conecte-se conosco



Cultura

Prefeito anuncia Carlina Jacob como nova secretária de Cultura

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou na manhã de hoje (18), a produtora Carlina Jacob como a nova titular da pasta de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá. Interinamente, o secretário de Governo – Luis Claudio Castro Sodré – respondia às demandas.

“Fez a defesa da nossa gestão e, desde o primeiro turno, foi uma grande companheira e uma grande guerreira em defesa da nossa candidatura à reeleição. Liderou o movimento contra a extinção do Conselho Municipal de Cultura, quando esse absurdo veio à tona durante a campanha eleitoral”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O prefeito reafirmou ainda que a pasta só terá  a ganhar com o perfil da nova integrante do staff. “Além de valorização do setor cultural, ela possui um perfil de execução, de engajamento e boa visão que quero agregar a pasta: o perfil de empreendedora. Sem dúvida, uma mulher com formação técnica, política e que mantém uma ótima relação com os segmentos”.

Carlina é a sétima mulher a integrar a nova gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

“Agradeço muito ao convite do prefeito Emanuel Pinheiro. Acredito que, mais do que nunca, é necessário valorizar a cultura e o maior desafio será fazer de tudo para manter a nossa identidade cultural nesse momento de desenvolvimento e de pandemia. Quero levar nossa cultura para o mundo, abrir plateia e mercado. Não adianta fazer cultura somente para nós mesmos, quero fazer da nossa cultura um segmento cada vez mais próspero”, declarou a nova secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob.

Empresária, promotora de eventos, Carlina atua no mercado cultural há mais de 30 anos, tendo trazido a Mato Grosso os maiores nomes da música nacional em mais de 1,5 mil eventos. Seu trabalho é reconhecido nacionalmente.

Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Cultura

Artista plástico homenageia personalidades mato-grossenses com exposição de bustos

Publicado

em

O artista plástico Tchéllo Santos realiza a sua primeira exposição solo, em Cuiabá e Várzea Grande, entre os meses de março e abril. Com o tema Personalidades, ele homenageia dez nomes da cultura regional, política e religiosa, que fazem parte da história de Mato Grosso. A exposição é realizada via Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Tchéllo fez os bustos de Couto Magalhães, Sarita Baracat, dona Domingas Leonor (Grupo Flor Ribeirinha), Jejé de Oyá, Mãe Bonifácia, Manoel de Barros, Marechal Rondon, Pascoal Moreira Cabral, Maria Taquara e Júlio Domingos de Campos (seo Fiote). As obras foram esculpidas a partir da argila e finalizadas com cimento.

Para o artista, a exposição tem o intuito de resgatar o legado dessas figuras e levá-los ao conhecimento da nova geração. “O objetivo é levar ao conhecimento tanto da população local como de visitantes, a importância dessas personalidades para a nossa história. Relembrar e ensinar sobre nossa cultura aos mais jovens, despertar a curiosidade dessa geração e valorizar nossos pontos turísticos. Além disso, valorizar os artistas desse segmento, essencial para que se perpetue essas origens”, destaca Tchéllo.

Haverá duas exposições, a primeira de 06 a 23 de março, no Museu de Arte Sacra (MAS), em Cuiabá; e a segunda, de 24 de março a 12 de abril, no VG Shopping, em Várzea Grande. Durante as mostras, Tchéllo também realizará oficinas, ensinando as técnicas que usa para esculpir. Ao todo, serão quatro aulas com argila. Confira a programação completa abaixo.

Marcelo Fonseca dos Santos, o Tchéllo Santos, é natural de São Paulo, reside em Mato Grosso desde 1990. Tchéllo faz parte da quarta geração de artistas plásticos da sua família. Herdou o talento do seu avô e junto do pai foi aprimorando a técnica.  Com trabalhos presentes em vários municípios de Mato Grosso e outros estados do Brasil, como Goiânia, Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, o artista vem desenvolvendo sua arte de forma exclusiva e rica em detalhes, sempre trazendo vertentes decorativas, religiosas e místicas.

Serviço

Exposição e oficinas “Personalidades”

Local: Museu de Arte Sacra

Endereço: Praça do Seminário – Dom Aquino, Cuiabá – MT

Período da Exposição: de 06 à 23 de março

Horário: 09 às 17h

Oficinas: 13 de março (sábado) e 20 de março (sábado), às 9h30

Público: de 7 a 14 anos

Inscrição pelo telefone: (65) 99965-0319

 

Exposição e oficinas “Personalidades”

Local: VG Shopping

Endereço: Av. Presidente Artur Bernardes, 43 – Centro Sul, Várzea Grande – MT

Período de Exposição: de 24 de março à 12 de abril

Oficinas: 24 de março (quarta-feira), às 18h e às 19h

Público: de 5 a 12 anos

Inscrição pelo Whatsapp (65) 99212-8307

 

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana