conecte-se conosco



Várzea Grande

Prefeitura abre votação do desenho que será selo ‘Empresa Amiga do Meio Ambiente 2019’

Publicado

em

Fonte:Secom-VG

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, lançam a partir de hoje ( 20), votação eletrônica para escolha do desenho que será o selo “ Empresa Amiga do Meio Ambiente 2019”

A votação será via endereço eletrônico pelo site institucional da prefeitura de Várzea Grande, (www.varzeagrande.mt.gov.br .Seis desenhos concorrem e  foram selecionados durante concurso cultural e estarão à disposição para serem escolhidos. A enquete está disponível à população para votação modalidade livre e ficará no site até o dia 31 de agosto para a disputa ao primeiro lugar.  O desenho mais votado será o oficial  – Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente 2019.

As empresas que adotam ações ambientais autossustentáveis, de modo a reduzir o impacto no meio ambiente de suas atividades, vão poder contar com uma certificação pelo município, com o “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente”.

Os desenhos que estão concorrendo são das Escolas Municipais de Educação Básica ‘Professora Lenine de Campos Póvoas’ (Aluno-João da Silva – 6º ano); ‘Júlio Domingos’ (Aluna-Sabrina Soary Ferreira); ‘José Estejo de Campos’ (Aluno-André de Almeida da Silva); ‘Líbia da Costa Rondon’ (Aluno-Arthur Saldanha Bastos – 7º ano); ‘Antônio Joaquim (Aluna-Ester Rafaely de Oliveira – 3º ano) e “Nair de Oliveira’ (Aluna-Ariane Sthefany Correa).

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável,Helen Farias Ferreira, explicou que as empresas que possuírem o  selo oficial  estão em dias com as legislações ambientais e com  as políticas  públicas corretas e sustentáveis. Com isso, o consumidor terá a certeza de adquirir uma mercadoria com alta qualidade. Consequentemente, o empresário sentirá mais estimulado para adotar práticas autossustentáveis como forma de conquistar mais espaço no mercado.

“O mundo caminha em direção a um novo modelo de negócios baseado na sustentabilidade ambiental. Empresas que já saíram na frente em investimentos para alcançar tal objetivo hoje já colhem os frutos, percebidos no respeito dos consumidores que passam a identificá-las como as mais ‘amigas do meio ambiente’. A responsabilidade ambiental das empresas se apresenta como questão cada vez mais importante no seu comportamento e exerce grandes impactos nas suas estratégias, missão e valores. Essas empresas são cientes do compromisso de preservação ambiental enquanto agentes sociais, mas sabem também que proteger o meio ambiente gera impacto social positivo, e também atrai consumidores por produtos sustentáveis. O resultado é o fechamento de um ciclo satisfatório,  quanto mais cuidado com os clientes e seus interesses, mais vendas e, consequentemente, mais lucros”, salientou a secretária de Meio Ambiente.

O concurso é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Várzea Grande em parceria também com o Várzea Grande Shopping, e integrou as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nacionalmente no mês de junho. O concurso creditará às empresas várzea-grandenses com o selo de licenciamento ambiental correto e de preservação da natureza.

“O concurso foi idealizado pelo 3º ano consecutivo com a finalidade de incentivar e estimular os estudantes da Rede Municipal de Ensino a criarem uma imagem que representasse a funcionabilidade em relação à preservação ambiental da cidade, além do ecossistema da região. Todas as 26 unidades de ensino participantes, tiveram expressiva representatividade.Tudo foi criado  pelos alunos,com muita dedicação e os resultados foram bem positivos. Os seis desenhos vencedores da primeira etapa são bem elaborados na tratativa do meio ambiente do município e a escolha será com certeza bem acirrada, pois os alunos conseguiram expressar com precisão os detalhes do ecossistema da cidade”, disse o secretário de Educação, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis.

Segundo Silvio Fídelis, preservar o meio ambiente é emergencial e todos devem estar envolvidos. Os cidadãos devem agir com conscientização no que tange respeitar outras pessoas, animais e plantas. “Desenvolvemos projetos que incentivam o conhecimento ambiental e atividades conscientes, autossustentáveis e saudáveis, sempre integrando os hábitos diários dos alunos com atitudes ambientalmente conscientes e corretas, nas escolas da Rede Municipal de Ensino ”.

A votação é na modalidade livre, não contendo base científica, e sim, a pura expressão do aluno com referência ao tema. A Votação é aberta para toda a sociedade que pode acessar o site institucional da prefeitura (www.varzeagrande.mt.gov.br) e escolher até o dia 31 de agosto, um dos seis desenhos, sendo apenas um deles, o vencedor do selo “ Empresa Amiga do Meio Ambiente 2019”.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Várzea Grande entrega kits merenda escolar

Publicado

em

 

Seguindo determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus – COVID 19, Várzea Grande completou nesta sexta-feira, 27 de novembro, a entrega do quinto lote de Kits Merenda Escolar para os alunos da Rede Pública que estão inscritos nos programas sociais do Governo Federal. Essas cinco etapas somaram 62.500 mil entregas que são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
A distribuição dos produtos está sendo realizada desde o início da suspensão das atividades presenciais nas unidades escolares. Com a entrega deste lote a secretaria atingiu a marca de mais de 60 mil kits ofertados aos estudantes e seus familiares.
Como explica o titular da pasta, Sílvio Fidelis, o objetivo da ação foi o de manter o alto valor nutricional das crianças e adolescentes que frequentam a rede pública, durante todo esse período da pandemia, além de reforçar o ensino pedagógico através do estudo a distância.
“A nossa intenção foi o de garantir aos estudantes acesso à alimentação balanceada e adequada durante o ano letivo, ainda que estivessem em casa. Muitos alunos dependem da alimentação que é ofertada nas unidades de ensino público de Várzea Grande, e com essa ação, estamos fazendo nossa parte. Este foi mais um compromisso desta gestão no fortalecimento da Educação Pública de qualidade”, destacou o secretário.
Fidelis disse ainda que a secretaria de Educação publicou em Diário Oficial dos Municípios, Nota Técnica com orientações quanto à distribuição dos kits, que é de responsabilidade das Unidades Escolares, que fazem ainda a programação de distribuição, por meio de comunicado aos responsáveis, para não gerar tumulto ou filas Toda a distribuição deve ser registrada conforme protocolo entregue as unidades, no preenchimento de formulário, contendo o nome da unidade escolar, nome do aluno, nº do NIS (Número de Inscrição Social), ano, turno e assinatura por extenso dos pais ou responsáveis.
A Nutricionista e Coordenadora de Alimentação Escolar, Mônica Aparecida Gonçalves, disse que as cestas são confeccionadas com base em orientação nutricional e, as quantidades dos produtos são para 30 dias, conforme o planejamento do cardápio oferecido nas escolas. Os kits são distribuídos para alunos das unidades escolares, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e são para os estudantes de baixa renda e cadastrados no programa Bolsa Família.
O kit é composto por produtos básicos para alimentação, como arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, farinha de mandioca, leite e biscoito. No caso dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil, as antigas creches terão um complemento de 1 kg de carne (bovino ou suíno) ou frango.
O presidente do Conselho de Educação, Adão Eugênio da Silva acompanhou todo o processo de confecção e distribuição dos kits de alimentação dos cinco lotes, e disse que a Administração Municipal cumpriu com o compromisso em ofertar a merenda escolar aos alunos da Rede Pública Municipal, apesar dos contratempos ocorridos durante esse ano, por conta do coronavírus, e da suspensão das aulas presenciais.
“Sabemos que muitos alunos têm na merenda escolar uma refeição principal, por isso é gratificante ver que a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, conseguiu suprir essa necessidade, mantendo em dia essa tão importante alimentação. Todo o processo foi realizado de forma eficaz e transparente”, atestou o presidente.
A subsecretária Benedita Ponce esteve na unidade anexa da Secretaria de Educação para acompanhar in loco a separação dos kits alimentação e o carregamento dos produtos que já começam a ser destruídos nas unidades escolares a partir de amanhã.
As primeiras entregas foram nas escolas Júlio Domingos de Campos e Abdala José de Almeida, com maior número de crianças atendidas. As demais entregas serão feitas nas demais unidades escolares, seguindo um cronograma definido pela coordenadoria de alimentação escolar.
Benedita Ponce anunciou que neste último lote – que compreende 12.700 kits alimentação – os estudantes irão receber além dos produtos alimentícios um panetone, que simboliza o período natalino. “2020 foi um ano atípico e os estudantes tiveram mudanças significativas, por isso queremos que eles se sintam abraçados por todos nós, na esperança de que o ano que vem possamos estar todos juntos novamente, e em um ambiente mais acolhedor e no convívio com os colegas e professores”, pontuou.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana