conecte-se conosco



Cuiabá

Prefeito mantém calendário de pagamento dos servidores em 2019

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cuiabá mantém o calendário de pagamento realizado nos dois primeiros anos de gestão conforme publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (21) referente ao exercício de 2019. A folha em dias reafirma o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro com o servidor em manter os salários atualizados ressaltando seu valor dentro da administração do Município.

Conforme informação da Secretaria Municipal de Gestão, os pagamentos dos inativos, entre aposentados e pensionistas são efetuados sempre no dia 25 de cada mês. Já os ativos, entre efetivos, contratados e comissionados, recebem seus proventos sempre no último dia útil de cada mês. “Se faz necessário o estabelecimento de prazos para organização e processamento da folha mensal dos servidores da Prefeitura de Cuiabá, em tempo hábil. A gestão municipal está conseguindo manter o ritmo de pagamento dos servidores devido aos esforços de contenção de gastos da máquina administrativa”, considerou o secretário adjunto de Previdência, Fernando Jorge Mendes de Oliveira.

“Este é um dever imprescindível que temos com a população e com os servidores públicos, que se dedicam incansavelmente a atender a sociedade cuiabana. Valorizar esse compromisso fortalece não apenas a qualidade do serviço prestado, mas incentiva o desenvolvimento da nossa Capital, uma vez que nossas equipes passam a se sentir ainda mais inspiradas a desempenhar o melhor trabalho possível”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Na oportunidade, o prefeito anunciou uma novidade. O pagamento do décimo terceiro dos servidores públicos efetivo ativo, inativo e pensionista desta Administração Pública será feito no mês de aniversário. Para aqueles que ocupam cargo ou função comissionada, os valores serão recebidos no mês de dezembro, sendo proporcional aos meses de exercício.

 

Por Carolina Miranda

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

Cuiabá

Retomada das aulas é autorizada no sistema híbrido

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta segunda-feira (25) a retomada das atividades escolares na rede pública municipal e privada, em sistema híbrido. A decisão consta no Decreto nº 8.315, que deve circular na edição da Gazeta Municipal de terça-feira (26). Com a publicação, as unidades educacionais devem, obrigatoriamente, apresentar à Prefeitura de Cuiabá um Plano Estratégico de Retomada Segura das Atividades.

O chefe do Executivo municipal explica que, na rede pública, a retomada deve ocorrer a partir do dia 8 de fevereiro, sendo fevereiro e março de forma remota e, em abril, na modalidade híbrida. Já para os estabelecimentos privados, no ensino fundamental e médio, o retorno pode acontecer, remotamente, no dia 1º de fevereiro e a partir de março com a adoção do sistema híbrido.

Tanto a rede pública quanto a privada devem observar o limite de 50% da capacidade total de cada sala de aula, bem como todas as medidas de biossegurança como, por exemplo, distanciamento entre as carteiras, disponibilidade de álcool 70% ou produto semelhante para higienização e uso de máscara, entre outras. Além disso, o aluno só poderá retornar mediante a assinatura, obrigatória, de um termo de autorização, por parte dos pais ou responsáveis.

“Nessa pandemia muitas angústias tem tomado conta da minha vida como gestor da Capital e como pai. Uma delas é a difícil decisão da retomada das aulas presenciais. De um lado, o colapso econômico de um dos setores que mais foi penalizado pela pandemia. Do outro, a necessidade de tomar decisões que resultem em um menor risco possível à população. Mas, é chegado o momento de implantar esse novo normal na rede de educação pública e privada”, comentou o prefeito.

No caso da Educação Infantil (de 0 a 5 anos e 11 meses), especificamente, o decreto autoriza o retorno 100% presencial, desde que seja também respeitada a limitação de 50% da capacidade de cada sala. Para o ensino técnico e profissionalizante e ensino superior, a determinação é de que, de 1º a 28 de fevereiro, as atividades ainda ocorram virtualmente e, a partir de 1º de março, no sistema híbrido.

O prefeito destacou que todas as medidas podem ser revistas, de acordo com o comportamento da pandemia da Covid-19, que segue sendo monitorado pela Prefeitura de Cuiabá. “Qualquer alteração que coloque em risco a saúde e vida das pessoas, especialmente das nossas crianças e profissionais da educação, essas medidas podem ser mudadas. Continuaremos acompanhando de perto e trabalhando para que esse novo normal aconteça com total segurança e responsabilidade”, pontuou Pinheiro.

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana