conecte-se conosco



Várzea Grande

Prefeita é homenageada no 32º aniversário do Grupamento dos Bombeiros ‘Guardiões do Pantanal’

Publicado

em

A solenidade em comemoração ao 32º aniversário do Corpo de Bombeiro Militar, Comando Regional l, 2º Batalhão de Bombeiros Militares “Guardiões do Pantanal “ foi realizada na manhã desta sexta-feira (28) na sede da unidade. A prefeita Lucimar Sacre de Campos  participou da solenidade ao lado dos militares,  Major Mário Henrique Faro Ferreira, comandante do 2° BBM, e  do Coronel-Adjunto  dos Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso, César Viana de Brum. O  evento foi prestigiado também por diversas autoridades, empresários, familiares e amigos.

Foram homenageados os valorosos integrantes da corporação  que tem a nobre missão de defender a sociedade salvando  vidas, preservando a paz e a tranquilidade, sentimentos almejados por todos nós, demonstrando assim grande dedicação à causa pública, além de segmentos da sociedade civil organizada.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos a  instituição Corpo de Bombeiros Militar tem sua existência concebida num princípio basilar da humanidade, ou seja, o respeito à vida e a dignidade humana.  “Ressalto como fundamental e como exemplar a missão do Bombeiro Militar em Mato Grosso que nos anos 90, ganhou independência administrativa e financeira.  Afianço a importância do Exército Brasileiro na região do pantanal mato grossense que exerce um papel fundamental na formação de cidadãos e de novos combatentes os ‘Guardiões do Pantanal’. Nesta solenidade em que se comemora o 32º aniversario do Batalhão Guardiões do Pantanal, meus parabéns por esta família, em torno da unidade e de um propósito, de enfrentar o cotidiano com bravura na preservação de vidas”, enalteceu a prefeita Lucimar Campos.

A prefeita fez questão de lembrar que em Várzea Grande a Guarda Municipal tem atuação conjunta com outras forças militares como o próprio Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar de Mato Grosso, a Polícia Judiciária Civil, tudo num único sentido, reforçar a segurança da população como um todo. “Os bombeiros são homens e mulheres  especiais por abdicarem de suas próprias vidas em detrimento da vida de outros. Essa é uma das maiores manifestações profissionais de respeito ao ser humano”, concluiu a prefeita.

O Comandante do 2º BBM, Major Mário Henrique Faro Ferreira fez questão de agradecer aos presentes e salientar que hoje o dia é reservado aos 97 Guardiões do Pantanal, que conhecem as limitações e dificuldades da corporação,  porém se multiplicam para realizar o serviço com qualidade e excelência. “ São Bombeiros Militares dedicados e disciplinados que não medem esforços para cumprir todas as missões e todos têm o reconhecimento do seu comandante, no seu valor e dedicação de cada um aos “Guardiões do Pantanal”.Trinta e dois anos se passaram desde sua ativação e analisando essa trajetória, refletimos a importância que o 2º BMM têm para a corporação e a sociedade várzea-grandense e mato grossense”, ressaltou.

Para o Coronel-Adjunto dos Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso, César Viana de Brum, deve-se destacar algumas atividades específicas e essenciais que a corporação desenvolve em proteção a sociedade que é a prevenção e combate a incêndio aeroportuário no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e o Núcleo de Busca e Resgate com Cães “Atividades estas que se mostraram eficazes, principalmente o resgate com cães, com saldos positivos em salvar vidas de pessoas perdidas, e que hoje se tornou referência no Estado de Mato Grosso e também no Brasil. Fora as capacitações ofertadas  que torna a corporação qualificada e preparada para as missões e contribuições junto a sociedade. Um dia de homenagens e reconhecimentos, que também são princípios dos Bombeiros Militares”, agradece o coronel.

Por: Da Redação – Secom/VG

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Liminar estabelece prazo para regularização de cemitérios em VG

Publicado

em

A Justiça acolheu pedido liminar efetuado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e estabeleceu o prazo de 180 dias para regularização das atividades desenvolvidas em cinco cemitérios localizados em Várzea Grande. A obrigação deverá ser cumprida pelo Município, em relação aos cemitérios São Francisco, Capela do Piçarrão, Recanto da Saudade e Costa Verde, e pela empresa Betânia Empreendimentos Imobiliários Ltda, mantenedora do cemitério Recanto da Paz.

De acordo com a decisão, os requeridos deverão obter junto ao órgão ambiental competente as licenças ambientais dos cemitérios. Terão ainda que apresentar análises das águas subterrâneas para verificar a ocorrência de contaminação, devendo as amostras serem coletadas a montante e a jusante do fluxo de escoamento preferencial da superfície freática, além de elaborar e implementar programa de monitoramento do lençol freático.

A comprovação do cumprimento integral das determinações fixadas na decisão deverá ocorrer no prazo de 180 dias, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil. A liminar foi concedida ao Ministério Público Estadual nesta terça-feira (01), pelo juiz Rodrigo Roberto Curvo.

Segundo o MPMT, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA) realizou visita preventiva nos cinco cemitérios e constatou várias irregularidades, entre elas, a operação sem as devidas licenças ambientais e a falta de monitoramento do lençol freático.

“É incontroverso que a ausência de licenciamento ambiental dos cemitérios ativos gerenciados pelo tanto pelo Município de Várzea Grande, quanto pela Betânia Empreendimentos Imobiliários Ltda acarretam inúmeros riscos ao meio ambiente. O Município de Várzea Grande é responsável pela tutela do meio ambiente, de modo que não pode se omitir no licenciamento ambiental dos cemitérios públicos”, destacou a promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, em um trecho da ação.

 

Da Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana