conecte-se conosco



Cultura

Orquestra CirandaMundo destaca o som do violão no concerto de setembro

Publicado

em

Dando continuidade a Temporada Artística 2019 do Instituto Ciranda, nesta quinta-feira (12.09), a partir das 20h, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros recebe a Orquestra Sinfônica CirandaMundo, sob a batuta do maestro Murilo Alves, para mais um concerto da série Cerrado. Como sempre, o ingresso é social, dois quilos de alimento entregues no dia da apresentação.

O violonista cuiabano André Marcílio será o solista da noite. Reservado para ele, o Concerto N°1 para Violão, do compositor e maestro italiano Mario Castelnuovo Tedesco, um dos mais prolíficos compositores para violão.

“Trata-se de uma bela peça, composta por Tedesco em 1939. Uma composição cheia de nuances e muito virtuose, de alto nível técnico e artístico. Requer muito foco”, adianta André Marcílio.

André iniciou seus estudos de violão em 2010, logo aos dez anos, sob orientação do violinista Leonardo Yule. Em 2015, ingressou no Instituto Ciranda para estudar fagote. A partir de então, como violonista, foi premiado em diversos concursos nacionais. Destaque para o prêmio especial recebido em 2018 no 10th Internacional Competition for Yung Guitarists André Segóvia, na Alemanha.

“Os estudos no Instituto Ciranda foram indispensáveis para minha formação. Lá eu desenvolvi técnicas mais apuradas e adquirir mais percepção de mundo, senso de grupo e valores importantes que levarei comigo para sempre”, afirma André Marcílio.

O repertório do concerto de setembro exibe ainda obras do compositor romântico Emmanuel Chabrier (Juyeuse Marche e Suite Pastoral) e do francês Maurice Ravel (Pavane pour um enfante défunt).

Instituto Ciranda

Há 16 anos ininterruptos, o Instituto Ciranda desenvolve um programa de educação musical dedicado a crianças e adolescentes em idade escolar. Em 2019, serão mais de mil jovens atendidos em nove polos de ensino distribuídos pelo Estado. São eles: Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Poconé, Várzea Grande (Bairro São Matheus), Rondonópolis e Chapada dos Guimarães, além dos polos de João Carro e Água Fria, zona rural de Chapada.

Parte das primeiras gerações de instrumentistas formada pelo Instituto Ciranda, hoje, ensina para novas gerações de músicos, teoria e técnicas, leitura de partituras e prática em conjunto. “Desde sua criação, em 2003, a instituição vem transformando vidas ao tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos”, comemora o maestro Murilo Alves, presidente do Instituto.

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Serviço

Temas: Orquestra CirandaMundo destaca o som do violão no concerto de setembro

Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

Data: Quinta-feira (12.09)

Horário: 20h

Quem pode participar: Livre para todas as idades

Ingresso: 2 kg de alimentos

Outras informações: (65) 3623-1239

Assessoria de Imprensa: WhatsApp (65) 98425-1443

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT)
(65) 3613 0225

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cultura

Carnaval Banana-folia de Livramento será aberto oficialmente no sábado

Publicado

em

O tradicional Carnaval Banana-folia de Nossa Senhora do Livramento promete muita animação para este ano. A Praça de Eventos está recebendo os retoques finais para servir de espaço para a folia de momo mais tradicional da Baixada Cuiabana.

No sábado (22), às 22h30 acontece a abertura oficial do Carnaval Banana-folia 2020. Em seguida, às 23h00, haverá entrada e desfile dos blocos carnavalescos na Praça do Carnaval. Logo após, às 23h15, a animação ganha à praça com as apresentações musicais das bandas regionais e grupos convidados. Às 03h30hs acontece o encerramento do primeiro dia, e às 04h00 a dispersão do público. Contudo, vale ressaltar que já neste dia, além do frenético ritmo carnavalesco, a organização esta preparando para os foliões, uma praça de alimentação recheada com lanches variados, comidas típicas como carne-seca com arroz, costelinha de porco com arroz, paçoca de pilão, porções de peixe frito a palito, quibe e croquete de peixe, bobó de galinha, strogonoff, pasteis, caldos diversos e bebidas em geral. Haverá também área de lazer infantil.

No domingo (23), a programação já começa a partir das 17h00 com a feira da agricultura familiar, gastronomia e artesanatos. Trata da tradicional feira ‘É de Livramento’, com produtos atrativos produzidos pelos próprios papa-bananas. “Iremos oferecer na feira tudo aquilo que temos de melhor no município, produzido pelos pequenos produtores locais como hortaliças, frutas, banana, mandioca, abóbora, doces, queijos, galinha caipira, peixes, salgados, bolos, tortas, licores, frutas cristalizadas, pães caseiros, enfim, tudo proveniente do campo”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Livramento José Eugênio Maciel.

A gastronomia também oferecerá aos visitantes variedades em pratos típicos como a paçoca de pilão com arroz Maria Isabel, costelinha de porco com arroz, galinha caipira com arroz, pacu seco com arroz, mojica de pintado, peixe a palito, croquete e quibe de peixe. Também contarão com outros pratos como a lasanha, panqueca, escondidinho de carne seca, pizzas, cachorro-quente, e pastéis. No artesanato também apresentará diversidade de produtos: imagens sacras, artesanatos diversos em tricô, crochê, artesanatos em madeiras, souvenir etc. “Tudo produzido por artesões de livramento”, voltou a salientar o secretário que anda acrescenta: “Tudo acompanhado de boa musica com bandas regionais e grupos convidados tocando os mais variados ritmos. Lembrando que todos os dias terão bebias em geral e área de lazer infantil.”

Ainda no domingo, às 18h00, alunos da academia Studio J-FIT animarão os presentes com as melhores coreografias de exercícios/danças. Às 19h00 acontece a abertura da matinê com as bandas musicais regional e convidados. Neste dia, o encerramento acontece às 00h30hs e a dispersão de público às 01h00.

Na segunda-feira (24), o inicio se dará às 18h30 ao ritmo de som mecânico. Às 23h15 será autorizado a entrada e desfile dos blocos na Praça do Carnaval. Às 23h00 começa o show baile com bandas regionais e grupos convidados. Neste ultimo dia, o encerramento acontece às 03h30 e às 04h00, a dispersão de público.

Para o acesso dos foliões na Praça de Eventos, haverá necessidade da revista por seguranças desarmados, não permitindo a entrada de garrafas e copos de vidros, isopor com bebidas e outros. O acesso à praça será gratuito

 

Por Elizeu Silva

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana