conecte-se conosco



Política MT

Prefeito eleito anuncia comissão de transição de governo em Chapadas dos Guimarães

Publicado

em

O prefeito eleito em Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), e o vice-prefeito eleito, Carlinhos (PDT), anunciaram, na tarde desta quarta-feira (18), os dez nomes de que farão parte da Comissão Técnica Especial de Conferência, responsável pela transição do governo.

Osmar Froner, Carlinhos, o ex-prefeito Gilberto Mello (PL), escolhido para ser o coordenador da comissão, e os demais representantes da equipe, foram recebidos na Prefeitura Municipal pelo procurador geral do município, o advogado Renato de Almeida Orro Ribeiro.

O objetivo da  comissão é traçar um panorama amplo para coletar todas as informações da prefeitura para que a nova administração saiba realmente qual a situação do município quando o novo prefeito assumir o cargo.

De acordo com Osmar, a maiores preocupações são a situação financeira da cidade e a manutenção dos serviços essenciais no final do ano.

“Estamos preocupados e temos conhecimento do endividamento real do município. Precisamos rever os contratos firmados com os prestadores de serviços, readequar os valores até que possamos restabelecer essas contratações. Também pretendemos propor readequações na Lei Orçamentária Anual (LOA), que se encontra na Câmara Municipal. Então vamos tomar todas as medidas para que a gente não entre no próximo ano desequilibrado financeiramente”, explicou Osmar Froner.

Além disso, ele manifestou que a equipe de transição também vai acompanhar o comprometimento da Prefeitura em fazer a quitação das folhas de pagamento dos meses de novembro e dezembro. Osmar também espera que a Administração Municipal mantenha até ao final da atual gestão a manutenção dos serviços essenciais, como o funcionamento dos serviços de Saúde, o abastecimento regular de água e a coleta do lixo.

Segundo Osmar, essas medidas são necessárias tendo em vista a aproximação do período de alta temporada, quando a cidade recebe milhares de visitantes.

Gilberto Mello,  nomeado para coordenar a comissão, explicou que a apresentação da comissão junto ao Poder Executivo está prevista na Resolução Normativa n.º 19/2016-TP do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que regula os processos de transição de governo.

As pessoas indicadas pelo prefeito eleito irão trabalhar juntamente com a Comissão de Transmissão de Mandato, que será composta por profissionais da atual administração, mas que ainda não foram divulgados pela Prefeitura.

Na tarde desta terça-feira (17), a atual prefeita, Thelma de Oliveira (PSDB), disse que a transição será feita de forma tranquila de modo que todas as informações sejam fornecidas à comissão.

Confira a lista com os dez nomes escolhidos que integram a comissão de transição:

  1. Gilberto Schawrz Mello – Coordenador
  2. Carlos Eduardo de Lima Oliveira – vice-prefeito eleito
  3. Rosane Costa Itacaramby – Advogada
  4. Marcos Soares de Souza – Professor efetivo e bacharel em Direito
  5. Luís Augusto Crivellaro – Contador
  6. Antônio Candido Paixão – Servidor público efetivo
  7. Anderson Alves Murtinho – Engenheiro florestal
  8. Rosa Maria Blanco Manzano – Enfermeira
  9. Benedito Antônio de Oliveira Lechner – Servidor público efetivo
  10. Hélia Maria Moreira Pacheco de Mello – Servidora pública efetiva

Osmar Froner aproveitou a oportunidade e requereu um calendário de trabalho da equipe do governo, e sucessivamente a apresentação de vários documentos, dentre eles, o Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), para o exercício seguinte.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

Em programa na TV, Emanuel agradece votos e ressalta Cuiabá do equilíbrio e estabilidade

Publicado

em

 

O prefeito de Cuiabá e candidato à reeleição Emanuel Pinheiro (MDB) abriu seu programa eleitoral nesta sexta-feira (20) agradecendo os mais de 82 mil votos recebidos no último dia 15 e que o levaram ao segundo turno das eleições na Capital.

“Quero agradecer as 82.367 pessoas que saíram de suas casas para dar seu voto de confiança a uma gestão humanizada e de muito trabalho, que prioriza os que mais precisam e está mudando Cuiabá de verdade, com muitas obras e ações”, disse.

“Cheguei até aqui sofrendo todo tipo de ataque, sempre com assuntos velhos, requentados. Ainda assim, esses ataques não puderam evitar que mesmo com 8 candidatos, chegássemos no segundo turno, tecnicamente empatados em primeiro lugar”, emendou o prefeito.

Segundo Emanuel, as agressões não foram capazes de atingir o que a atual gestão proporcionou à população nos últimos quatro anos. A exemplo, obras como o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), além de entregas como o kit escolar, as novas vagas nas creches, o programa Hora Estendida na Saúde, dentre outras.

“A população está percebendo que nossa cidade encontrou um novo caminho, de equilíbrio e estabilidade. Pela primeira vez, Cuiabá não teve greve de servidores durante todo o mandato. Um caminho de mudança, que deixou para trás as filas nos corredores do pronto-socorro”, listou o emedebista.

“Avançamos muito com a entrega de grandes obras e com total transparência. E já somos a quinta capital mais desenvolvida do País. Essas conquistas são de todos e precisam ser preservadas. Agora, chegou o momento de seguir mudando. Precisamos andar pra frente, mas sem perder o que já foi conquistado”.

Propostas

Ainda durante o programa, Emanuel voltou a falar algumas de suas propostas para o próximo mandato.

Uma das metas é levar o “Hora Estendida na Saúde” para mais cinco bairros da Capital, onde as unidades de saúde terão atendimento das 7 às 21 horas. O antigo Pronto-Socorro da Capital será transformado no Hospital da Família. A unidade contará com maternidade, 10 leitos de UTI para recém-nascidos, 15 para crianças e 30 para adultos, além de alas para idosos e para saúde mental, bem como 5 salas de cirurgia.

O prefeito também se comprometeu a entregar mais 20 Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEICs) – cada um com capacidade para atender 120 crianças -, além de criar mais quatro escolas em tempo integral.

“Teremos ainda o ‘Cuiabá Digital’ e o fundo de crédito emergencial ‘Pra Frente Cuiabá’, para apoiar comerciantes. Serão concedidos empréstimos a juros zero, isenção de IPTU e alvará de funcionamento. Já a construção do Contorno Leste vai beneficiar mais de 200 mil pessoas. São boas ideias pra gente avançar com segurança e sem aventura”, concluiu o prefeito.

Emanuel encabeça a coligação “A Mudança Merece Continuar”, composta por 11 partidos – MDB, PP, PV, PSDB, REPUBLICANOS, PL, PTC, PCdoB, PMB, PTB e SOLIDARIEDADE – e tem como candidato a vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV).

 

Da Redação

Assessoria Emanuel Pinheiro
E-mail: [email protected]

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana