Com o objetivo de intensificar os atendimentos de desobstrução das redes de esgoto na capital mato-grossense, a concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico do município, a Águas Cuiabá, investiu R$ 725 mil em tecnologia e capacitação de colaboradores. A aquisição de um novo caminhão hidrojato, que atua com alta eficiência nos reparos e manutenções das redes, vai garantir maior agilidade e eficiência no serviço, melhorando a qualidade do atendimento aos clientes.
O caminhão hidrojato Sibravac conta com tecnologia combinada (vácuo e descarga de água) e tem capacidade de vazão de 263 l/min. O equipamento, que será utilizado para a manutenção de redes de esgoto, passa a integrar a frota da concessionária que já dispunha de outros dois caminhões hidrojatos e dois caminhões de jateamento. Como a nova aquisição possui tecnologia diferente e mais moderna, a concessionária também está investindo na capacitação de suas equipes por meio de treinamento de operação e manutenção.
“A integração desse equipamento de alta tecnologia à frota é muito importante para companhia. Desde que assumimos os serviços de saneamento da capital, a concessionária preza por um atendimento de qualidade à comunidade. Em virtude disso, procuramos investir em equipamentos capazes de melhorar a eficiência dos nossos serviços. No começo do ano investimos no georradar, um equipamento com tecnologia de ponta para identificar vazamentos ocultos. Nesse período, também encomendamos, após estudos e avaliações, o novo hidrojato. Com a chegada do equipamento, nosso objetivo é reduzir o prazo às manutenções”, afirmou o diretor geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani.
Em operação
Após a constatação de redes obstruídas, o equipamento é acionado para manutenção no local. A fim de operar o caminhão com maior eficiência, a concessionária investiu em treinamentos para aprimorar o desempenho de suas equipes. O hidrojato com tecnologia combinada opera com a descarga de água na rede coletora de esgoto e, posteriormente, com a coleta dos dejetos que permanecem no fundo dos poços de visitas. A ação garante o descongestionamento total da rede, a partir da retirada dos resíduos sólidos dos poços. Para isso, o veículo possui dois tanques a fim de comportar a água e os dejetos.
A previsão da concessionária é de que a inserção da nova tecnologia na frota aumente em 60% o atendimento à comunidade. Além das demandas da companhia, a frota pode, eventualmente, colaborar com as necessidades pontuais de desobstruções de galerias pluviais, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras.
“Nosso compromisso em proporcionar saneamento de qualidade a toda grande Cuiabá requer da companhia estudos diários para melhorias no atendimento das ordens de serviço, por meio de investimentos que alcancem este objetivo. A aquisição do equipamento com tecnologia combinada ‘Hidrojato’ é o resultado do trabalho das equipes dos diversos setores da concessionária”, declara Fabbriani.
Sobre a Águas Cuiabá – A Águas Cuiabá assumiu o serviço de água e esgoto da Capital em 2017, com a responsabilidade de atender uma população de 580 mil pessoas. Desde então, trabalhou e investiu para o aumento do tratamento da água entregue ao cliente. Em conjunto com os Poderes elaborou projetos para atender cada vez mais cidadãos com os nossos serviços. Em razão das características de nossas atividades, também mantemos profunda inserção na vida das comunidades, onde desenvolvemos ações e programas que ajudam a elevar a conscientização socioambiental, alcançando milhares de pessoas.
Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.
Fonte: Assessoria