conecte-se conosco



Variedades

Pesquisadores descobrem nova espécie de macaco no interior

Publicado

em

Uma nova espécie de primata, batizada de Plecturocebus grovesi (zogue-zogue), na região de Paranaíta (362 quilômetros de Sinop). A novidade foi anunciada pela concessionária da usina hidrelétrica Teles Pires, construída na divisa com Jacareacanga, no estado do Pará, responsável por um programa de monitoramento no local do empreendimento.

A nova espécie de primata foi batizada de Plecturocebus grovesi em homenagem ao professor britânico Colin Groves, considerado uma das maiores autoridades mundiais em taxonomia de primatas, falecido em 2017.

De acordo com pesquisadores, serão necessárias medidas de proteção para resguardar o futuro do primata que, recém-encontrado, já é uma espécie categorizada como Criticamente Ameaçada na União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O programa foi desenvolvido entre os anos de 2012 e 2017, e, segundo a empresa, contribuiu para uma sequência de estudos que levaram à descrição da nova espécie. O trabalho foi coordenado pelo pesquisador Fabiano Rodrigues de Melo, da Universidade Federal de Goiás. Entre os participantes também estão diversos profissionais, como os biólogos Raony de M. Alencar e Diego Afonso Silva.

A descrição da nova espécie ainda envolveu pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade do Estado do Mato Grosso, Universidade Federal do Pará e Instituto de Desenvolvimento Sustentável, além da Universidade de Salford, UCLA Institute for Society and Genetics, Global Wildlife Conservation e Stony Brook University.

 

Fonte: Só Notícias

Últimas Noticias

Homem que perdeu a memória espera contato de familiares em Minas Gerais

Publicado

em

Um senhor de Cuiabá que perdeu a memória está perdido na cidade de Ouro Fino (446,9 km de distância de Belo Horizonte-MG), o senhor fez uma consulta em uma unidade de saúde do município e não consegue voltar para casa.

Por mais que perdeu a memória, fazem 8 dias que ele chegou na cidade e está perdido. Os filhos são chamados pelos nomes de: Junior Peres da Cruz
Filha Ester Peres dos Santos da Cruz.

O senhor Altino Domingos da Cruz já está sob a condução da Polícia do local esperando contato de parentes que possam reconhecê-lo para retornar a sua residência.

Pessoas da cidade de Ouro Fino-MG, que acompanham o caso e estão compartilhando e ajudando na divulgação das informações, fazem apelo e ressaltam alguns dados importantes da situação do Sr. Altino.

“Já comunicamos a Polícia, e estamos aguardando uma viatura chegar… Ele disse que faz 5 ou 8 dias que ele não sabe voltar pra casa.
Atualizado: Ele mostrou uma receita que confirma que ele consultou no postinho de saúde do Ouro Fino hoje.

Espero que logo encontrem o filho dele Junior Peres da Cruz. Ele disse que mora em Cuiabá no Serra Dourada.

Se alguém souber quem é, ou conhece a família. Agradeço🙏”.

 

O telefone para contato de pessoas que souberem dos familiares do idoso perdido pode chamar no telefone: (65) 9 9800-3300.

 

A equipe do MT de Fato se dispõe na divulgação e podem entrar em contato com nossa equipe se caso alguém souber de mais informações.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana