conecte-se conosco



Várzea Grande

Parceria entre prefeitura e Univag beneficia escolas da rede pública de Várzea Grande

Publicado

em

Lançado na manhã desta sexta-feira, 5, as atividades do Programa de Residência Pedagógica do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, que irão beneficiar as escolas municipais de Educação Básica – EMEB “Emanuel Benedito de Arruda e EMEB “Jayme Veríssimo de Campos Júnior” que receberão durante 18 meses universitários para o aperfeiçoamento da formação prática profissional dos cursos de licenciatura.

O Programa de Residência Pedagógica e uma das ações que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e Cultura – MEC, que tem por objetivo propiciar ao licenciando a partir da segunda metade do curso, o aperfeiçoamento da formação, exercitando de forma ativa a relação entre teoria e prática, com a imersão na escola de educação básica. As atividades contemplam a intervenção pedagógica, coleta de dados e diagnóstico, acompanhadas por professores preceptores e orientadas por docentes da instituição formadora.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, as atividades que serão realizadas nas escolas municipais através do Programa de Residência Pedagógica serão importantes para que os docentes possam vivenciar as práticas educacionais desenvolvidas nas unidades do município. “Atualmente, a Educação de Várzea Grande tem mostrado resultados efetivos na melhoria da qualidade e metodologia de ensino. Implementamos o Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA em 13 unidades, com atividades no contra turno escolar reduzindo a evasão escolar e melhorando nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica” destacou.

O vice-reitor do UNIVAG, Flávio Foguel, explica que os alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física, bolsistas do Programa irão acompanhar os processos pedagógicos educacionais desenvolvidos nas unidades para que, com as experiências vivenciadas in loco, desenvolver estudos e projetos que irão retroalimentar processos de formação aos docentes da universidade.

Foguel destacou também a parceria entre Univag e Prefeitura Municipal, citando o Projeto Integrador de Ambientes, desenvolvido pelos alunos do curso de Arquitetura da Universidade que, por meio da parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, já contemplou quatro Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI, com a revitalização de salas de aula, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade aos alunos.

O secretário Silvio Fidelis enfatizou que a Educação em Várzea Grande é desenvolvida com compromisso e seriedade nas 81 unidades que atendem 27 mil alunos matriculados na rede pública. Ele lembrou que a EMEB “Emanuel Benedito de Arruda” uma das inscritas no Programa Residência Pedagógica, foi a vencedora do Prêmio de Gestão Escolar do município e de Mato Grosso, graças ao comprometimento e envolvimento de técnicos, professores, gestores e da comunidade escolar. “Nós acreditamos na Escola Municipal e estamos imbuídos nesse compromisso de elevar cada vez mais o nível da educação dentro de um plano de valorização da cidadania, da dignidade e essas práticas certamente serão vivenciadas pelos futuros educadores que estão participando desse programa” finalizou.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Lucimar e Kalil anunciam pagamento de salário com diferença para professores

Publicado

em

 

Os servidores públicos municipais de Várzea Grande recebem nesta sexta-feira, 27, os salários referentes ao mês trabalhado de novembro enquanto os professores da Educação Pública Municipal recebem amanhã, 25, a diferença da correção do piso federal. No total serão investidos cerca de R$ 37,5 milhões aproximadamente, entre salários e o retroativo nos salários dos professores da segunda maior cidade de Mato Grosso entre março até novembro.
O anúncio foi feito pela prefeita Lucimar Sacre de Campos que estava acompanhada pelo prefeito eleito, Kalil Baracat e pela futura primeira-dama, a promotora de Justiça, Januária Dorilêo, que visitaram as instituições públicas municipais da Secretaria de Promoção Social e as políticas sociais de inclusão das pessoas consideradas em vulnerabilidade social ou que estão sendo profissionalizadas.
As três folhas de pagamento que ainda restam ser quitadas em Várzea Grande somam juntamente com a diferença salarial dos professores algo em torno de R$ 105 milhões que vão circular neste final de ano na economia da cidade.
Lucimar Sacre de Campos reafirmou o compromisso com os servidores públicos municipais e garantiu o pagamento das três folhas que ainda restam neste ano de 2020, referentes aos salários de novembro e dezembro e do 13 salário para todo o funcionalismo, além de ajudar o comércio e a indústria para se planejarem neste final de ano e preverem uma atuação calcada em possível incremento de vendas.
“Lembro que no início do ano, como sempre, remetemos à apreciação dos vereadores a correção do piso nacional dos professores, e entre desentendimentos quanto ao alcance da proposta, somente em outubro foi aprovada a proposta e agora estamos pagando o retroativo de março até novembro e inserindo o valor corrigido nos salários que ainda restam sem pagos neste ano”, disse Lucimar Sacre de Campos.
Ela frisou que mesmo com queda temporária na arrecadação de impostos por causa da pandemia ao longo deste ano, a receita voltou a se recuperar e não atrapalhou o cumprimento do Calendário Salarial que está sendo cumprido rigorosamente e em alguns meses até mesmo antecipado, em uma clara demonstração do nosso compromisso com o funcionalismo público municipal.
A prefeita disse também que as obras e ações municipais serão mantidas até que o novo prefeito e seu staff assumam a gestão e adotem as medidas que considerarem necessárias, “É claro e óbvio que existem medidas a serem tomadas, pois a administração pública é dinâmica e exige uma série de inovações a cada momento, a cada dificuldade a ser vencida, mas a futura gestão sob o comando de Kalil Baracat e José Hazama terá plenas condições de fazer o enfrentamento dos problemas e buscar as soluções necessárias para vencer os obstáculos”, ponderou Lucimar Campos.
Já para o prefeito eleito, Kalil Baracat é um privilégio assumir uma administração municipal, através da vontade popular e das mãos de uma gestora pública que transformou todos os conceitos de administração pública. “Lucimar Sacre de Campos está sendo uma prefeita além do seu tempo e todos os esforços empreendidos irão permitir que nossa gestão a partir de 2021 possa avançar, melhorar ainda mais a qualidade de vida da população e continuar transformando Várzea Grande, colocando a mesma como cidade acolhedora e terra de oportunidades. Várzea Grande será daqui para melhor graças ao empenho, dedicação, transparência e eficiência da prefeita Lucimar Sacre de Campos que juntamente com o senador Jayme Campos vai continuar nos ajudando e aperfeiçoando todas as políticas públicas”, disse o prefeito eleito, Kalil Baracat.

 

Por Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana