conecte-se conosco



Cuiabá

Prefeitura apresenta novo modelo de transporte

Publicado

em

Davi Valle

Em audiência pública a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) apresentou à população uma proposta para solucionar os problemas do transporte coletivo na Capital, na quarta-feira (19). O modal prevê testes para quatro novos ônibus entre híbridos e elétricos, além da possibilidade de implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT).

O setor deve receber incialmente investimentos de R$ 110 milhões e a previsão para o lançamento do edital é para abril de 2019.De acordo com o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, do encontro saíram ponderações que poderão nortear uma próxima audiência antes do lançamento da licitação.

“Convocamos essa primeira audiência pública para que a população pudesse contribuir neste processo, com sugestões que ajudarão a melhorar o atendimento à zona rural, a criação de novas linhas e tudo o que for necessário de uma forma geral”, explicou.

O projeto leva em consideração uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e foi desenvolvido a partir da realização de um amplo estudo, que diagnosticou a situação do transporte na Capital. Assim, o levantamento aponta problemas relacionados aos terminais, linhas e qualidade dos ônibus.

Para resolver as questões o modelo prevê que, inicialmente, 33% da frota seja climatizada. Em cinco anos, contudo, a porcentagem chegará a 100%. “Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, será uma licitação composta de veículos novos, com ar condicionado e um sistema de rede moderno”, disse o secretário.

A população de maneira democrática teve a oportunidade de sugerir, e apresentar seus apontamentos obtendo as respostas dos gestores da Semob, ou do engenheiro civil, técnico da empresa contratada, Arlindo Fernandes.

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e reuniu também representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB MT), vereadores de Cuiabá, Associação Mato-grossense dos Deficientes, Associação de Usuários do Transporte Coletivo.

 

Por ANDRESSA SALES

Cuiabá

Governador afirma que vacinas chegam em Mato Grosso ainda nesta segunda-feira (18)

Publicado

em

O governador Mauro Mendes afirmou que as vacinas contra a covid-19 chegam em Mato Grosso ainda nesta segunda-feira (18.01).

Mauro Mendes esteve reunido nesta manhã com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores, para discutir a distribuição dos imunizantes.
A reunião ocorreu no Centro de Distribuição de Medicamentos do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), local onde as vacinas estão armazenadas.

“A vacina chega ainda hoje e estaremos distribuindo para os municípios em tempo recorde”, explicou.

Conforme o governador, neste primeiro momento chegarão 65,7 mil doses da vacina, que atenderão primeiro os grupos prioritários, a exemplo dos profissionais da saúde.

“Essa quantidade foi distribuída proporcionalmente aos estados. Agradec¸o o trabalho do nosso secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, assim como de toda a equipe da Saúde”, pontuou.

O secretário Gilberto Figueiredo explicou que toda a logística de distribuição do imunizante já está pronta.

“Assim que a vacina chegar, vamos distribuir rapidamente para fazer chegar a todos os postos de vacinação”, disse.

Cronograma

De acordo com o governador, nos próximos dias deverão chegar mais doses de vacinas a Mato Grosso, dentro do Plano Nacional de Imunização, para imunizar toda a população.

“O Governo Federal centralizou a aquisição de vacinas. Tentamos comprar direto por Mato Grosso, mas recebemos uma negativa. Estamos conversando com outros laboratórios, mas é muito difícil, então vamos seguir o Plano Nacional de Imunização”, relatou.

Apesar de as vacinas estarem chegando gradualmente, Mauro Mendes reforçou a importância de continuar a tomar as medidas de segurança contra a transmissão do vírus.

“Vamos manter as medidas farmacológicas, porque elas são importantes e podem salvar a vida de muitos mato-grossenses”, concluiu.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana