conecte-se conosco



Eventos

Prefeito garante apoio para realização de evento nacional sobre educação matemática

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou nessa terça-feira (15) o apoio do Município para realização do 13ª Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem). Organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento acontecerá de 14 a 17 de julho, no Complexo Esportivo Arena Pantanal, e tem como principal ponto de discussão a “Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica – Interfaces entre pesquisas e salas de aula”.

O encontro é considerado um dos mais importantes no âmbito nacional, por conseguir reunir todos àqueles que estão, diretamente, envolvidos com a área de conhecimento da ciência exata. Dessa forma, o evento abre as portas para que professores, estudantes e pesquisadores desenvolvam discussões sobre a educação matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas da área. A expectativa é de que mais 4 mil pessoas participem e aproximadamente 2 mil trabalhos sejam apresentados.

“É um evento que trará para nossa Cuiabá pessoas de todo o país. Por isso, para nós é uma honra ser convidados para contribuir com a organização. Temos como característica ser uma gestão incentivadora e aberta para projetos que, de alguma forma, valorizará nossa Capital. Nesse, especificamente, além de toda contribuição para a formação profissional dos participantes, ainda é uma grande oportunidade de fomento ao turismo e à economia do município”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Todos os trabalhos estarão ligados aos eixos Práticas Escolares, Pesquisas em Educação Matemática e Formação de Professores. A ideia é que, a partir das discussões, relatos de experiência, pôsteres, minicursos, palestras e conferências, os participantes contribuam um com os outros para o avanço nos processos de ensinar e aprender matemática nas escolas de Educação Básica do Brasil.

“O encontro já se consolidou nacionalmente entre os principais da área de educação. Por meio dele, nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento desse importante campo de ensino. A última edição foi na cidade de São Paulo e agora conseguimos trazer para Cuiabá, justamente no ano em que a cidade completa seu tricentenário. Por isso, acreditamos ser fundamental esse envolvimento da Prefeitura, principalmente no sentido de incentivar a participação dos profissionais que atuam nas escolas municipais”, explicou o reitor da Unemat, Prof. Rodrigo Zanin.

As inscrições já podem ser feitas pelo site: https://sbemmatogrosso.com.br/eventos/

 

Por Bruno Vicente

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

Eventos

Itamar Canossa é eleito presidente do Fórum Agro MT

Publicado

em

“Vamos trabalhar para dar mais força ao Fórum Agro, ampliar a nossa área de atuação e aumentar ainda mais a representatividade da entidade no cenário estadual e nacional”, destacou Itamar Canossa ao assumir a presidência do Fórum Agro MT no 2021/2023. A cerimônia de posse ocorreu na manhã desta segunda-feira (25.01) na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá, e teve a presença de lideranças da Famato, da Ampa, da Acrimat, da Acrismat e da Aprosmat.

Para Canossa, que também é presidente em exercício da Acrismat, a melhor forma de aumentar e dar mais força à representatividade do Fórum é abrir as portas para a entrada de novas associações. “Existem inúmeras outras associações que representam setores do agronegócio e que podem se juntar a nós e unir forças para termos ainda mais poder de negociação em assuntos relevantes para nós. São ideias e projetos que estão no começo e vamos avaliar a viabilidade, colocar em prática, sempre com muita clareza e transparência”, pontuou.

O agora ex-presidente do Fórum Agro, Normando Corral, que ocupou o cargo por dois mandatos seguidos, reforçou o papel da entidade e suas conquistas nos últimos anos. “O Fórum Agro MT é o melhor espaço para que nós do agronegócio possamos discutir sobre as demandas que afetam nosso setor. Aqui unificamos nosso discurso e tiramos todas as nossas dúvidas. Sempre acreditei que como nossos problemas são comuns, as soluções também serão. Acredito que a unificação do discurso em defesa do setor seja a maior conquista do Fórum recentemente”, declarou.

Corral destacou ainda o grande papel do Fórum nas negociações políticas e a relação da entidade junto ao poder público. “Uma das principais funções do Fórum é essa, de representar e defender os interesses do agronegócio junto ao poder público e conversar com autoridades estaduais e nacionais, além de nos reunir com a Frente Parlamentar do Agronegócio no Estado”.

Fórum Agro MT

Foi criado em 2014 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do agronegócio de Mato Grosso, buscando soluções para o fortalecimento e crescimento do setor. Tem como objetivo harmonizar as atividades das entidades participantes com as principais demandas do momento; fortalecer o poder de representação do setor; e estimular políticas públicas para o desenvolvimento da agropecuária.

É formado pela Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso) e Famato (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso).

 

 

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana