conecte-se conosco



Várzea Grande

Nova praça Sarita Baracat resgata a história política e cultural de Várzea Grande

Publicado

em

Marco histórico, político e cultural de Várzea Grande, a Praça Prefeita Sarita Baracat de Arruda foi entregue a população e vai se tornar um novo espaço de lazer e entretenimento para a população e para as famílias.

Antiga Praça Aquidaban, inaugurada pela então prefeita de Várzea Grande, Sarita Baracat de Arruda em 1968, na região central do município e em uma das principais avenidas a Couto Magalhães, e que na época homenageou um indígena que viveu na cidade, o novo espaço adotou um conceito diferenciado, aliando lazer, entretenimento, pratica esportiva e principalmente despertando na população a necessidade de zelar pelas áreas públicas e por um convívio mais humanizado.

O novo espaço está localizado na região central e foi contemplado com Programa Municipal de Revitalização dos Equipamentos Públicos de Lazer do município promovido pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O programa investiu R$ 1 milhão na reforma e ampliação de 3.483,44 m² de área total da Praça Prefeita Sarita Baracat.  O programa global injetou cerca de R$ 2 milhões para melhorias de 12 Praças Municipais. A ação faz parte do pacote de obras, reestruturação, ampliação e revitalização de espaços públicos de lazer e entretenimento.

Lucimar Sacre de Campos, lembrou ter sido Sarita Baracat uma grande entusiasta de espaços de lazer para as pessoas e famílias.  “Por este motivo homenageamos Sarita Baracat que nos apoiou desde quando chegamos a administração municipal e sempre exortou a sensibilidade que as mulheres gestoras tem para com pequenas iniciativas de grande repercussão social”, disse a prefeita sinalizando aos presentes que a própria Sarita Baracat enquanto prefeita inaugurou aquele espaço 52 anos atrás.

“Desejamos que todos os cidadãos de Várzea Grande tenham o espírito público e a dedicação que Sarita teve enquanto mulher, mãe, professora e prefeita, mas muito mais como cidadã que ama a terra aonde nasceu e aonde foram lhe dadas tantas oportunidades. A prefeitura sempre estará de portas abertas, para quem, de forma proativa contribuiu e ainda contribui com o desenvolvimento e progresso do município. Formaremos assim uma cidade diferenciada, com progresso e que busca a qualidade de vida integral para todos”, frisa Lucimar Sacre de Campos.

Conforme o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, o projeto de revitalização e recuperação de espaços públicos, destinado os mesmos para resgatar a qualidade de vida e o conceito de convivência familiar entre as pessoas, teve início nesta gestão com a finalidade de otimizar e revitalizar os espaços públicos.

“Quando assumimos, começamos a fazer projetos de como iríamos planejar, executar e concluir o resgate destes espaços e isto que estamos implementando sob o comando da prefeita Lucimar Sacre de Campos. Sem dúvida é uma das mais belas praças de Várzea Grande. Com a ampliação, revitalização e ornamentação atrairemos visitantes de todas as partes, além de fomentar e fortalecer o comércio local da região central. O local recebe um totem com a bibliografia da ex-prefeita Sarita Baracat, a nossa homenageada e do fundador de Várzea Grande, Couto Magalhães nome da avenida em que se encontra localizada a praça”, disse o secretário.

A reforma e ampliação contempla a instalação de novas e modernas luminárias retangulares em LED, novos postes, parque infantil, Estação Fit VG 7, espaço de convivência e lazer, pórtico de referência da cidade, estacionamentos, pavimentação com paver colorido, espaço de lazer, piso tátil que facilita a mobilidade de deficiente visual, pintura destacada, bancos, pergolado, troca de conjunto semafórico, e outros equipamentos que constam no projeto urbanísticos  especializados. O busto de Couto Magalhães que foi instalado na praça no aniversário de 100 anos de Várzea Grande, foi totalmente restaurado.

A arborização segue novos conceitos de parques nacionais.  No local foram plantadas 40 novas árvores e a manutenção de duas espécies já existentes (pitomba e palmeira-real). A praça teve transformação significativa e adquiriu detalhes que formam sua imagem atual com modernização, acessibilidade e mobilidade urbana para população.

O senador Jayme Campos que já administrou Várzea Grande por três mandatos, assinalou que a cidade vive um novo momento em sua história e que tem conseguido através da gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos, aliar crescimento econômico, fomentado pelas obras públicas que geram emprego e renda, com ações importantes como o resgate de espaços antes abandonados cedendo espaço para áreas de lazer, entretenimento, prática esportiva e principalmente incentivando a integração social entre pessoas, entre famílias.

“Em todas as regiões e bairros de Várzea Grande tem a presença do Poder Público municipal fazendo obras, ações e medidas que melhoram a qualidade de vida da população”, disse Jayme Campos.

“O posto da Guarda Municipal foi reconstruído para melhor acomodação dos profissionais, sendo o espaço remodelado e com novo mobiliário o que garante maior segurança para pedestres e lojistas na região central. A obra é moderna e garante a visualização de 180° dos guardas por toda a extensão da praça que está compreendida entre as ruas 24 de Outubro e Tenente Cipriano. O posto de apoi1o da guarda terá expediente 24 horas, nos sete dias da semana, além de viaturas para realizar rondas na região central”, frisa o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero.

O representante da homenageada “Sarita Baracat”, o secretário de governo, Kalil Baracat disse que a família recebe a justa homenagem com muita gratidão. “Minha avó sempre foi protagonista da História de Várzea Grande no segmento educacional e político com relevantes trabalhos desenvolvidos em prol do progresso da cidade. Ela atuou como deputada estadual e prefeita de Várzea Grande, um ícone feminino no cenário político da época. Estamos felizes e lisonjeados pela homenagem da gestão atual”, frisa.

Para a lojista Cleonice Pereira Oliveira, a reforma da praça trouxe mais qualidade de vida a região central, pois é completa com segurança, parque e academia. “Estamos felizes com este ato da gestão porque ficou muito linda e ecologicamente correta, além de termos um posto de segurança da guarda municipal. Saímos do ruim para o extraordinário. Os comerciantes estão contentes com a iniciativa que irá alavancar as compras e consequentemente fomentar a economia da região”.

A solenidade contou com apresentações culturais do Siriri Infantil e Juvenil Estrela Guia, rasqueado e Banda Musical da Prefeitura de Várzea Grande, e a exposição de quiosques com comidas típicas representadas pelas famílias tradicionais da cidade como Reveles, Coelho, Felfili, Baracat, entre outras.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Empresário sofre infarto, capota veiculo e morre na Rodovia dos Imigrantes

Publicado

em

O empresário do ramo de mineração, Rildo Lorezon, de 50 anos, morreu após capotar uma caminhonete L200 que estava dirigindo.
Rildo ficou preso às ferragens do veículo.
O acidente ocorreu no início da noite desta terça-feira (31) no quilômetro 518 da BR-070 (Rodovia dos Imigrantes) em Várzea Grande.
O filho da vítima de 14 anos que também estava no veículo foi levado em estado grave a uma unidade de saúde.
De acordo com informações da Rota do Oeste, a concessionária foi acionada para dar apoio é ao chegar ao local constatou que a caminhonete capotou e saiu da estrada vicinal e deixou os dois ocupantes gravemente feridos.
Foi constatado que o motorista já estava em óbito.
Como o acidente aconteceu por volta das 18h00, o corpo da vítima fatal ainda deverá ser levado ao IML para exames de necropsia

Redação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana