conecte-se conosco



Cuiabá

Praça Alencastro é palco de mais uma grande ação do Outubro Rosa

Publicado

em

Cerca de 500 pessoas passaram pela Praça Alencastro nesta sexta-feira (26) – Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama, para participar de mais uma ação em alusão ao Outubro Rosa – campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Em sua 9° edição, o encontro anual, organizado pela a Associação de Apoio à Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso (MT Mama), tem como parceiro a Prefeitura de Cuiabá e diversas entidades e apoiadores da causa.

Durante todo o dia os voluntários e assistidas da instituição intitulados “Amigos do Peito” abordaram o público que passava pela praça com orientações, informações e recomendações sobre prevenção e combate à doença.

“Infelizmente a maioria dos casos de câncer de mama tem sido cada vez mais precoce. Para nós, isso é motivo de muita preocupação. O trabalho que realizamos durante todo o ano é mais forte durante este mês, justamente para que a população tenha o hábito de anualmente fazer o autoexame. Somente dessa forma é possível identificar a doença no estágio inicial. O Câncer de mama, não tem idade e quanto mais cedo descoberto maior a chance de cura”, explicou a presidente do MT Mama, Cleuza Leite.

O trabalho educativo da entidade promove a conscientização de todas as pessoas quanto à importância da detecção precoce de doenças nas mamas, além de fornecer todo o suporte às pessoas e familiares durante o tratamento.

Para a professora aposentada, Elizabeth Conceição Almeida Alves, a prevenção e o controle anual da mamografia fez toda a diferença para seu diagnóstico da doença.

“Por estar sempre examinando as mamas e fazer anualmente a mamografia, quando descobri que tinha a doença logo comecei o tratamento e desde então faço os acompanhamentos. Foi um momento muito difícil, a retirada da mama é algo que meche muito com emocional da mulher, ao mesmo tempo me tornei uma mulher mais forte e hoje dedico meu tempo retribuindo todo o suporte que recebi em trabalhos sociais”, contou Elizabeth.

De acordo com o MT Mama no estado os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220 em Cuiabá. Em homens, a doença atinge 1% do total.

Além de todo o trabalho de orientação, quem passou pela praça recebeu alguns serviços de cuidados com a saúde oferecidos pelos alunos do Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (Cetem). Os cidadãos puderam contar, por exemplo com aferição da pressão arterial, orientação sobre hipertensão e diabetes, triagem sanguínea oferecidos pelo Cedic-Cedilab. Os alunos ainda agraciaram o público com design de sobrancelhas, massagem Quick e Reiki, manicure, corte masculino e feminino.

Além da atividade na Praça Alencastro, 10 palestras estão programadas até o final do mês em empresas, órgãos públicos e escolas realizadas por voluntários e assistidas.

Cuiabá

Stopa: “Nossa gestão tem 86% de aprovação e foi a campanha que apresentou mais propostas”

Publicado

em

Candidato a vice-prefeito por Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), da coligação “A Mudança Merece Continuar” encabeçada pelo candidato à reeleição, prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), ao comparecer em seu local de votação, no  Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), no bairro Centro, na manhã deste domingo (29) destacou que a campanha foi voltada para mostrar as ações e apresentar propostas para os próximos 4 anos.

Ele criticou a onda de ataques de  fake news e lamentou  a falta de propostas da oposição. “Não deveria ser assim, cheia de fake news.  Campanha tem que ser de propostas e discutir  o que é melhor para a cidade.  Acredito que nossa chapa mostrou mais propostas e mostrou o que temos feito e o que vamos fazer por Cuiabá. Acreditamos  em uma grande vitória. O meu compromisso, e do prefeito Emanuel é trabalhar muito e fazer uma gestão ainda melhor do que fizemos na primeira. Este é nosso compromisso, construir uma Cuiabá digna aos nossos cuiabanos e estamos fazendo isso”, comentou.

Para o candidato,  a recente pesquisa de avaliação da gestão divulgada pelo instituto Ibope, mostra que Emanuel está no caminho certo . ” A população nos deus 86% de aceitação, na avaliação da gestão. Agora é trabalharmos muito para conquistar esses votos e mostrar para a população  o que é melhor para Cuiabá”, finaliza.

Emanuel encabeça a coligação “A Mudança Merece Continuar”, composta por 11 partidos – MDB, PP, PV, PSDB, REPUBLICANOS, PL, PTC, PCdoB, PMB, PTB e SOLIDARIEDADE – e tem como candidato a vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV).

 

Por Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana