conecte-se conosco



Polícia

Polícia Civil forma 24 profissionais de Segurança Pública no 2º Curso de Operações Policiais

Publicado

em

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Operações Especiais (GOE), formou vinte e quatro alunos do 2º Curso de Operações Policiais (COP), em evento realizado, na manhã desta quinta-feira (06.07), em Cuiabá.

Os 24 profissionais da segurança pública de diferentes Estados concluíram o 2º Curso de Operações Policiais (COP), que objetiva a capacitação de policiais para atuarem com preparo técnico e operacional, em ocorrências sensíveis e de alto risco.

Durante 25 dias, os alunos passaram por intenso treinamento, buscando preparação para lidar com situações extremas de estresse e perigo, em ocorrências de alta complexidade em que a técnica e o controle emocional fazem a diferença na preservação de própria vida e de terceiros.

Para iniciar o curso, foram selecionados 37 profissionais de segurança pública, aprovados após teste de aptidão física (TAF). Devido ao alto grau de dificuldade da capacitação, 13 alunos desistiram ou foram reprovados nas disciplinas que exigem do policial preparo físico e psicológico.

A turma de formandos do 2º Curso de Operações Policiais é formada por 10 policiais civis de Mato Grosso, 05 policiais civis de Rondônia, 03 policiais militares da Rotam/MT, 02 policiais civis do Pará, 01 policial civil de Tocantis, 01 policial civil de Goias, 01 policial rodoviário federal e 01 bombeiro militar.

Presente na solenidade, o delegado geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, destacou a importância do curso que, tornou-se referência, por qualificar servidores para atender qualquer tipo de enfrentamento e defender a sociedade.

“A integração entre as forças policiais de outros Estados e Polícia Militar, foi fator fundamental para esse curso acontecer. Em um momento de contingenciamento de recursos, realizar um curso dessa natureza, trazendo servidores de vários Estados, fica evidente que Mato Grosso está muito a frente, no compromisso de capacitar e preparar os profissionais de Segurança Pública”, destacou Fernando Vasco Spinelli Pigozzi.

O delegado geral também parabenizou a gestão pró ativa do delegado da GOE, Ramiro Mathias, que junto a sua equipe, não mediu esforço para concluir o segundo curso do COP, realizado com apoio de colaboradores e parceiros.

O curso de operações policiais é promovido pela Gerência de Operações Especiais (GOE), com supervisão pedagógica da Academia de Polícia (Acadepol), para o nivelamento técnico operacional básico entre os policiais lotados no GOE e com objetivo de proporcionar aos servidores da Polícia Civil de outras unidades e instituições, a qualificação técnica operacional, para atuarem com eficiência e segurança em operações policiais no âmbito da Segurança Pública.

Participaram da cerimônia de formatura, o Secretário Adjunto de Integração Operacional, Cel PM Jonildo Assis, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar, Cel BM Alessandro Borges Ferreira, o Presidente da Amdepol, José Lindomar Costa, a Presidente do SINPOL, Edleusa Afonso de Mesquita, diretores da Polícia Civil, entre ouras autoridades e convidados.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Polícia

PM detém suspeito de tentativa de homicídio e apreende espingarda usada no crime

Publicado

em

Policiais militares do Núcleo de Santa Cruz do Xingu (a 1.230 km de Cuiabá) prenderam no domingo (22.11), um homem por tentativa de homicídio. Na segunda-feira (23), os agentes localizaram a arma usada no crime.

As diligências iniciaram depois que a vítima, um homem, deu entrada no hospital da cidade atingido por um disparo de arma de fogo. Consciente, ele apontou o autor. Contou que tudo aconteceu depois de um desentendimento, mas antes ambos consumiam bebida alcoólica.

Horas depois o denunciado foi encontrado e detido. Questionado onde teria deixado a arma usada no crime, respondeu que tinha usado uma faca, mas deixou no local.

Os policiais continuavam a procura quando foram informados que a carabina calibre 22 com as munições estariam em uma propriedade próxima de onde o fato ocorreu, debaixo de uma cama. No local, a informação foi confirmada.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana