mais uma unidade de Pronto Atendimento 24h Upa do Cristo Rei. Obras que marcam avanço significativo no setor de saúde do município.

A servidora da UBS do Jardim União e moradora do bairro Aurília Curvo há mais de dez anos, Denilbe Cristina Arruda, comentou sobre a facilidade de acesso aos atendimentos, após a implantação dessa UBS, e também passará a trabalhar na unidade próxima de sua casa. “Foi muito boa a iniciativa da prefeitura em retomar a obra,tão importante para as famílias da região, pois quando começar a funcionar  haverá equipes de médicos da saúde da família  e equipes de dentistas, e por isso vamos sendo mais valorizados, em poder atender em um prédio novo, modelo padrão com toda a infraestrutura necessária. Vai otimizar e muito as necessidades de saúde de todas as comunidades que serão assistidas”

Para a presidente do bairro Aurília Curvo, Milene Peralta, a obra e de suma importância para todos. “ Vamos entrar o ano de 2019 com pé direito, com obra nova e uma unidade de saúde em pleno funcionamento. Todos nós tínhamos muita expectativa sobre a solução para esta unidade que estava paralisada, e hoje já com a obra sendo retomada.Além desta unidade de saúde em nosso bairro está sendo construída uma nova creche, o que vai melhorando a qualidade de vida da nossas comunidades”, comemorou.

Diógenes Marcondes explica ainda que as Unidades Básicas de Saúde oferecem serviços de acompanhamento à população e prevenção e promoção da saúde como campanhas de vacinação, consultas de pré-natal e de cuidados com a saúde de diabéticos e de hipertensos, além dos reforços da Saúde Preventiva, com a disposição de médicos da família e consultórios odontológicos. “Várzea Grande passou por um processo de reorganização da sua Rede de serviços, e apresenta experiência consolidada como resultado dessa  reorganização do modelo assistencial com base em uma atenção primária à saúde fortalecida. A retomada destas unidades fortalece  a Rede SUS, e consequentemente teremos uma população mais saudável”,

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Eleição da mesa: Vereadores desobedientes podem ser expulsos por partidos

Publicado

em

A disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Várzea Grande, movimenta os bastidores e promete alguns embates internos em siglas que ainda pretendem debater o assunto.

Em conversa com dirigentes partidários, a informação é que alguns parlamentares, tomaram decisão isolada ao declarar apoio ao atual presidente, que é candidato à reeleição, vereador Fábio Tardin, o Fabinho (DEM).

O rumo tomado por veteranos e novatos pode ser um “tiro no pé” para alguns vereadores que já se comprometeram com a chapa de Tardin.

Presidentes de partido, já falam em sanções aos que não seguirem as orientações partidárias.
Segundo informações, outra chapa encabeçada pelo vereador Pablo Pereira (DEM), pode vingar, se conseguir reverter a decisão de alguns parlamentares, o que é praticamente impossível, já que o acordo feito com o grupo dos 12, parece ser inviolável.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana