conecte-se conosco



Eventos

Penitenciária Feminina tem reforma concluída; unidade acrescentou 15 novas vagas

Publicado

em

A reforma de um raio na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, vai ampliar em 15 novas vagas a capacidade da unidade, já que cada cela foi readequada para abrigar duas pessoas. A inauguração ocorreu nesta terça-feira (08.09), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP).

Foram investidos R$ 30 mil na compra de materiais e mão de obra. A estrutura já vem com as camas e o banheiro. A reforma também adequou os espaços às novas normas adotadas pelo Sistema Penitenciário, dentre elas, a restrição de objetos e ausência de tomadas elétricas. Cada cela tem o sistema de energia e refrigeração do lado externo.

A diretora da unidade, Maria Giselma Ferreira Silva, elogiou a efetivação da obra e lembrou que as mudanças trarão melhorias para as reeducandas e os servidores.

“Em pouco mais de 20 dias conseguimos efetivar esta obra e, com isso, será possível ampliar a segurança do local visando o bem-estar das reeducandas”, revela.

Ainda segundo Giselma, neste primeiro momento o espaço vai abrigar 24 recuperandas e a transferência será realizada ainda esta semana.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores destacou que a Penitenciária Feminina é um dos estabelecimentos penais do Estado com superávit de vagas. Atualmente, a Penitenciária abriga 201 mulheres, mas tem capacidade para 300.

“Todas as reformas que foram realizadas aproveitaram para ampliar o número de vagas que já existia. Hoje em Mato Grosso nós não temos mais um déficit de vagas femininas. Esta reforma atende ao novo modelo de gestão que iniciamos em 2019 com a retirada da energia das celas e tomadas, na qual substituímos por ventilação por exaustores e iluminação externa, como medida de trazer maior segurança para os servidores e dificultando a comunicação externa”, enfatizou.

A solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta terça-feira, na sede da unidade feminina. Além do secretário adjunto, Emanoel Flores, estiveram presentes também a superintendente de Política Penitenciária, Michelli Egues Dias Monteiro, e o superintendente regional leste, Anderson Santana da Costa.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Eventos

Bombeiros capturam cobra escondida em caminhonete

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros fez a captura de uma Jiboia, esta tarde, nas proximidades de uma empresa, na rua Ênio Pepino, bairro Jardim Santa Mônica. O animal de ao menos 1,10 metro, que estava no capo de uma Toyota Hilux branca, precisou ser retirado com o auxílio de dois profissionais.

A serpente foi encontrada por funcionários que acionaram os bombeiros. Ela estava inicialmente embaixo de um GM S10 cinza, que havia chegado de uma área rural. Conforme o sargento dos bombeiros, Edvan Borges, “o animal pode ter entrado no veículo em busca de alimento, e viajado por quilômetros até a cidade”.

Foram utilizados um cambão e um contêiner para captura da cobra, que foi encaminhada com uma pequena lesão na pele ao Hospital Universitário da UFMT. Ela deverá ser solta em até três numa área de mata.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana