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Várzea Grande

Ouvidoria Cidadã atinge meta de 91% dos atendimentos consolidados no 2º quadrimestre deste ano

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De janeiro a agosto de 2018, a Ouvidoria Cidadã da Prefeitura Várzea Grande realizou 550 atendimentos. O meio de comunicação mais utilizado pelos cidadãos para registrar as suas solicitações, sugestões e críticas destinadas ao Poder Executivo foi o telefone gratuito 0800 647 41 42 . Os trabalhos consolidados pelas secretarias municipais de Várzea Grande, no que tange a resolução das demandas recebidas pela Ouvidoria Cidadã, no período de janeiro a agosto, tiveram uma solução rápida e eficaz, o que possibilitou a Prefeitura Municipal atingir, já no mês de agosto, 91% – o percentual de resposta dada ao cidadão.

De janeiro a agosto, a Ouvidoria Cidadã, registrou 540 chamadas referentes a solicitações de serviços, destas 492 foram prontamente atendidas e 48 tiveram respostas justificadas e com o tempo previsto para solução do problema. De acordo com a tabela consolidada dos atendimentos, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana foi a que mais contabilizou em solicitações, seguida pelas secretarias de Viação, Obras e Urbanismo, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Saúde e Educação, respectivamente.

De acordo com a projeção estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), até dezembro de 2018 o município deveria atingir 92,49% de resolutividade.  A meta em longo prazo é de elevar o percentual de respostas aos cidadãos de 0% a 100% até 2033.

O Controlador Geral do Município, Kleber Ferreira Ribeiro, disse que esse percentual mostra que a demanda recebida via Ouvidoria Cidadã tem sido resolvida pelas diferentes pastas da Administração Pública, e em um curto espaço de tempo, o que vem demonstrando celeridade nos trabalhos desenvolvidos, e acima de tudo, resposta rápida as solicitações dos munícipes. “Essa evolução vem sendo observada mensalmente, na ocasião em que codificamos os dados referentes às solicitações e os índices de resolutividade alcançada por cada setor. Antes mesmo do ano findar, a meta estabelecida para 2018 será alcançada”, comemorou.

Kleber Ferreira disse ainda que a Ouvidoria Cidadã se consolidou como um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública municipal, o que tem contribuído de forma positiva para a disseminação da cultura da transparência. O Sistema de Ouvidoria de Várzea Grande – interligada com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União – e – UOV.

A Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, assegura que nenhuma solicitação enviada pelo usuário de serviços via Ouvidoria Cidadã fica sem resposta. “Às vezes a área responsável pela solução do problema não tem tempo hábil para executar o serviço, porém nenhuma demanda deixa de ser atendida”, destacou.

Para Ivanilde, além de estar cumprindo determinações do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, a Controladoria Geral do Município tem sido interlocutora na garantia do cumprimento de todos os serviços disponibilizados pela Administração, incentivando o controle social na garantia da prestação dos serviços públicos.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

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Várzea Grande

Lucimar e Kalil anunciam pagamento de salário com diferença para professores

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Os servidores públicos municipais de Várzea Grande recebem nesta sexta-feira, 27, os salários referentes ao mês trabalhado de novembro enquanto os professores da Educação Pública Municipal recebem amanhã, 25, a diferença da correção do piso federal. No total serão investidos cerca de R$ 37,5 milhões aproximadamente, entre salários e o retroativo nos salários dos professores da segunda maior cidade de Mato Grosso entre março até novembro.
O anúncio foi feito pela prefeita Lucimar Sacre de Campos que estava acompanhada pelo prefeito eleito, Kalil Baracat e pela futura primeira-dama, a promotora de Justiça, Januária Dorilêo, que visitaram as instituições públicas municipais da Secretaria de Promoção Social e as políticas sociais de inclusão das pessoas consideradas em vulnerabilidade social ou que estão sendo profissionalizadas.
As três folhas de pagamento que ainda restam ser quitadas em Várzea Grande somam juntamente com a diferença salarial dos professores algo em torno de R$ 105 milhões que vão circular neste final de ano na economia da cidade.
Lucimar Sacre de Campos reafirmou o compromisso com os servidores públicos municipais e garantiu o pagamento das três folhas que ainda restam neste ano de 2020, referentes aos salários de novembro e dezembro e do 13 salário para todo o funcionalismo, além de ajudar o comércio e a indústria para se planejarem neste final de ano e preverem uma atuação calcada em possível incremento de vendas.
“Lembro que no início do ano, como sempre, remetemos à apreciação dos vereadores a correção do piso nacional dos professores, e entre desentendimentos quanto ao alcance da proposta, somente em outubro foi aprovada a proposta e agora estamos pagando o retroativo de março até novembro e inserindo o valor corrigido nos salários que ainda restam sem pagos neste ano”, disse Lucimar Sacre de Campos.
Ela frisou que mesmo com queda temporária na arrecadação de impostos por causa da pandemia ao longo deste ano, a receita voltou a se recuperar e não atrapalhou o cumprimento do Calendário Salarial que está sendo cumprido rigorosamente e em alguns meses até mesmo antecipado, em uma clara demonstração do nosso compromisso com o funcionalismo público municipal.
A prefeita disse também que as obras e ações municipais serão mantidas até que o novo prefeito e seu staff assumam a gestão e adotem as medidas que considerarem necessárias, “É claro e óbvio que existem medidas a serem tomadas, pois a administração pública é dinâmica e exige uma série de inovações a cada momento, a cada dificuldade a ser vencida, mas a futura gestão sob o comando de Kalil Baracat e José Hazama terá plenas condições de fazer o enfrentamento dos problemas e buscar as soluções necessárias para vencer os obstáculos”, ponderou Lucimar Campos.
Já para o prefeito eleito, Kalil Baracat é um privilégio assumir uma administração municipal, através da vontade popular e das mãos de uma gestora pública que transformou todos os conceitos de administração pública. “Lucimar Sacre de Campos está sendo uma prefeita além do seu tempo e todos os esforços empreendidos irão permitir que nossa gestão a partir de 2021 possa avançar, melhorar ainda mais a qualidade de vida da população e continuar transformando Várzea Grande, colocando a mesma como cidade acolhedora e terra de oportunidades. Várzea Grande será daqui para melhor graças ao empenho, dedicação, transparência e eficiência da prefeita Lucimar Sacre de Campos que juntamente com o senador Jayme Campos vai continuar nos ajudando e aperfeiçoando todas as políticas públicas”, disse o prefeito eleito, Kalil Baracat.

 

Por Assessoria

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